24h de Le Mans: Porsche confirma pole histórica

RIO DE JANEIRO – A Porsche nem precisou de muito mais do que no primeiro treino oficial para conquistar os três primeiros lugares nas 24h de Le Mans. E nem fez muita questão de se esforçar, embora seus carros tenham andado bastante nesta quinta-feira nas duas sessões classificatórias. É que os tempos da véspera foram simplesmente imbatíveis. E a Divisão Panzer se apresenta com um histórico 1-2-3 dos carros oficiais da fábrica de Weissach.

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“Divisão Panzer”: 1-2-3 da Porsche no grid oficial das 24 Horas de Le Mans

A volta sensacional de Neel Jani em 3’16″887, a quase 250 km/h de média só confirmou o que já sabíamos desde o início do ano. Em matéria de velocidade pura, ninguém bate a Porsche. Só que Le Mans não é uma corrida de uma volta rápida apenas e sim de mais de 300 voltas com constância, regularidade, estratégia e menos erros que os adversários. Se a Porsche cair em sua própria armadilha, ela tem uma adversária gigante para superá-la.

A Audi também colocou seu esquadrão em formação, com os três carros ocupando de quarto a sexto lugares no grid, com Loïc Duval estabelecendo-se como o piloto mais rápido da casa, uma recuperação e tanto depois do tremendo susto do ano passado. O único carro dos quatrargólicos que ainda conseguiu baixar tempo hoje foi o #9, graças a Filipe Albuquerque, rodando abaixo de 3’21”.

Já a Toyota pareceu preocupada com o ritmo de corrida, com seus TS040 Hybrid em longas sequências de voltas. Os japoneses, cientes que não tinham velocidade para superar as rivais germânicas, concentram-se nos ajustes finos e com a aderência mecânica do seu protótipo, para não fazer feio durante a disputa. A Rebellion Racing confirmou a condição de melhor time LMP1 não-oficial e a ByKolles, dadas as evidentes limitações de seu equipamento, até que pode comemorar o 11º lugar no grid geral.

A Nissan conseguiu fazer os GT-R LM Nismo melhorar seus tempos nos dois treinos da quinta-feira. Mas os tempos continuam muito abaixo do patamar das demais equipes de fábrica. Harry Tincknell e Jann Mardenborough tiveram o mérito de evitar o completo vexame que seria ver os três Godzillas mais lentos que a pole da LMP2. Mas o carro #21 não escapou, embora tenha melhorado.

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O belíssimo Oreca 05 Coupé da KCMG foi imbatível no grid da LMP2

Com o Oreca 05 Nissan #47 da KCMG, o britânico radicado em Cingapura Richard Bradley cravou a pole da LMP2 em 3’38″032 – 13º tempo geral e absolutamente imbatível ao fim das três sessões classificatórias. Ninguém chegou muito perto: Sam Bird foi o 2º mais veloz com o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing e a terceira posição é do Gibson 015S Nissan #41 da Greaves Motorsport – 3’38″958, tempo do britânico Jon Lancaster.

A campeã da categoria ano passado, a Jota Sport, ficou em quarto na categoria, seguida da Signatech-Alpine e seu Oreca 03R travestido de Alpine A450B e pela Thiriet by TDS Racing com o segundo Oreca 05 Coupé Nissan inscrito. Com a melhora de alguns adversários, o #28 da G-Drive Racing guiado pelo brasileiro Pipo Derani na volta mais rápida, acabou caindo para nono no grid da categoria, 23º da classificação geral, com o tempo de 3’40″967. Contudo, a equipe sabe que é uma corrida longa, com pontuação em dobro e defender a liderança entre os pilotos da LMP2 é questão de honra para Derani e seus colegas de pilotagem.

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God Save The Queen: Aston Martin em primeiro nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM

Na LMGTE-PRO, a Aston Martin pôde comemorar a pole position, mesmo com o esforço hercúleo da AF Corse em superar os britânicos, que pelo visto são os grandes rivais neste fim de semana. O #99 guiado por Richie Stanaway na volta voadora em 3’54″928 ficou apenas 0″097 à frente do tempo cravado pelo italiano Gianmaria Bruni. Aliás, os Aston Martin e as Ferrari F458 Italia se alternaram nas cinco primeiras posições da classe.

A Corvette jamais pôde brigar pela pole e ainda viu o carro #63, com Jan Magnussen a bordo, sofrer violento acidente no complexo das perigosas curvas Porsche. Este acidente, do qual o dinamarquês felizmente saiu ileso, além de danificar o guard-rail em duas partes, provocou longa bandeira vermelha e o encerramento prematuro do QP2, deixando o QP3 com duração de 2h30min, meia hora a mais que o previsto. Tampouco a Porsche foi veloz em qualificação, mas são duas fortes candidatas a pódio e vitória nesta prova.

A exemplo da principal classe de Grã-Turismo, o tempo da véspera também não foi batido e o português Pedro Lamy, com seu 3’55″102, foi absoluto na divisão LMGTE-AM, enfiando mais de um segundo e meio na Ferrari F458 Italia #83 da AF Corse, conduzida pelo experiente Emmanuel Collard na volta mais rápida. Andrea Bertolini manteve o #72 da SMP Racing em terceiro, seguido por dois carros que melhoraram seus tempos nas sessões de hoje: o SRT Viper GTS-R #53 de Jeroen Bleekemolen e o Porsche 991 RSR #77 com Patrick Long a bordo.

O Fox Sports transmite ao vivo e com exclusividade a 83ª edição das 24h de Le Mans. Largada às 10h com a primeira parte até 13h30. Voltamos domingo a partir de 9h com os instantes finais da disputa. Aceleramos juntos!

Comentários

  • Boa notícia que a FOX irá transmitir a largada e o final da corrida, a sportv nem transmitiu SPA boa corrida só vi o final no livestrean. Você com certeza estará comentando as ultimas novidades, falando em novidade espero que McLaren, Ford e Jaguar voltem no novo regulamento dos GTs.

    • Ford é certeza, McLaren, o Andrew Kirkaldy – diretor de competições dos GTs – já sinalizou que sim. Jaguar, acho difícil.

      • Gustavo , muito possivelmente na classe LM P2 pode surgir um Brabham ,pelo menos esta é a vontade do David Brabham ,meu medo é o anão de jardim gaules ,que é intimamente ligado (ou subordinado ) ao tio Bernie tentar atrapalhar o renascimento do W E C com aquelas normalizações idiotas em que são pródigos em inventar e que podem vir a trazer desinteresse para categoria por parte do publico e de equipes ,pois do jeito que esta em pouco tempo deve ofuscar a moribunda F1 , se a categoria já tivesse Jaguar e Ford os olhos do mundo dos aficionados por corridas já estariam muito mais para a categoria ,já a McLaren só mesmo no LM GT pró pois em carros mais evoluídos , eles não estão conseguindo bons resultados nem na F 1 que é a sua principal categoria de atuação e não tem tradição alguma em Le Mans ,seriam mais atrativas Ferrari ou Alfa Romeu que já tiveram muitas vitórias na pista francesa ,mas isto seria a pá de cal na moribunda e modorrenta categoria de Uncle Bernie . Uma época (até anos 70 o SPORT PROTÓTIPOS e Hill Climb eram categoria muito importantes (principalmente para os europeus).

  • Linda foto dos 2 Aston Martin.
    Vendo onboard os LMP1 fazendo as curvas Porsche, parece ate formula 1 de tão rápido que são feitas essas curvas. Já é uma delícia fazer as curvas Porsche nos simuladores imagina na realidade.
    LE MANS, ESTAMOS JUNTOS!!!!

  • Vai ser uma batalha épica na corrida, já que durante os treinos os tempos de volta de Porsche e Audi nos stints mais longos praticamente se igualou.

    • Renan, as principais diferenças dizem respeito à potência dos motores, categorização dos pilotos, peso e também a especificação dos propulsores. Enquanto na LMP2 eles têm limitações mecânicas e uma maior vida útil para conter custos, na LMP1 são permitidos os ERS (Energy Recovery Systems).

    • Basicamente ,potencia de motor ou unidade motora no caso da P1 que podem ter os híbridos e que podem passar de 1000 Hp e os P 2 só chegam próximos dos 500 Hp . Se eu estiver errado o Ricardo prontamente corrigirá e lhe dará a informação correta . Mas bem vindo ao club dos apaixonados pelo W E C .

      • Valeu Rodrigo e Valeu Luigi !!!

        Eram exatamente essas as minha dúvidas.
        Sempre acompanhei as corridas de F1 desde pequeno e acompanho até hoje independentemente de haver “brasileiro ganhando”. Assisto de tudo NASCAR/F1/INDY
        Embora conhecesse a categoria me interessei pelo WEC no fim do ano passado e resolvi acompanhar o campeonato desse ano. Estou muito contente, são corridas de verdade e principalmente CARROS de verdade, com conceitos e tecnologias inovadoras.

        E fica o convite, hoje a noite tem 24 de Le Mans de PS4 na PNS (Jogo Project Cars), caso alguém tenha interesse me adicione lá para participar ID (Over_Ride_frontm), será uma satisfação.

  • Rodrigão, depois que a bosta do Sportv não transmitiu Spa, eu tinha quase certeza que os direitos iriam pra voces porque todos os outros Fox Sports vão exibir o evento: EUA, América Latina e Austrália

    Voce e o grande Sergio Lago são infinitamente melhores que os imbecis comentaristas do Sportv

    Rodrigo, a Ford já terminou a coletica de imprensa. O carro é maravilhoso e disputará o WEC e Tudor United Sports Car
    https://scontent-cdg2-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/l/t31.0-8/11217733_10153359626373913_8837112307641840001_o.jpg

    Rodrigo, não se iluda com esses tempos. Eles poderiam ter baixado muito mais. Os Porsche podiam rodar em 3.14 ou 3,15 e os Audi 3.17, pelo menos. Todo mundo focou em preparar para corrida e nem se importaram com voltas reais de qualificação.

    Vale lembrar que na corrida do ano passado, a melhor volta de corrida da Audi foi no nível da pole da Toyota enquanto que a volta de qualifying deles foi 3s pior.

    Pode esperar voltas em 3.18 ou 3.19 nessa corrida.