Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche “Super Carrera” RSR Turbo (1974)

mueller

RIO DE JANEIRO – Da coleção do meu amigo Ricardo Bifulco, que conheci faz quase uma década (é isso mesmo?) em Interlagos, vai mais um exemplar da série especial de miniaturas das 24 Horas de Le Mans: o Porsche “Super Carrera” RSR Turbo que disputou a prova no ano de 1974.

Na opinião do Bifulco, é o mais radical Porsche de competição da série Carreira feito até hoje. Com pneus Dunlop larguíssimos na traseira, esse bólido, guiado por Herbert Müller e Gijs Van Lennep, tinha motor 2,1 litros de seis cilindros opostos (flat). Dotado de turbina KKK, podia chegar a mais de 450 HP a 8 mil rotações por minuto.

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Inscrito pelo Martini-International Racing Team, com o mesmo número da histórica vitória de 1971, o Porsche RSR Turbo de Müller/Van Lennep alinhou da 4ª fila do grid de 49 carros, com o tempo de 3’52″1. Antes da metade da prova, o #22 já ocupava a segunda colocação e foi assim até o final da disputa. Com insuspeita regularidade, os pilotos completaram 331 voltas, seis a menos que os vencedores Henri Pescarolo/Gérard Larrousse. Além do mérito de impedirem a dobradinha da Matra, que ainda teve um carro em 3º lugar na última participação da marca em Le Mans.

A miniatura enviada pelo Ricardo, um apaixonado pelos bólidos de autorama, é fabricada em resina e em série limitada pela Le Mans Miniatures, em escala 1:32. Caprichoso fabricante de carros de autorama, o Ricardo faz questão de explicar. “Essa eu não construí. Só realizei pequenos ajustes pra andar com ela”.

Camarada, fique à vontade pra mandar outras, se tiver!

Comentários

  • Sou van de seu trabalho, mas percebo certa rejeição sua quanto a fórmula qual possui três brasileiros ex-fórmula 1 sendo que dois deles disputam o título da categoria.

    Por que não tão pouca matéria sobre a categoria em seu blog!

  • Salve Rodrigo! Pois é meu amigo do coração, já nos conhecemos há praticamente uma década, e tenha certeza que esta amizade irá durar ainda muitos milhares de quilometros!!! :)

    Este “carrerão”, Segundo Norbert Singer (salvo engano), o enorme aerofólio foi pintado em preto, pois, eles acharam o resultado estético simplesmente horroroso e em preto, a peça não seria tão visível.
    Bem, eu acho lindo..
    Mais uma, dizem que o Carrerão só perdeu a corrida no final, pois ficou só com uma marcha, caso contrário, venceria a Matra, que também não estava 100% no final. Será?

    Mandarei mais fotos de outros carros de minha coleção com prazer!

    Um grande abraço!

    Ricardo Bifulco :)