Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche 956 B (1984)
RIO DE JANEIRO – Mais um grande campeão das 24 Horas de Le Mans abrilhanta a série especial de miniaturas alusivas à clássica corrida aqui no blog. O Armando Vieira, plastimodelista de Goiânia, manda sua obra-prima: o Porsche 956 B vencedor da prova em 1984 com Klaus Ludwig e a lenda Henri Pescarolo.
Naquela oportunidade, a Joest Racing, outra lenda da Endurance, alinhou dois carros: o chassi #117 ficou com Ludwig e Pesca (Johansson, embora inscrito como terceiro piloto, sequer foi requisitado) e o #104 ficou com para Mauricio De Narvaez/Stefan Johansson/Jean-Louis Schlesser. Largando da 4ª posição do grid com o tempo de 3’28″42, atrás dos dois Lancia que ocuparam a primeira fila do grid e ao lado do carro #8 do time germânico, o Porsche #7 entrou para a história por sua formidável recuperação ao longo da disputa.
Caindo para a 30ª colocação ao fim da primeira hora, o carro oscilou entre o 15º e o 22º lugares até o primeiro quarto de prova, quando já aparecia entre os dez primeiros colocados. Sem a costumeira resistência dos germânicos, o Lancia LC3/84 de “Brilliant” Bob Wollek e Alessandro Nannini capitulou após a 17ª hora, entregando a liderança de bandeja para o Porsche.
Ludwig e Pescarolo se mantiveram firmes até o final, recebendo a quadriculada após 359 voltas, duas à frente do Porsche #26 de Jean Rondeau/Preston Henn/John Paul Jr., que chegou em segundo.
A escala do Porsche é 1:24 e o kit plástico, fabricado pela Tamiya. E obrigado ao Armando por compartilhar conosco essa preciosidade de sua coleção.
Rodrigo, foi esse carro número 7 que Ayrton Senna correu na corrida 1.000 km de Nurburgring em 1984. Muito legal. Abraços. Cláudio
Foi dessa equipe sim, Claudio. E o carro é o mesmo, chassis #104.
Este chassi (956-117) ganhou mais três corridas do mundial: 24 H de Le Mans 1985, 200 Milhas de Norisring 1986 e 1000 km de Fuji 1986. Alem de vitórias em outras corridas. Foram 14 vitórias em 37 participações. Entrem nestes links:
http://www.racingsportscars.com/chassis/photo/956-117.html
http://www.racingsportscars.com/chassis/956-117.html
http://www.racingsportscars.com/chassis/results/956-117.html
Boa noite Rodrigo, tudo bem? sou eu quem agradece a publicação, muito obrigado. E mais uma vez parabéns pela idéia e pela iniciativa. Abraços