Pequenas Maravilhas, especial Le Mans: Mercedes CLK-GTR LM (1998)

IMG_31813

RIO DE JANEIRO – Do invejável acervo de miniaturas do amigo e leitor Evandro Coronet, chega mais uma preciosidade para a série especial de carros das 24 Horas de Le Mans: esta é a reprodução da Mercedes-Benz CLK-GTR LM que esteve presente na edição da corrida em 1998, inclusive com a participação do australiano Mark Webber e do brasileiro Ricardo Zonta.

Basicamente, este modelo era o mesmo que competia no Mundial FIA GT, ganho posteriomente por Zonta, só que com melhoramentos que foram implementados ao carro até o fim da temporada regular. Foi a primeira incursão da Mercedes em Sarthe desde a ligação com a Sauber, que terminou nos Protótipos por volta de 1991. Construído em estrutura monocoque de fibra de carbono, o carro tinha motor V8 de 6 litros de capacidade cúbica e foi equipado com pneus da japonesa Bridgestone, que fornecia também para a marca no DTM, à época extinto.

36-1

Os dois carros foram bastante rápidos nos treinos classificatórios, o bastante para pôr a estrela de três pontas na pole position e em 3º no grid. O carro #35, o mesmo da miniatura do Evandro, cravou 3’35″544 com Bernd Schneider a bordo – ele teria a companhia de Mark Webber e Klaus Ludwig na pilotagem. O #36, classificado por Jean-Marc Gounon com 3’36″901, seria o que Ricardo Zonta guiaria junto a outro francês, Christophe Bouchut. Mas os CLK-GTR LM não foram resistentes a ponto de atrapalhar os Porsche 911 GT1-98 da equipe oficial de Stuttgart. Um crônico problema no sistema de direção tirou os dois bólidos da disputa. O #35 abandonou com apenas 19 voltas completadas. O #36 completou só 31 e Zonta sequer chegou a guiar durante a disputa.

A miniatura do Evandro é da Spark, em escala 1:43. Obrigado pela colaboração, camarada!

Comentários