Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Chrysler Viper GTS-R (1998)

DSC_0295

RIO DE JANEIRO – Chegou a hora da “Víbora” na série especial de minis das 24h de Le Mans. Cortesia do Diego Cruz Souza, que traz um exemplar em escala 1:43 vendido pela Altaya nas bancas. É o Chrysler Viper GTS-R #51 do Viper Team Oreca guiado por Tommy Archer/Pedro Lamy/Olivier Beretta na prova disputada em 1998.

O Viper é um dos ícones das provas de Endurance no quesito grã-turismo, não só por ser um verdadeiro ‘muscle car’ com seus 8 litros de capacidade cúbica e arquitetura V10 a 90º, como também por ser um sobrevivente a diferentes regulamentos desde 1996, ano do lançamento do bólido. O carro começou como um GT1 e depois acabou despromovido a modelo GT2, para poder aproveitar melhor o seu potencial – mas só por um ano. Em 1999, foi enquadrado na classe GTS, que depois foi rebatizada como GT1.

A equipe Viper Team Oreca, chefiada por Hughes de Chaunac com apoio irrestrito da Chrysler, apresentou-se com três carros na lista de entradas: o #50 para Karl Wendlinger/Marc Duez/Patrick Huisman, o #51 da trinca já citada e o #53 de Justin Bell/Luca Drudi/David Donohue. O carro #51 era o chassi #C9, que estreara nos 500 km de Oschersleben, prova do Mundial FIA GT – e que permaneceria em atividade nas pistas até 2005, sendo repassado ao time de Paul Belmondo, filho do ator francês Jean-Paul Belmondo.

1-2

Nos ensaios pré-classificatórios, o #51 teve Dominique Dupuy a bordo, além de Lamy e Beretta – e foi o mais veloz na classe GT2. Na qualificação oficial, a trinca ficou com o 30º lugar do grid entre 47 carros, com o tempo de 3’59″981. A trinca chegou a liderar em sua categoria na altura da sexta hora, com um quarto de disputa – mas tiveram problemas e caíram, com nove horas, para a 34ª colocação. Porém, o carro seguiu bem e firme até a quadriculada, ofertando à trinca do #51 o 13º lugar geral com 312 voltas completadas, dando a eles o 2º lugar da categoria. Não fosse a falha que atrapalhou a corrida de Archer/Lamy/Beretta, eles poderiam até ter vencido. Mas ficou tudo em casa: Bell/Drudi/Donohue deram a merecida vitória ao Viper Team Oreca na GT2 em Sarthe.

Comentários