Thiriet domina treinos livres do ELMS em Imola

T
tdsracing_vimages_01
A Thiriet Racing foi a mais veloz nos treinos livres do ELMS neste sábado em Imola

RIO DE JANEIRO – Começaram hoje as atividades de pista para a disputa das 4h de Imola, segunda etapa de um total de cinco do calendário do European Le Mans Series. E no circuito Enzo e Dino Ferrari, perto de Bolonha, quem começou dominando os treinos livres foi a Thiriet by TDS Racing, com seu novo Oreca 05 Coupé Nissan.

Muito embora as condições climáticas não colaborassem, os 30 carros foram para a pista buscando os melhores ajustes visando a classificação que define o grid e a corrida deste domingo. E tanto na primeira quanto na segunda sessão o protótipo #46 da trinca Tristan Gommendy/Pierre Thiriet/Ludovic Badey não deu hipóteses a ninguém. Na primeira sessão, a melhor marca foi de 1’41″531, melhorando bastante no segundo treino, quando a pista secou e ganhou mais aderência. A equipe francesa fechou o dia com 1’35″181, quase nove décimos mais rápida que o Team Jota Sport e seu Gibson 015S Nissan.

No primeiro treino, houve pelo menos duas interrupções: a primeira, quando o Aston Martin GTC da Massive Motorsport, com Kristian Poulsen a bordo, saiu da pista na curva 3. Depois, o espanhol Jesús Fuster, com o Ginetta Juno LMP3 da SVK by SpeedFactory ficou em posição perigosa na curva 15 e a direção de prova desfraldou a bandeira vermelha.

GT7D8856
Oswaldo Negri fez o 4º tempo do dia com o carro da Krohn Racing (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

O brasileiro Oswaldo Negri, em sua segunda participação no ELMS, fez o 4º melhor tempo do segundo treino com o Ligier JS P2 Judd da Krohn Racing, em 1’36″811. A equipe estadunidense tem boas possibilidades de repetir ou, quem sabe, melhorar o desempenho da rodada inaugural em Silverstone, quando terminaram em quarto. A corrida deste fim de semana verá a estreia do novo protótipo BR01 Nissan da SMP Racing. O bonito projeto de Paolo Catone andou razoavelmente bem: 6º tempo para o carro de Mikhail Aleshin e dos irmãos Anton e Kyrill Ladygin e 9º lugar para Maurizio Mediani/Devi Markozov/Nicolas Minassian.

Na LMP3, o Team LNT fechou o sábado fazendo 1-2 em sua categoria: Charlie Robertson/Chris Hoy cravaram 1’43″593, apenas 0″012 melhor que os companheiros de equipe Michael Simpson/Gaëtan Paletou. Eles foram quase dois segundos superiores ao resto, com a estreante Villorba Corse em terceiro, graças aos italianos Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto.

A Formula Racing, da Dinamarca, surpreendeu e fez o melhor tempo da LMGTE, com Mikkel Mac/Johnny Laursen/Andrea Rizzoli a marcar 1’42″300, meio segundo à frente da BMW #52 da Marc VDS conduzida por Andy Priaulx/Henry Hassid/Jesse Krohn. O Porsche 991 RSR de Michael Wainwright/Adam Carroll/Phil Keen andou bem e foi o terceiro mais rápido do dia. E na GTC, a AF Corse estabeleceu o tempo de referência – 1’44″637 – com a Ferrari #62 de Stuart Hall/Francesco Castellacci/Rino Mastronardi – este último, regressando às provas internacionais depois de longo tempo afastado. Logo depois veio a outra Ferrari do time italiano, com Giorgio Roda/Ilya Melnikov/Marco Cioci e depois a BMW de Eric Dermont/Franck Perera/Dino Lunardi.

A diferença de fuso horário entre Brasília e a região do circuito de Imola é de 5 horas. Então, a definição do grid de largada é às 5h30 de Brasília e a largada para quatro horas de corrida acontece às 9h (14h locais).

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames