Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche 917K (1971)

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[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – A miniatura aqui acima é d’além-mar: foi mandada pelo amigo português de Facebook Ricardo Grilo e não pode jamais, em tempo algum, deixar de fazer parte da galeria de carros especiais das 24 Horas de Le Mans. É o Porsche 917K (K de Kurzheck, traseira curta em alemão), que ganhou a edição 1971 da prova francesa com Gijs Van Lennep e Helmut Marko.

A bordo do carro com o numeral #22, a dupla da equipe Martini-International Racing Team estabeleceu dois recordes que duraram anos: distância percorrida – 5.335,313 km num total de 397 voltas e média horária – 222,304 km/h. As marcas foram superadas na vitória da Audi em 2010, graças a Mike Rockenfeller/Timo Bernhard/Romain Dumas. Eles também fizeram 397 voltas – mas superaram o recorde anterior completando 5.410,713 km e fazendo a corrida na média horária de 225,228 km/h. Cabe lembrar que com o tempo, a pista sofreu mudanças inclusive de extensão e características e, se por exemplo tivéssemos nos últimos anos o retão Les Hunaudières em toda sua plenitude de 7 km de extensão, a marca de 1971 já teria ido pras cucuias faz tempo.

A dupla largou da 5ª colocação do grid com o tempo de 3’18″7 – quase cinco segundos atrás do Porsche 917 LH de Jackie Oliver/Pedro Rodriguez, que tinha outra configuração aerodinãmica para Sarthe. Estiveram entre o quinto e o nono lugares na primeira metade da disputa, mas emergiram para a ponta na altura da 13ª hora e de lá, não saíram mais.

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O Porsche 917K, um dos ícones do Campeonato Mundial de Marcas entre 1969 e 1971, teve vida breve porém áurea. Tinha motor 12 cilindros flat de 5 litros de capacidade cúbica. Além da Martini-International, outra equipe lendária que alinhava o carro era a Gulf Racing John Wyer. Mas havia ainda a Porsche Salzburg, da Áustria, o Team Auto-Usdau, da Alemanha e outras escuderias de menor porte que alinharam este autêntico puro-sangue das pistas. Até hoje, o carro ainda impressiona porque, sem pneus slicks – que não existiam na época para a Endurance – podia atingir 380 km/h com relativa facilidade.

A miniatura do Grilo é em tamanho 1:43, fabricada pela Minichamps. E é uma joia que celebra um dos maiores protótipos de todos os tempos.

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