MENU

13 de maio de 2015 - 23:32Miniaturas

Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Peugeot 908 HDi FAP (2007)

20150513_224527

RIO DE JANEIRO – Começaram a chegar as imagens das miniaturas dos leitores do blog e a primeira que publico é uma cortesia do Rafael Henrique Gomes: trata-se do Peugeot 908 HDi FAP LMP1 que estreou em 2007 nas pistas e disputou as 24 Horas de Le Mans daquele ano com Stéphane Sarrazin/Pedro Lamy/Sébastien Bourdais no carro número #8.

O projeto de Paolo Catone tinha um motor 5,5 litros V12 biturbodiesel e foi concebido para combater o R10 TDi da Audi apresentado no ano anterior. Enquanto a Peugeot concentrou forças no Le Mans Endurance Series, os alemães corriam na extinta American Le Mans Series. O único confronto naquele ano aconteceu apenas nas 24 Horas de Le Mans, carro-chefe das corridas longas em todo o mundo.

MOTORSPORT/LE MANS 24 HOURS 2007

No treino classificatório, Stéphane Sarrazin fez a pole position com o #8, no tempo de 3’26″344. Parecia que os franceses iriam finalmente comemorar uma aguardada vitória, que não acontecia desde a última participação da marca do Leão, em 1993. Mas o carro da trinca, que fechou a primeira hora de disputa na quinta colocação, caiu para nono com um quarto de disputa e daí só recuperou posições – sem ameaçar o Audi vencedor. Acabou em 2º lugar, 10 voltas atrás de Frank Biela/Emanuele Pirro/Marco Werner.

A miniatura da foto é em escala 1:18 e fabricada pela Solido.

5 comentários

  1. OZZMAIR disse:

    Em 2007 fui acompanhar as 1000 Milhas e esse monstro (o 908 era lindo) participou da corrida. O som do motor era idêntico ao dos Audi R18 , ou seja , silencioso e estupidamente rápido.

    Um abraço!!!

    • Rodrigo Mattar disse:

      Eu também estava lá, Ozzmair. Aliás, quem esteve lá, não esquece jamais do Peugeot, do Corvette C6-R da Larbre e do Spyker com motor Audi.

  2. Antonius disse:

    Ainda me pergunto se a Peugeot “(re)inaugurou” a era dos LMP (1 e 2) com “cockpits carenados”…….muito lindo esse carro!

  3. Rafael disse:

    Desde que tenho essa mini, me apaixonei por ela. Gostei desse carro desde a primeira vez que o vi na pista. Uma máquina muito bem feita, veloz. Pena que a peugeot abandonou, pois seria mais uma pra encomodar.

  4. Fredy disse:

    O que vocês acham de uma réplica de rua dos carros de Le Mans? Escolham os modelos mais bonitos e deem suas sugestões no questionário.
    https://pt.surveymonkey.com/r/RBJ77BG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *