Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Bentley EXP Speed 8 (2003)

image (1)

RIO DE JANEIRO – Contribuição valiosíssima do Caio Gruber para a série especial de Le Mans pro blog. A miniatura do Bentley EXP Speed 8, campeão de 2003 das 24 Horas de Le Mans com Tom Kristensen/Guy Smith/Dindo Capello, no ano em que a Audi – fato raro em sua história – não se apresentou para a disputa com o time oficial de fábrica.

O projeto de Peter Elleray para a marca britânica que regressava a Sarthe após muitos anos ausente usava como base o chassi do modelo Audi R8 Coupé, que teve uma participação infeliz em 1999. Como Bentley e Audi fazem parte do mesmo grupo (Volkswagen Auto Group), a mecânica era Audi V8 com turbocompressor e cilindrada aumentada para 4 litros.

Bentley-Motors-Speed-8-Le-Mans-2003-2

Após a primeira experiência da marca em 2002 com pneus Dunlop, o carro melhorou muito com a troca pelos Michelin. Pole position com o carro #8 de Johnny Herbert/Mark Blundell/David Brabham em segundo, o carro #7 foi simplesmente dominante do início ao fim. Sem perder a liderança em nenhum momento, Kristensen, Smith e Capello venceram com 377 voltas completadas, duas a mais que o outro Bentley que chegou em 2º.

A miniatura do Caio, com direito a esta caixa sensacional, é da Minichamps, em escala 1:43.

Comentários