Contra fatos…

ah-le-mans-race-36

RIO DE JANEIRO – Alguns leitores tiveram a coragem de contestar a força do WEC e das 24h de Le Mans, consequentemente com palavras pouco elogiosas. Mas contra fatos, não há argumentos. O presidente do ACO, Pierre Fillon, deu números incontestáveis nas redes sociais que falam amplamente a favor do evento do último fim de semana.

Público do evento em 2015: 263,5 mil pessoas (recorde, superando os 263,3 mil de 2014)

Acessos no site oficial do evento durante o fim de semana: 2,6 milhões de cliques

Fãs das 24h de Le Mans no Facebook: 378 mil

Seguidores das 24h de Le Mans no Twitter: 216 mil

dl-le-mans-2015-race-50

190 países acompanharam as 24 Horas de Le Mans

Audiência potencial no planeta: superior a 800 milhões de espectadores

30 emissoras de televisão (Fox Sports Brasil inclusive) transmitiram o evento ao vivo

ah-le-mans-race-25

E agora? Contra fatos e números, há argumentos?

Comentários

  • Show show, espetacular corrida com principais carros chegando ao fim da corrida. Assisti as 4 horas e pouco da largada e a reprise ontem . show da FOX e espero que fique com o restante da transmissão do WEC

  • Caro Mattar,
    Sempre haverá a turma dos “do contra”.
    Não se preocupe nem se ocupe com eles.
    Continue seu trabalho fantástico. Leia e ouça os elogios que você tem merecido receber. O resto… Ora, é apenas… o resto.
    Quem gosta de corrida, gosta independente do ronco dos motores, do tempo de duração da prova, da chatice do locutor e do comentarista, se é turbo, aspirado, elétrico ou uma garapeira de kart indoor.
    Abrax !!

  • Sem dúvida Le Mans e a WEC é o pouco que resta de automobilismo competitivo de verdade com o envolvimento direto de fabricas e equipes particulares e ainda onde os pilotos fazem a diferença .

  • Existem pessoas que só procuram defeitos, até onde não tem. Na minha modesta opinião é o maior evento do automobilismo do ano, apenas isso.
    Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho na transmissão e no blog.
    abs

  • Das duas, uma: ou os caras não gostam de boas coisas, ou não entendem de automobilismo.
    Onde tem corrida melhor que essa ???

  • Evento incontestável e show em todos os sentidos. Quem critica realmente não entende de automobilismo de competição. Compartilho a emoção que você Rodrigo Mattar demonstrou tanto na transmissão como nos textos escritos antes e depois.

  • Eu gostei e muito, da corrida e da cobertura que você, Rodrigo, e o narrador (me perdoe porque me fugiu o nome agora) fizeram, foi um trabalho impecável. Foi a primeira vez que eu pude acompanhar essa corrida, coisa que eu queria fazer há muito tempo, e espero ter outras oportunidades como essa. Pra mim, valeu mesmo, muito bacana.
    E quem não gostou, não se sinta obrigado a assistir de novo.

  • Acho que paixão por automobilismo independe de público ou plateia uma vez que o foco são as obras de arte que dão o ar da graça com sua beleza e potencialidade correndo e deixando a suspirar aqueles que amam tanto a arte quanto os artistas. as 24 horas de le mans para mim não há palavras pra descrever a sensação de ver em um só lugar tantas maravilhas mostrando para os amantes o que de melhor existe em velocidade, competibilidade, pericia e emoção em uma prova recheada de alternativas e surpresas , esse ano esta sendo fantástico em todos os campeonatos de turismo que acompanho que são quase todos , enfim, sem palavras para essas 24 horas de 2015 foi simplesmente fantástico e o ano que vem já me deixa ansioso para as novidades que virão. Parabéns querido pelo seu blog que e espetacular , obg !

  • Meu prezado e querido Rodrigo Mattar:

    Contra aqueles que criticam o Endurance, pesa o argumento da “falta de educação”, ou melhor,da “má educação”.
    Explico: são aqueles que dizem que gostam do automobilismo pois foram educados por uma única emissora a idolatrar a F1, acreditando que esta sim, é a categoria top do automobilismo mundial.
    Amo a F1, cresci torcendo por nossos pilotos, mas nem só de rodas descobertas vive o mundo da velocidade.
    Não sabem ou nada sabem sobre Le Mans!
    Assisti a transmissão da Fox numa padaria no interior de SP e para a minha surpresa, as pessoas que lá adentravam, paravam em frente a TV e se impressionavam com o fato de saber que uma corrida duraria 24 horas….como assim? perguntavam os clientes da padoca….e eu querendo ouvir os seus comentários….
    O pior mesmo é ter que procurar notícias na mídia e nada encontrar….
    Endurance talvez seja o nome mais apropriado para a clã de brasileiros que torcem e acompanham provas de longa duração.
    Forte abraço a você e a galera do Endurance.

    Obs: Faltam mais ou menos uns 360 dias para a 18º vitória. Força PORSCHE!

      • Amigo: Amo o Endurance mais ou menos desde o final da década de 70….via 4 RODAS e AUTO ESPORTE….eram matérias lá no fim da revista….preto e branco ainda….

        Mesmo assim, agradeço de coração a receptividade!

        Forte abraço e até a 18º!

  • Rodrigo
    Vozes discordantes sempre irão existir, sobre qualquer assunto.
    O sucesso das 24 horas de LM transcende a qualquer opinião contrária. A prova existe a muitos anos, a.acorrencia de público eh gigantesca, os grandes fabricantes se engajam, a disputa quase sempre é intensa, a repercussão mundial é enorme. Querer mais o que ?
    O teu trabalho previo e de cobertura da corrida foi perfeito, a transmissão da Fox BR só seria melhor se tivesse tido maior duração.
    Esqueça vozes discordantes e se o prazer de colher com calma o sucesso do teu trabalho !
    O velho colunista social Ibrahim Sued repetia quase diariamente: os cães ladram e a caravana passa !!!
    Eu pessoalmente estou até agora impressionado com a competitividade e com.o ritmo da.prova, em.todas as categorias. Foi pau puro, o tempo todo !!!
    Espero que o sucesso dessa transmissão convença a Fox a transmitir outras provas do WEC

    Abraços
    Antonio

  • Mattar

    primeiro parabenizar pela transmissão

    criticas só se for de fã boy de F1, hoje é muito mais interessante assistir uma corrida do WEC do que a da F1, isso falo in loko no autodromo quem já assistiu a F1 e quem assistiu as 3 edição das 6 horas em SP sabe do que estou falando.

    o Endurace tem características diferentes como produto TV, afinal no WEC são poucos os que tem tempo pra assistir as 6 horas direto e muito menos as 12 ou 24 horas de uma prova, ai mostra o brilhante trabalho que vc fez junto a equipe do FoxSports.

    Devido a falta de brilho que a F1 tem hj, será muito mais facil alguem começar a acompanhar o WEC afinal muitos tem um carinho particular pelas montadoras, vamos torcer não pelo piloto apenas mas talvez antes de tudo vamos perguntar como foi a Nissan, Ford, Toyota, Audi, Chevrolet quem sabe Renault, Honda, Mercedes e a F1 ser um show que só 2 tem carro pra ganhar e apenas 1 tem talento pra vencer qual a graça.

    Eu vejo um futuro muito bom no WEC-Le Mans

    • Que futuro Marcos ???????????? Esta prova esta na sua OCTAGÉSIMA TERCEIRA EDIÇÃO . em um circuito que mudou muito pouco desde sua primeira prova em 1923 .Só não teve corrida em 1936 por conta de uma greve e de 1940 a 48 por causa da segunda guerra e seu rescaldo . Quase tudo que temos de melhorias no teu e no meu carro de hoje em dia vieram das 24 Horas de Le Mans ,da injeção de combustível ,freios a disco ,cambio robotizado , a lista é grande ,é só pesquisar que achara e verá que até a formula Bernie usou e abusou de coisas desenvolvidas em Le Mans e não o contrário .

      • Luigi

        Futuro veja que coloquei WEC depois Le Mans

        estou falando do campeonato WEC, lembre que esse campeonato WEC esta apenas no 4º ano.

        Falei de 2 assuntos

        * Assistir no autódromo fui nas 3 edições em Interlagos e já assisti F1, WEC vc acompanha um evento com diversas atividades durante a prova a F1 vc assisti uma corrida
        * Assistir na TV, imagino que seja quem criticou Le Mans assisti a na F1 na TV, é mais facil de acompanhar afinal tudo acontece em 1 hora e meia, pra transmitir é mais facil, eu assisto a prova e acompanho os tempos pelo site da Fia mesmo com tantas regras é fácil o entendimento.
        WEC-Le Mans o charme esta no conjunto da obra que precisa de uma ótima equipe ex.R.Mattar pra fazer entender tudo que acontece e ao mesmo tempo mostrar que a competiçao esta na variedade de equipamento, marcas, tipo de carros, os pilotos

  • Uma certa vez, em um outro blog cujo post falava da primeira edição da SP Indy 300, em 2010 (fui nesta corrida…), desenvolvi uma tese sobre o comportamento de certos leitores, porque era eu e mais uns 3 ou 4 que falavam da corrida, da organização do evento, etc e outros 10 que apenas se limitaram a dizer que não assistiriam “esse lixo”, que era coisa de amador, etc…curiosamente, li coisas parecidas de outros leitores de blogs mundo afora sobre a primeira edição das 6h de SP, em 2012…vê se pode..Ou seja, tem gente que ainda está tão condicionado por algo que era absoluto até o final dos anos 80 que não admite que uma outra categoria tenha destaque e audiência em níveis tão superiores à F1, como é o caso de Le Mans…o cara precisa vir ao blog e tecer comentários negativos e ainda tenta convencer os que apreciam as demais de que somente na F1 estão os melhores pilotos, somente ela tem tecnologia de ponta e carros rápidos e por ai vai…coitados…

  • Pessoas que nao gostam de automobilismo.
    QUem gosta assiste de tudo: de Nascar à WEC, de Formula 1 à Campeonato de Formula Vee em Donington Park.

  • Caro Rodrigo,
    Quem em sã consciencia iria criticar? Com certeza alguém que não conhece a história das 24 Horas de Le Mans, que assim como as 500 Milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco, se confundem com a história do automobilismo e talvez até com a história do automóvel..

    Parabéns pela cobertura !

  • Rodrigo ,sei que é duro quando se faz um trabalho primoroso como o seu ,não estou dizendo só a transmissão pelo FOX más a sua dedicação e atenção com seus leitores do blog , informando tudo que é pertinente a categoria de forma clara e rica em detalhes , que só quem entende muito do assunto e é apaixonado pelo que faz é capaz de um jornalismo especializado do nível do seu , e ai vem alguns “desinformados ou mal formados ” pois quem só assiste R G T ou é um ou é outro e escrevem coisas desagradáveis , más não se incomode pois há uma grande diferença entre os “Assistidores de Corridas ” e os “amantes de automobilismo ” .Os assistidores de corrida só conhecem e mal as categorias que a R G T transmite ,não sabem nada da história do automobilismo ,mal sabem onde fica a bateria de seu próprio carro ,muito menos a ordem de ignição do seu motor,se pegarem um carro que ao invés de luz de óleo ,tiver um pressostato analógico ,talvez não saibam interpreta-lo ; Já os Amantes de Automobilismo tem um bom conhecimento de mecânica , a maioria conhece pelo menos um pouco da história do automobilismo,gostam de varias categorias ,umas mais outras menos .E é para estes que o seu jornalismo é feito . Para os que respeitam sua capacidade profissional o assistem e leem suas matérias pois sabem que sempre tem informações valiosas ou curiosidades interessantes . Obrigado Rodrigo por todas as matérias referentes a Le Mans e outras !

  • Rodrigo, relaxa, isso é só ignorância.

    Via de regra, é a turminha que acha que F1 é o máximo e que viveu a vida toda consumindo essa categoria como a única forma de automobilismo de alto nível possível.

    No fundo, eles não têm culpa.

    O que está acontecendo é que essa turminha apaixonada pela F1 tá ficando sem chão. A categoria está definhando, enquanto o WEC cresce muito. Le Mans sempre teve o charme e a importância de ser a corrida mais importante do mundo, mas agora está voltando a ser relevante. Coisa que a F1 não é há uns 10 anos.

    Como esse povinho tem cabeça curta, eles acham que não podem curtir as duas coisas. Aí eles ficam nessa de tentar botar defeito.

  • Sei que é um pensamento inútil, mas não tem jeito, todas as vazes que leio sobre o recente e merecidíssmo sucesso do WEC penso no que seria a categoria hoje se a FIA não a tivesse trucidado no começo dos anos 90.

    Dada a força do campeonato na época e a forma espetacular com que ele vem recuperando terreno desde sua volta, imagina o que seria ele hoje sem todos esses anos de interrupção.