Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche 962C (1986)

DSC06730 (1)

RIO DE JANEIRO – Mais um grande campeão das 24h de Le Mans abrilhanta a série especial de miniaturas em alusão à clássica corrida francesa. Contribuição do Claudio Mourão que não poderia deixar passar batida: eis o Porsche 962C campeão da prova em 1986, em escala 1:43, provavelmente da coleção de grandes carros de competição que a Altaya lançou aqui no Brasil e depois tirou de circulação. Eu não cheguei a comprar esse modelo, mas tive um Porsche nas cores da Repsol, da Brun Motorsport.

O Porsche 962C é uma das lendas do construtor alemão na história do Endurance, assim como os modelos 908, 917, 936 e 956. A exemplo do seu antecessor, tinha motor Type 935 com 2,6 litros de capacidade cúbica e turbocompressores KKK, que levavam a potência à casa de 620 HP. Com pneus Dunlop, o 962C chegava tranquilamente a 360 km/h de velocidade final.

A equipe oficial Rothmans Porsche inscreveu três carros para aquela corrida em 1986. Com a saída de Jacky Ickx após a morte de Stefan Bellof nos 1000 km de Spa, no ano anterior, Derek Bell ganhou novos parceiros no carro #1: Al Holbert, dos EUA e o alemão Hans-Joachim Stuck. No #2, estavam Jochen Mass/Bob Wollek/Vern Schuppan e o australiano foi inscrito também no #3 ao lado de Drake Olson.

bell86

Com o chassi 962-003, a trinca Bell/Holbert/Stuck largou em 2º lugar no grid de 50 carros com o tempo de 3’16″60, sete décimos pior que o #2 de Mass/Wollek/Schuppan. O único adversário do trio foi o velho Porsche 956 #7 da Joest Racing, guiado por Klaus Ludwig/Paolo Barilla/”John Winter”, único carro que chegou a liderar primeiro no início e depois, antes da metade da disputa. Mas o #1 se impôs e venceu com oito voltas de vantagem para a Brun Motorsport e seu Porsche guiado por Oscar “Poppy” Larrauri/Jesús Pareja/Joël Gouhier, após a quebra do motor que deixou o #7 fora da disputa.

O Claudio chamou muito bem a atenção para um detalhe: em tempos de ‘politicamente correto’, a pintura Rothmans foi substituída pelo Racing usado pela Porsche quando o carro competia nos países em que havia restrição de publicidade tabaqueira. Uma tremenda bobagem. Pior para o fã, que quer a miniatura com as características originais, incluindo pintura, e não tem.

Comentários