Thiriet domina treinos livres do ELMS em Imola

tdsracing_vimages_01
A Thiriet Racing foi a mais veloz nos treinos livres do ELMS neste sábado em Imola

RIO DE JANEIRO – Começaram hoje as atividades de pista para a disputa das 4h de Imola, segunda etapa de um total de cinco do calendário do European Le Mans Series. E no circuito Enzo e Dino Ferrari, perto de Bolonha, quem começou dominando os treinos livres foi a Thiriet by TDS Racing, com seu novo Oreca 05 Coupé Nissan.

Muito embora as condições climáticas não colaborassem, os 30 carros foram para a pista buscando os melhores ajustes visando a classificação que define o grid e a corrida deste domingo. E tanto na primeira quanto na segunda sessão o protótipo #46 da trinca Tristan Gommendy/Pierre Thiriet/Ludovic Badey não deu hipóteses a ninguém. Na primeira sessão, a melhor marca foi de 1’41″531, melhorando bastante no segundo treino, quando a pista secou e ganhou mais aderência. A equipe francesa fechou o dia com 1’35″181, quase nove décimos mais rápida que o Team Jota Sport e seu Gibson 015S Nissan.

No primeiro treino, houve pelo menos duas interrupções: a primeira, quando o Aston Martin GTC da Massive Motorsport, com Kristian Poulsen a bordo, saiu da pista na curva 3. Depois, o espanhol Jesús Fuster, com o Ginetta Juno LMP3 da SVK by SpeedFactory ficou em posição perigosa na curva 15 e a direção de prova desfraldou a bandeira vermelha.

GT7D8856
Oswaldo Negri fez o 4º tempo do dia com o carro da Krohn Racing (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

O brasileiro Oswaldo Negri, em sua segunda participação no ELMS, fez o 4º melhor tempo do segundo treino com o Ligier JS P2 Judd da Krohn Racing, em 1’36″811. A equipe estadunidense tem boas possibilidades de repetir ou, quem sabe, melhorar o desempenho da rodada inaugural em Silverstone, quando terminaram em quarto. A corrida deste fim de semana verá a estreia do novo protótipo BR01 Nissan da SMP Racing. O bonito projeto de Paolo Catone andou razoavelmente bem: 6º tempo para o carro de Mikhail Aleshin e dos irmãos Anton e Kyrill Ladygin e 9º lugar para Maurizio Mediani/Devi Markozov/Nicolas Minassian.

Na LMP3, o Team LNT fechou o sábado fazendo 1-2 em sua categoria: Charlie Robertson/Chris Hoy cravaram 1’43″593, apenas 0″012 melhor que os companheiros de equipe Michael Simpson/Gaëtan Paletou. Eles foram quase dois segundos superiores ao resto, com a estreante Villorba Corse em terceiro, graças aos italianos Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto.

A Formula Racing, da Dinamarca, surpreendeu e fez o melhor tempo da LMGTE, com Mikkel Mac/Johnny Laursen/Andrea Rizzoli a marcar 1’42″300, meio segundo à frente da BMW #52 da Marc VDS conduzida por Andy Priaulx/Henry Hassid/Jesse Krohn. O Porsche 991 RSR de Michael Wainwright/Adam Carroll/Phil Keen andou bem e foi o terceiro mais rápido do dia. E na GTC, a AF Corse estabeleceu o tempo de referência – 1’44″637 – com a Ferrari #62 de Stuart Hall/Francesco Castellacci/Rino Mastronardi – este último, regressando às provas internacionais depois de longo tempo afastado. Logo depois veio a outra Ferrari do time italiano, com Giorgio Roda/Ilya Melnikov/Marco Cioci e depois a BMW de Eric Dermont/Franck Perera/Dino Lunardi.

A diferença de fuso horário entre Brasília e a região do circuito de Imola é de 5 horas. Então, a definição do grid de largada é às 5h30 de Brasília e a largada para quatro horas de corrida acontece às 9h (14h locais).

Comentários