Rescaldo de Le Mans

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A Fórmula 1 saberá dar valor a este homem de braços erguidos, exultante pelo triunfo nas 24h de Le Mans? Só o tempo dirá

RIO DE JANEIRO – Passada a disputa das 24h de Le Mans, algumas questões pairam no ar.

A primeira delas: a Porsche veio mesmo ao WEC para pôr ordem na casa e retomar a supremacia de priscas eras? Leiam aqui e comentem no blog.

Segunda e última: a Fórmula 1 saberá dar a Nico Hülkenberg o seu real valor? Leiam aqui e comentem também no blog.

Comentários

  • Olá Rodrigo, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Conheci você no WEC etapa do brasil no ano passado, mas vamos a minha curiosidade, você que é o homem mais bem informado do automobilismo, você saberia me dizer como foi a reação de um dos patrocinadores da Porsche, no caso a Chopard, quando os pilotos vencedores da corrida foram presenteados com os Rolex ? Um grande abraço para você e seu companheiro (grande figura) Serginho Lago.

  • Caro Mauricio, a derrota da Audi nas 24h de Le Mans pode ser sinal que montadora alemã está começando a olhar para outras categorias como a F1? Há um tempo venho lendo em alguns sites como o FI Corradi a união ente RBR (estou com preguiça de escrever por extenso) e a Audi.

  • No caso da Porsche seria muita falta de conhecimento em automobilismo achar que eles entrariam na principal categoria só para participar ou aprender alguma coisa ,pois desde 1970 que ela quando entra é para dominar a categoria ,isto foi no antigo W S C comos 907 , 908/2/3 e 917 e na serie americana CanAm com o 917 spyder com mais de 1200 Hp , era só uma questão de tempo para começarem a vencer . Quanto ao Hülkenberg (só para quem não sabe : a pronuncia correta do sobrenome germânico quando o “U” tem trema ,soa como “I” ,então a pronuncia correta seria ; “RILKENBERG¨” e ” E ” pronuncia-se ” E ” diferentemente do inglês . Por favor não entendam como um arroto de conhecimento linguístico é só uma colaboração por quem teve muito contato profissional com alemães e vivia sendo corrigido na pronuncia de seus nomes ) Bem ;voltando a opinião sobre o piloto , pela escolha dos capos da equipe do Cavallino e de Mr. Frank dá para ver porque uma teve que fazer uma reestruturação enorme ,mudando cabeças (pouco pensantes) e a outra mesmo tendo um bom carro é no máximo terceira com um de seus pilotos ,Hülkenberg pode entrar para galeria dos grandes pilotos injustiçados pela atual moribunda F1 em toda sua história , Sê possível eu daria as costas a F1 com seu regulamento idiota e carrinho de meio para fim, de grid e ficaria na Porsche com seu carro vencedor.

    • Concordo com a opinião do Luigi. A Porsche tem uma visão muito própria do automobilismo e quando entra é para ganhar. Na minha opinião, a melhor engenharia automotiva do mundo, tanto pelo que faz nas pistas como fora dela.

  • Tudo bem que Hulkenberg é um cara que a F1 teima em não dar muita atenção, mas as histórias de Tandy e Bamber são muito melhores, os dois eram pilotos de GT até meses atrás, tiveram suas carreiras quase interrompidas por falta de dinheiro, arranjaram emprego em campeonatos da Porsche e hoje são vencedores da corrida mais importante do mundo.

    A notoriedade desta edição é ótima, mas se dá muito atenção aqui no Brasil ao fato de um piloto da F1 ter ganho, quando, na verdade, o evento maior é a corrida em Sarthe.

      • Sim, mas todo o destaque do Grande Premio, por exemplo, foi sobre o fato do Hulkenberg ter ganho, e da-lhe laudas e laudas para se relacionar isso a F1.

        Não critico o seu blog, Rodrigo, muito pelo contrário, já que aqui é um dos poucos locais da imprensa brasileira especializada imune a essa doença de achar que a F1 é maior que o esporte todo.

        O que disse foi que apesar da fantástica corrida, da impecável vitória e do fato simples das 24 Horas de Le Mans serem a maior corrida do mundo e, por si só, um evento maior e mais importante que o campeonato inteiro da F1, nossa imprensa especializada só destacou o fato de um piloto da auto proclamada categoria máxima ter ganho.

      • O que não acontecia havia 37 anos, desde Didier Pironi. Citaram Bertrand Gachot e Johnny Herbert em 1991, mas os dois não chegaram a disputar aquele ano em sua totalidade.

      • Sim, mas da mesma forma, continuo achando a imprensa de automobilismo brasileira, Grande Prêmio incluso, extremamente fraca justamente pelo foco excessivo na F1 e a cobertura dada a essa edição de Le Mans mostra justamente isso.

        Reafirmo o seu blog como a solitária exceção, Rodrigo.

      • A Fórmula 1, meu caro, estando bem ou mal, ainda é a principal categoria do automobilismo. Mas não devemos fechar os olhos às outras. O WEC está em clara e evidente expansão. Quatro anos de muito crescimento. Só não vê quem não quer.

      • Disso eu também sei, assim como também sei que a cobertura de automobilismo no brasil super dimensiona a enésima potência a importância dela, de novo, a manchete do Grande Premio na última segunda é prova cabal disso.

        Sei também do crescimento, mas, entenda, não discuto aqui a importância de cada modalidade, corrida e campeonatos, e sim o miopismo de nossa imprensa, que dá a circo do Tio Bernie um tamanho desproporcional em detrimento a uma cobertura diária melhor do esporte como um todo.

        A situação melhorou bastante nos últimos anos, mas, insisto, ainda é muito longe de ser um retrato fiel do esporte.

  • – Tomara que a briga continue entre os irmãos da Audi e Porsche, e que outros se animem a vir para a briga.
    Já pensou o retorno da Jaguar, Lancia e quem sabe até da Sauber que está trançando as pernas na F1?
    – Do jeito que o Bernie é meio louco, se o Hulkenberg chegar em Spielberg com o troféu, ele terá a credencial caçada :/

  • Porsche conseguiu um grande feito em provar que seu 919 pode vencer. Ponto. É um carro veloz, desde seu inicio. Tão veloz que vimos 2 corridas neste ano com particularidades bem distintas entre os protótipos, Stuttgart muito veloz, Ingolstadt devorando curvas. Ponto. Audi não passou por uma boa corrida, lhe faltou sorte, o que sobrou nos últimos anos, sempre com muita competência. Ponto.
    Uma vitória que marca a volta, a 17º, os 17 anos. Sim. isso fa-se importante! Isso explica endeusar tanto o feito? Não sei. Silverstone e Spa foram feitos tão importantes quanto, para um R18 tão fragilizado em velocidade, perante le porsche. Calma. a audi meche-se durante o campeonato correndo atrás de sua inferioridade, e quase consegue e/ou esta conseguindo, até por que Andre, benoit e marcel continuam a frente.