Controvérsia: Audi viola selo eletrônico do motor de campeões do WEC e é punida pela FIA

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Uma falha humana pode jogar fora as chances de um terceiro título no WEC em quatro anos para a trinca do Audi #7, formada por Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer

RIO DE JANEIRO – Um erro humano e a Audi pode colocar a perder o resto do campeonato do trio bicampeão do World Endurance Championship (FIA WEC) em 2012, formado por Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler. Os selos eletrônicos do motor 4 litros V6 turbodiesel usado nas 24 Horas de Le Mans foram violados pela equipe técnica do construtor alemão, o que não é permitido pelo regulamento técnico do ACO e da FIA.

Em vista disso, a equipe foi punida com uma multa pecuniária de € 50 mil, além de pagar os custos trabalhistas da audiência realizada na Corte da FIA no último dia 23 em Paris, na França. E, pior: o motor usado durante as 24h de Le Mans, a terceira corrida de um campeonato de oito etapas, foi considerado o quarto – de um total de cinco que as equipes podem usar ao longo da temporada, dentro da restrição de regulamento imposta para este ano.

O problema com os selos foi detectado no sábado, horas antes da disputa e a equipe assumiu seu erro. “Investigamos o assunto e temos a certeza de que não acontecerá novamente”, disse o engenheiro Chris Reinke, chefe do projeto do Audi R18 e-tron quattro. “Os dois selos do carro #7 falharam. Os outros dois não foram afetados”, completou.

Esses selos eletrônicos foram introduzidos como forma de monitoramento dos motores da classe LMP1 ao longo do ano. Mas nem os leitores da FIA e da Audi foram capazes de ler o selo eletrônico violado, o que causou a controvérsia e a multa aos germânicos.

Dessa forma, a Audi vai ter que se virar para as cinco provas restantes do ano – Nürburgring, Austin, Fuji, Xangai e Bahrein – com um motor novo para 30h de disputas (mais treinos livres e classificações), ou então dispor do motor usado em Sarthe, que já tem no mínimo 24h de uso. O uso de um sexto motor implicará em penalidades à trinca.

Um detalhe é que Lotterer/Tréluyer/Fässler são exatamente os líderes do Mundial de Pilotos. Com duas vitórias e um terceiro lugar, eles têm 80 pontos – e outro detalhe é que o vice-líder Nick Tandy, que soma 60, só vai marcar pontos no resto do ano se terminar no top 10 ou eventualmente chegar ao fim das demais etapas, já que ele defenderá a KCMG na LMP2 pelo restante do certame. Os rivais mais próximos da trinca líder são Marc Lieb/Neel Jani/Romain Dumas, com 23 pontos a menos.

Comentários

  • Estes regulamentos com muitas punições esta acabando com o meu gosto pelo automobilismo de competição. E o pior de tudo é que estes regulamentos são feitos por gente que mal sabem projetar uma engrenagem de cambio ou um parafuso de liga mais espacializada sem que incorra em quebras por erro de especificação.,
    No meu conceito (bem antigo) automobilismo de competição eram feitos para se extrair o máximo de todos os elementos do carro e isto cria o risco de quebra (sem o qual não teríamos a evolução que tivemos até então ) ,más atualmente transformou-se somente em show para deslumbrados por velocidade onde qualquer tipo de ousadia é punida por comissários que quando não são projetistas frustados, são pilotos fracassados. E a desculpa de contenção de despesas é mais ridícula que de alguns membros de partidos políticos brasileiros ,pois a todo momento mudam as regras impondo novos projetos ,que não são baratos. Normalmente as mudanças são feitas para beneficiar alguns “amiguinhos” que não conseguem atingir o nível de excelência de alguns “inimigos”.Por isso muita gente boa se afastou do automobilismo (daria para fazer uma lista bem representada de grandes projetistas que se afastaram do automobilismo ainda com muito tempo de carreira pela frente simplesmente por se cansarem de ser “SACANEADO” pela F I A e seus “amiguinhos prediletos”)

  • Isso pode favorecer a Porsche na briga pelo campeonato, ainda que tenha vencido Le Mans com um carro que não compete regularmente pelo WEC, pois certamente o Audi#7 vai ter que aliviar muito para conservar o motor…até mesmo a Toyota pode esquentar a briga, porque se lembrarmos as temporadas 2012 e 2013, os japoneses só começaram a vencer depois das 24h de Le Mans…em 2012 venceram as 6h de São Paulo.