MENU

11 de maio de 2015 - 17:02Automobilismo Internacional

Shedden assume liderança do BTCC

Start1-720x400

Gordon Shedden (carro #52) conquistou sua segunda vitória no BTCC neste ano

RIO DE JANEIRO – Mesmo com um lastro extra de 57 kg em seu Honda Civic, Gordon Shedden (Honda Yuasa Racing) sai da rodada tripla do British Touring Car Championship (BTCC) com motivos para sorrir. O piloto assumiu a liderança do campeonato após as corridas realizadas neste fim de semana no veloz circuito de Thruxton, num típico domingo britânico de temperatura baixa e tempo nublado.

Além da liderança de Shedden, o BTCC viu também o retorno de um nome importante do automobilismo britânico às pistas: o irlandês Martin Donnelly, aos 51 anos, voltou às pistas a bordo de um Infiniti Q50 com o numeral #85. Ele foi protagonista de um dos mais brutais acidentes da história e, após abandonar o esporte como piloto, voltou como chefe de equipe e agora retorna aos cockpits. Sua estreia, porém, não foi das melhores e Donnelly, obrigado a largar de último por problemas na direção hidráulica de seu carro, foi 20º na primeira prova e décimo-nono na segunda, abandonando na terceira.

Com 25 carros no grid, devido às ausências de Simon Belcher e Mike Bushell, alijados da disputa em razão de acidentes nos treinos, Aron Smith largou da pole com o VW Passat CC #40 do Team BMR, mas logo na primeira volta foi superado pelos dois Honda oficiais de Gordon Shedden e Matt Neal, que mesmo bastante lastreados dominaram as 16 voltas do começo ao fim da disputa. Shedden chegou à sua segunda vitória na temporada e Neal, completando a dobradinha, mantinha a liderança provisória da classificação. Adam Morgan, com seu Mercedes-Benz, conquistou o segundo pódio do ano e terminou em 3º lugar, à frente de Jason Plato, Andy Priaulx e Andrew Jordan. Smith teve um pneu furado no meio da corrida e acabou alijado da luta por pontos – terminou apenas em 21º lugar.

Plato31-720x400

Noventa vitórias para o experiente Jason Plato no BTCC!

Na corrida #2, Neal abriu o caminho para o companheiro de equipe, ao não pontuar. Enquanto Shedden chegou ao 3º posto, Jason Plato atingiu uma marca histórica: o experiente piloto de 47 anos venceu sua 90ª corrida na carreira dentro do BTCC, recorde absoluto na competição, após um duelo sensacional com a BMW de Rob Collard, que o perseguiu como carrapato ao longo de toda a disputa. E na terceira bateria do dia, nenhum deles teve a menor chance: deu Adam Morgan, de forma espetacular, superando por menos de um segundo e meio o MG de Andrew Jordan, com Sam Tordoff na 3ª colocação.

Com o quinto lugar, Shedden chegou à liderança do BTCC com 114 pontos. Poderia ser diferente se Colin Turkington tivesse feito muito mais: o atual campeão teve um fim de semana discreto, com um 7º lugar na prova #1 e um quinto e um quarto nas seguintes. Com isso, o piloto do VW Passat CC #1 está em segundo a oito pontos do líder. Outrora líder, Neal caiu para 3º com 103 e Plato é o quarto, com 102.

O BTCC volta às pistas para a quarta rodada dupla em 7 de junho, no tradicional circuito de Oulton Park.

A classificação do campeonato está assim:

1. Gordon Shedden (Honda) – 114 pontos
2. Colin Turkington (Volkswagen) – 106
3. Matt Neal (Honda) – 103
4. Jason Plato (Volkswagen) – 102
5. Andrew Jordan (MG) – 99
6. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 98
7. Jack Goff (MG) – 80
8. Rob Collard (BMW) – 76
9. Sam Tordoff (BMW) – 71
10. Aron Smith (Volkswagen) – 64
11. Andy Priaulx (BMW) – 58
12. Tom Ingram (Toyota) – 47
13. Josh Cook (Chevrolet) – 41
14. Rob Austin (Audi) – 35
15. Dave Newsham (Chevrolet) – 31
16. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 26
17. Martin Depper (Honda) – 19
18. Hunter Abbott (Audi) – 15
19. Jeff Smith (Honda) – 8
20. Warren Scott (Volkswagen) – 6
21. Mike Bushell (Ford) – 5
22. Kieran Gallagher (Toyota) e Simon Belcher (Toyota) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *