Leclerc amplia liderança na F-3 europeia

FIA Formula 3 European Championship, round 6, race 1, Norisring (GER)

RIO DE JANEIRO – O monegasco Charles Leclerc segue líder da Fórmula 3 europeia em sua temporada de estreia na categoria. Com o Dallara F312 da Van Amersfoort Racing, ele ganhou a prova #1 da rodada tripla disputada no circuito urbano de Norisring, na Alemanha – por sinal, debaixo de chuva e com pista molhada. E com mais um pódio na prova #2, afora o 4º lugar na terceira corrida da programação, o piloto disparou na ponta da tabela. Após 18 das 33 corridas previstas para 2015, ele soma agora 269,5 pontos – 42,5 à frente de Antonio Giovinazzi.

O italiano não vive um bom momento na competição, embora tenha vencido a prova #3 no domingo. Ele somou pontos no sábado com o segundo lugar numa das baterias, mas na outra, acabou apenas em 22º, permitindo que Leclerc ampliasse sua vantagem no campeonato. Felix Rosenqvist, que continua como o maior vencedor no ano, com cinco triunfos, continua em campanha irregular. Fez apenas um pódio com um 3º lugar e depois foi 17º numa prova e 13º noutra. Pelo menos ascendeu ao 3º posto no campeonato, porque Jake Dennis não fez ponto algum neste fim de semana, com uma 11ª colocação e dois abandonos.

Os outsiders aproveitaram bem: Maximilian Günther tirou partido do fator casa e conquistou sua primeira vitória em 2015. Alexander Albon, um dos estreantes do ano, conquistou seu melhor resultado no ano com um 2º lugar na prova #2, afora a terceira posição na prova #3, resultado que leva o tailandês ao 7º lugar no campeonato. Já os brasileiros não tiveram um fim de semana dos mais felizes: o melhor resultado de Pietro Fittipaldi foi um 16º lugar no domingo – e Sérgio Sette Câmara, após o primeiro pódio na categoria, terminou somente em 15º numa das corridas do sábado.

Os acidentes espetaculares tiveram sequência em Norisring. Após os incidentes vistos em Monza e Spa-Francorchamps, Michele Beretta (de novo!) envolveu-se numa capotagem no hairpin em que, visivelmente, o italiano não teve culpa. Coitado…

Assista os vídeos das corridas da Fórmula 3 em Norisring, na íntegra, aqui abaixo:

Comentários