MENU

23 de julho de 2015 - 22:30Blancpain GT Series Endurance

Marc VDS na frente nos treinos em Spa

timthumb

O carro #45, que conta com Augusto Farfus entre os inscritos, foi o mais rápido da quinta-feira e é um dos favoritos à pole position nas 24h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – As 24 Horas de Spa-Francorchamps já estão a todo vapor. A 67ª edição da história da corrida belga, atualmente no calendário do Blancpain Endurance Series, começou com uma série de treinos nesta quinta-feira. Tivemos treinos livres, pré-qualificação e duas sessões cronometradas para a definição dos 20 carros mais rápidos que amanhã, na Superpole, brigam pela posição de honra do grid de largada.

A Marc VDS Racing fez as honras da casa. A BMW Z4 GT3 #45 guiada pelo piloto local Maxime Martin – e que terá também o brasileiro Augusto Farfus – foi a mais rápida do dia, com o tempo de 2’18″397, insuperável mesmo na sessão noturna, com condições de pista bem mais favoráveis, principalmente com o ar mais frio e o aumento da pressão aerodinâmica nos carros. À noite, o melhor tempo foi de 2’18″608, do novo Audi R8 LMS da equipe WRT, que terá a bordo o trio formado por Nico Müller/Frank Stippler/Stéphane Ortelli. O outro carro do time de Yves Weerts e Vincent Vosse, guiado por René Rast/Laurens Vanthoor/Markus Winkelhock ficou com a segunda marca do primeiro treino e também no agregado dos dois treinos, exatamente 0″202 mais rápido que o outro carro da marca de Ingolstadt e a somente 0″009 da BMW líder da folha de tempos.

A Ferrari F458 Italia GT3 Pro-Am de Michael Bronizewski/Andrea Piccini/Michael Lyons surpreendeu e ficou com a 3ª melhor marca do dia – 2’18″528, mais rápido da divisão e poucos milésimos adiante do Audi de Nicki Thiim/Christian Mamerow/Christopher Mies, da Phoenix Racing. O melhor Aston Martin foi o #32 da Leonard Racing, segundo mais veloz do grupo Pro-Am e quinto colocado geral.

timthumb (1)

Alessandro Zanardi e seus parceiros Timo Glock e Bruno Spengler também vão para a Superpole: 13º tempo para a trinca da BMW #9

Outro brasileiro cujo carro estará na Superpole é Bruno Senna. O sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna divide a McLaren 650S GT3 da Von Ryan Racing com Adrian Quaife-Hobbs e Álvaro Parente. No treino noturno, a trinca do #59 conseguiu a passagem para a definição do melhor tempo do grid, com a marca de 2’18″944. O outro carro do time, com Rob Bell/Shane Van Gisbergen/Kévin Estre também avançou para a Superpole. Quem também participará do treino decisivo é a BMW Z4 GT3 de Alessandro Zanardi. O italiano, exemplo de superação na história do esporte, divide um carro da Roal Motorsport com os pilotos do DTM Timo Glock e Bruno Spengler. A trinca avançou com o 13º melhor tempo na soma dos dois treinos.

Estreando nas 24h de Spa, a BMW Team Brasil fez o que pôde com seu único carro inscrito. No primeiro treino, a trinca formada por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga ficou somente com o 41º lugar (2’20″370). Melhoraram para a 32ª posição na sessão noturna, mas o tempo não melhorou e, com quase dois segundos de diferença, o carro do time de Washington Bezerra e Antonio Hermann não avançou para a definição da pole.

timthumb (2)

As McLaren 650S GT3 da Von Ryan Racing (a #59 é de Bruno Senna) também vão disputar um lugar nas primeiras filas do grid de largada da prova belga

Os carros que vão entrar na pista nesta sexta-feira para duas voltas rápidas na pista de Spa-Francorchamps, na ordem inversa do 20º mais rápido para o primeiro, a partir de 16h10 (hora local), são estes:

Marc VDS Racing BMW Z4 GT3 #45
Maxime Martin/Augusto Farfus/Dirk Werner

Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS #1
René Rast/Laurens Vanthoor/Markus Winkelhock

Kessel Racing Ferrari F458 Italia GT3 #11
Michael Bronizsewski/Andrea Piccini/Michael Lyons

Phoenix Racing Audi R8 LMS #5
Christian Mamerow/Christopher Mies/Nicki Thiim

Leonard Racing Aston Martin V12 Vantage #32
Stefan Mücke/Tom Onslow-Cole/Stuart Leonard/Michael Meadows

Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS #2
Nico Müller/Frank Stippler/Stéphane Ortelli

Phoenix Racing Audi R8 LMS #6
Marcel Fässler/Mike Rockenfeller/Andre Lotterer

Black Falcon Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #21
Yelmer Buurman/Hupert Haupt/Abdulaziz Al Faisal

Black Falcon Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #18
Oliver Morley/Sean Johnston/Maro Engel/Bernd Schneider

Marc VDS Racing BMW Z4 GT3 #46
Lucas Luhr/Markus Palttala/Nicky Catsburg

Von Ryan Racing McLaren 650S GT3 #58
Rob Bell/Shane Van Gisbergen/Kévin Estre

Von Ryan Racing McLaren 650S GT3 #59
Bruno Senna/Álvaro Parente/Adrian Quaife-Hobbs

Roal Motorsport BMW Z4 GT3 #9
Alessandro Zanardi/Timo Glock/Bruno Spengler

Bentley Team HTP Bentley Continental GT3 #84
Harold Primat/Vincent Abril/Mike Parisy

ROWE Racing Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #99
Dani Juncadella/Stef Dusseldorp/Nico Bastian

Bentley M-Sport Bentley Continental GT3 #8
Andy Soucek/Maxime Soulet/Maximilian Buhk

Ecurie Ecosse BMW Z4 GT3 #79
Devon Modell/Alasdair McCaig/Oliver Bryant/Alexander Sims

AF Corse Ferrari F458 Italia GT3 #51
Duncan Cameron/Francisco Guedes/Matt Griffin/Davide Rigon

Bentley M-Sport Bentley Continental GT3 #7
Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane

TDS Racing BMW Z4 GT3 #12
David Dermont/Franck Perera/Henry Hassid/Mathias Beche

3 comentários

  1. Rodrigo,

    Bom dia !

    Sabes se vai ter link ao vivo para acompanhar ?

    Fico no aguardo.

    Muito obrigado !

  2. Raphael disse:

    Show a pintura da McLaren do Senna

  3. Fernando Kesnault disse:

    Nao quero ficar no “ja sabia” com relação à BMW #77 mas o trio formado é fraco demais…preferiria o Attila Abreu, Valdeno Brito e um piloto de calibre internacional para forma o trio, como alguns dos pilotos “oficiais” da bmw…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *