Esquenta a briga pela liderança do GT Asia

Aston-CraftBamboo
A dupla formada por Jonathan Venter/Darryl O’Young, com este Aston Martin da Craft-Bamboo, está na briga pela liderança do GT Asia Series. (Foto: Benny Luey)

RIO DE JANEIRO – Após três rodadas duplas, a temporada 2015 do GT Asia Series segue disputada e a briga pela liderança do campeonato esquentou de vez no circuito japonês de Fuji, que recebeu a categoria e também a Super Formula no mesmo fim de semana. A exemplo do que aconteceu na Coreia do Sul e na etapa anterior em Okayama, tivemos dois vencedores diferentes em cada uma das duas corridas disputadas sábado e domingo, com participação de 24 carros.

Na prova #1, com chuva e pista molhada, a vitória ficou com a Ferrari F458 Italia guiada pelo holandês Carlo Van Dam e pelo tailandês Piti Bhirom Bhakdi. A disputa no início ficou entre Van Dam e o finlandês Toni Vilander, que dividiu o carro da Clearwater Racing com o piloto de Cingapura Mok Weng Sun. Matt Griffin e Richard Wee completaram o pódio 100% com carros do “Cavallino Rampante” de Maranello.

A etapa de domingo, já com tempo firme e pista seca, foi ganha por Keita Sawa/Adderly Fong, que se tornaram a primeira dupla a ganhar duas corridas no ano. A bordo do Bentley Continental GT3 da Absolute Racing, eles conseguiram o triunfo que os fez chegar aos mesmos 63 pontos que Darryl O’Young/Jonathan Venter. A dupla da Craft-Bamboo Racing terminou em segundo, seguida pela Ferrari de Massimiliano Wiser/Jiang Xin. Das trincas que foram ao pódio na véspera, Griffin/Lee chegaram em 4º, seguidos por Weng Sun/Vilander. Van Dam/Bhirom Bhakdi não terminaram e ficaram fora dos pontos.

A próxima etapa, em 6 de setembro, é um evento especial de Endurance. Corrida única, com 3h de duração. As demais corridas serão em Xangai, na China e em Buriram, na Tailândia, fechando um total de 11 provas. Macau, que fazia parte do calendário até o ano passado, agora dá lugar à Copa do Mundo de GT.

Classificação do campeonato após três rodadas e seis corridas:

1. Keita Sawa/Adderly Fong (Bentley) e Darryl O’Young/Jonathan Venter (Aston Martin) – 63
3. Anthony Liu Xiu/Davide Rizzo (Ferrari) – 57
4. Piti Bhirom Bhakdi (Ferrari) – 52
5. Richard Wee (Ferrari) – 51
6. Carlo Van Dam (Ferrari) e Matt Griffin (Ferrari) – 42
8. Mok Weng Sun (Ferrari) – 41
9. Richard Lyons/Frank Yu (Aston Martin) – 39
10. Vitantonio Liuzzi/Hiroshi Hamaguchi (McLaren) – 38
11. Duncan Tappy/Jacky Yeung (Bentley) – 36
12. Jeffrey Lee (Bentley) – 32
13. Zen Low/Fairuz Fauzy (Lamborghini) – 30
14. Massimiliano Wiser/Jiang Xin (Ferrari) – 28
15. Toni Vilander (Ferrari) e Fu Songyang (Nissan) – 25
17. Kota Sasaki/Dilantha Malangamuwa (Lamborghini) – 19
18. Andrea Caldarelli (Nissan) – 17
19. James Calado (Ferrari), Andy Soucek (Bentley) e Jean-Karl Vernay (Bentley) – 16
22. Naoki Yokomizo (Ferrari) – 10
23. Craig Baird (Ferrari) – 9
24. Hisashi Kunie (Porsche) e André Couto (Nissan) – 8
26. Nathan Antunes/Rod Salmon (McLaren) – 7
27. Jerry Wang (Audi) – 5
28. Keiichi Mori (Porsche) e Dylan Derdaele (Porsche) – 4
30. Kimihiro Yashiro (Porsche) e Ho-Pin Tung/Phillip Ma (Audi) – 3
32. Shota Hanaoka (Porsche) – 2
33. Tetsuya Makino (Porsche) – 1

Comentários