Plato assume liderança do BTCC

24 Hours of Le Mans
O experiente Jason Plato, com o Volkswagen Passat CCC #99 do Team BMR, é o novo (velho) líder do BTCC

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – O British Touring Car Championship (BTCC) tem un novo – velho – líder. O veterano Jason Plato, com seu Volkswagen Passat CC, foi o grande destaque da rodada tripla deste fim de semana, disputada no circuito britânico de Oulton Park. Pole position para a prova #1, ele venceu não só a primeira como também a segunda corrida da programação, o que foi o suficiente para lhe fazer superar o então líder Gordon Shedden, que só conquistou um pódio com o 2º lugar na prova #2.

O piloto da equipe Honda Yuasa até chegou à frente do rival do Team BMR na corrida que fechou a programação, com o quarto lugar. Mas a 5ª colocação deu a Plato a vantagem de três pontos sobre o adversário. Matt Neal, que foi duas vezes ao pódio no fim de semana, com um 2º lugar na prova #1 e a terceira posição na prova #3, está em 3º no campeonato com 149 pontos. Andrew Jordan continua em boa fase e é o quarto na tabela, seguido pelo atual campeão Colin Turkington, que não foi bem em Oulton Park.

Outro destaque do fim de semana foi a boa performance das BMW 125i M Sport. Andy Priaulx, que não vem alcançando bons resultados ao longo do ano, conquistou seu segundo pódio na temporada, com o 3º lugar na prova #1. E Sam Tordoff conquistou uma vitória espetacular na prova #3, resultado que elevou o piloto à 7ª colocação da classificação.

Sobre a pista, muitas queixas. Os pilotos não gostaram das alterações feitas no circuito, considerado uma espécie de mini-Nürburgring encravada na terra da Rainha, porque praticamente não houve ultrapassagens nas corridas e faltou a emoção que o público sempre gosta de ver no BTCC.

A classificação do certame após quatro rodadas e 12 corridas é esta:

1. Jason Plato (Volkswagen) – 157 pontos
2. Gordon Shedden (Honda) – 154
3. Matt Neal (Honda) – 149
4. Andrew Jordan (MG) – 144
5. Colin Turkington (Volkswagen) – 123
6. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 114
7. Sam Tordoff (BMW) – 111
8. Jack Goff (MG) – 104
9. Aron Smith (Volkswagen) – 93
10. Rob Collard (BMW) – 81
11. Andy Priaulx (BMW) – 75
12. Tom Ingram (Toyota) – 67
13. Josh Cook (Chevrolet) – 48
14. Rob Austin (Audi) – 38
15. Dave Newsham (Chevrolet) – 37
16. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 34
17. Martin Depper (Honda) – 25
18. Jeff Smith (Honda) – 20
19. Hunter Abbott (Audi) – 15
20. Warren Scott (Volkswagen) – 10
21. Mike Bushell (Ford) – 5
22. Simon Belcher (Toyota), Daniel Welch (Proton) e Kieran Gallagher (Toyota) – 1

Comentários

  • Pelo que pude ver em um video onboard da etapa, a alteraçao foi que usaram o traçado mais curto. Ainda bem, ja tava achando que tinham alterado a pista, o que seria um crime.