Lista das 24h de Spa-Francorchamps fecha com 58 carros
RIO DE JANEIRO – A SRO, organizadora das séries Blancpain, fechou hoje a lista de inscritos para a edição 2015 das 24h de Spa-Francorchamps. Com alguns forfaits confirmados, o total inicial de 66 carros baixou para 58.
A primeira prévia de inscritos trazia 28 carros na divisão principal, a Pro Cup. Porém, o total agora baixou para 25, o que não afeta a participação dos pilotos brasileiros. São cinco os confirmados: Bruno Senna pela Von Ryan Racing (McLaren 650S GT3), Augusto Farfus pela BMW Sports Trophy Marc VDS (BMW Z4 GT3) e o trio formado por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga, do BMW Team Brasil, também com uma BMW Z4 GT3.
A divisão Pro-Am também baixou seu total de competidores de 25 para 22, enquanto a Am Cup vai com 11 unidades. A principal ausência nesta classe é da Ferrari da Glorax Racing, dos líderes do campeonato Rino Mastronardi/Fabio Mancini/Andrey Rizhin. Menos mal que Fabién Barthez e Anthony Pons, que poderiam se aproximar – ou mesmo superar a tripulação da Glorax no campeonato – não vão disputar a prova belga. O Team AKKA-ASP resolveu por inscrever o quarteto formado por Christophe Bourret/Pascal Gibon/Philippe Polette/Jean-Philippe Belloc.
As outras equipes que ficarão de fora das 24h de Spa são a Attempto Racing – que anunciou a retirada de suas duas McLaren 650S GT3, contudo mantendo o Porsche inscrito na classe Am Cup; a Lago Racing, da Austrália, que viria com um Lamborghini Gallardo R-EX; a Motion Performance, que teria um Aston Martin V12 Vantage; e a Car Collection Motorsport, retirando suas duas Mercedes SLS AMG GT3 da competição, além da AF Corse, que não inscreverá mais a Ferrari F458 número #49,
Não obstante, houve mudanças de categoria para alguns carros, por conta da inscrição adicional de pilotos com graduação prata ou bronze. A Ferrari #333 da Rinaldi Racing, vencedora em Monza, é um exemplo. O carro terá Marco Seefried/Norbert Siedler/Rinat Salikhov/Stef Vancampenhoudt na divisão Pro-Am Cup. Já a Bentley Team HTP confirmou a passagem do Continental GT3 #83 para essa mesma categoria, com a confirmação dos pilotos Max Van Splunteren/Fabian Hamprecht/Louis Machiels e mais um nome a ser definido.
Os inscritos da classe Pro Cup estão aqui e os das divisões Pro-Am e Am Cup, aqui.
Acredito que o Team Brazil optou por poupar equipamento não inscrevendo Valdeno Brito/Atila Abreu, que estão muito bem na “Sprint Series” deste campeonato.
Não estão poupando equipamento. O problema é custos. Com um carro a mais na pista, a cada prova do BES, os custos sobem.
Parece que o Fabien Barthez que você menciona é o mesmo goleiro titular da França nas copas de 98, 02 e 06:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Fabien_Barthez#Carri.C3.A8re_en_sport_automobile
Não sabia que ele tinha se convertido em piloto.
abraços!
E há algum tempo ele é piloto, José Afonso. Se você procurar aqui no blog, verá mais menções a Barthez aqui.
Vou procurar, Rodrigo. Legal!
Há previsão de transmissão da corrida (parte) por alguma emissora?
Não sei. Sei que o blog transmite ao vivo a Superpole amanhã e a corrida sábado e domingo, via live streaming.