Direto do túnel do tempo (272)

D

Barbazza

RIO DE JANEIRO – O italiano Fabrizio Barbazza foi uma das maiores zebras das 500 Milhas de Indianápolis nos tempos da CART. Com um carro da Arciero Wines, chegou em 3º lugar na prova de 1987. Entre idas e vindas, disputou algumas provas da Fórmula Indy dois anos depois e também em 1992, buscando também estrear na Fórmula 1 – o que só faria em 1993, pela Minardi.

Na foto acima, o italiano, então com 29 anos, acelerava o carro #30 da Arciero nas ruas de Long Beach. Com um Lola T91/00 de motor Buick, ele chegou em 12º no circuito de Surfers Paradise, na Austrália, abandonando depois no oval de Phoenix e na pista urbana da Califórnia, naquela que foi sua última corrida na categoria.

Em 1996, voltara aos EUA para as provas da série IMSA de protótipos, quando sofreu um gravíssimo acidente em Road Atlanta, ao bater com Jeremy Dale quando guiava uma Ferrari 333SP. Muitos chegaram a dizer que Barbazza ficara paraplégico, porém o italiano chegou a ficar em estado de coma, em razão de uma forte pancada na cabeça, além de ferimentos no peito. Recuperado, encerrou sua carreira, mudou-se para Cuba e foi proprietário de um resort de pesca. Hoje, preocupado com a segurança dos autódromos, Fabrizio, atualmente com 52 anos, projeta barreiras de proteção.

Há 23 anos, direto do túnel do tempo.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames