“Oribeira” volta a vencer na Super Formula
RIO DE JANEIRO – A 3ª rodada do Campeonato Japonês de Super Formula viu a bandeira do Brasil tremular no ponto mais alto do pódio. João Paulo de Oliveira conquistou uma categórica vitória na corrida disputada neste domingo no tradicional circuito Fuji Speedway. Largando de 2º no grid após o treino classificatório realizado em pista molhada, “Oribeira” roubou logo no apagar das luzes a liderança do pole position Andrea Caldarelli e não foi mais incomodado ao longo das 55 voltas da disputa, que contou com a participação de 19 carros.
O primeiro triunfo do brasileiro na temporada deu a João Paulo – além da volta mais rápida da disputa, em 1’25″917 – a vice-liderança do campeonato, com 19 pontos, dois atrás de Hiroaki Ishiura, que fechou a disputa em terceiro. Kazuki Nakajima foi o 2º colocado com o carro da Tom’s, a mais de 15 segundos do rival do Lenovo Team Impul. Os carros com motor Toyota fizeram a festa: sete dos oito primeiros têm o propulsor deste construtor, por sinal proprietário do circuito de Fuji. O único Dallara SF14 Honda que chegou nos pontos foi o de Tomoki Nojiri, que completou na 8ª colocação. Caldarelli, que ainda perdeu o bico do carro na primeira curva após a largada, foi apenas nono na quadriculada e Kamui Kobayashi, que fora ao pódio na 2ª etapa da temporada, em Okayama, desta vez chegou em décimo.
A próxima etapa do campeonato será no dia 23 de agosto, no circuito de Twin Ring Motegi.
Os 10 primeiros colocados:
1 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 55 voltas em 1.28’21″088
2 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 15″347
3 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 22″451
4 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 36″289
5 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 37″766
6 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – LeMans – 39″298
7 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 44″915
8 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Dandelion – 48″227
9 – Andrea Caldarelli (Dallara-Toyota) – Impul – 1’04″258
10 – Kamui Kobayashi (Dallara-Toyota) – LeMans – 1’10″824
Classificação do campeonato:
1. Hiroaki Ishiura – 21 pontos
2. João Paulo de Oliveira – 19
3. Kazuki Nakajima – 16
4. Andre Lotterer – 15
5. Tomoki Nojiri e Kamui Kobayashi – 8
7. Naoki Yamamoto e Narain Kartikheyan – 6
9. Yuji Kunimoto – 5
10. Andrea Caldarelli e Takuya Izawa – 4
12. Ryo Hirakawa e Daisuke Nakajima – 3
14. James Rossiter – 2
Parecem ser bem rápidos esses carros. Rodrigo, vc sabe se eles são mais rápidos que os Gp2?
Não sei. O regulamento é diferente. Os motores da Super Formula são 2 litros quatro cilindros turbo, similares aos que se usam na GT500 e no DTM alemão. E o peso dos carros é de 650 kg.
E em termos de chassis mestre Mattar eu nem sabia que os da gp2 tinham efeito solo por isso muitas corridas da gp2 tem muitos pegas melhores q a f1 lerdeza e na superformula eles usam o efeito solo e os pneus são da mesma largura da gp2, e cade a Nissan e a Honda?
Honda faz motores pra SF. Nissan não tem interesse.
O que seriam aquelas luzes piscando no santo antônio?
Segundo o site da categoria é quando o piloto aciona o sistema de ultrapassagem (OTS) que permite um acréscimo de 5% na potência do motor.
http://superformula.net/sf/en/about/