Porsche larga na frente nos ensaios do WEC na Alemanha

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia do Open Test das equipes do Mundial de Endurance (FIA WEC) terminou, sem nenhuma surpresa, com os carros dos construtores alemães na frente. Porsche e Audi lideraram a tomada de tempos no circuito de Nürburgring, aberto por uma deferência dos japoneses da Toyota para dois dias de testes.

Nurburgring-WEC-Test-Day-1-05-600x400
Em preto carbono, o Porsche 919 Hybrid foi o mais rápido do primeiro dia do Open Test do WEC na Alemanha

Com um carro em preto-carbono, o 919 Hybrid partilhado por Timo Bernhard/Brendon Hartley/Romain Dumas/Marc Lieb driblou a pista úmida pela chuva que caiu nesta segunda-feira para marcar a volta mais rápida – 1’39″129, um segundo e meio abaixo do Audi #9 partilhado por Loïc Duval e Bénoit Tréluyer.

O Toyota #1 de Alex Wurz/Sébastien Buemi/Anthony Davidson estabeleceu a terceira marca, a apenas três décimos do Audi. Em quarto, ficou o CLM P1/01 da ByKolles Racing, único LMP1 não oficial de fábrica a participar dos treinos na Alemanha, com a ausência da Rebellion. A Nissan, cujo programa de desenvolvimento do GT-R LM Nismo com motor dianteiro está sendo posto em sérias dúvidas pelo board da montadora, está em ensaios dinâmicos no COTA, em Austin (EUA).

Nurburgring-WEC-Test-Day-1-09-600x400
No primeiro treino pra valer com o novo carro, a Strakka Racing foi a mais rápída entre as equipes da LMP2

Entre os LMP2 presentes, a Strakka Racing levou a melhor com seu novo carro: o Gibson 015S alinhado para Danny Watts/Jonny Kane/Nick Leventis estabeleceu 1’46″841 e ficou quase um segundo inteiro à frente do Oreca 05 Nissan #47 da KCMG Racing. O Team SARD Morand obteve o 3º lugar da divisão com seu Morgan, seguido pela Tequila Patrón ESM e seus dois Ligier JS P2 HPD – ainda ostentando o visual “Rolling Stone” das últimas 24h de Le Mans. A G-Drive Racing, que levou apenas um carro, limitou-se a ficar em sexto no grupo, com Roman Rusinov/Sam Bird.

Nurburgring-WEC-Test-Day-1-12-600x400
Nada de moleza: Bruni e Vilander disputaram as 24h de Spa e voaram para a Alemanha, treinando com a Ferrari #51 da AF Corse

Na LMGTE-PRO, a Ferrari #51 da AF Corse foi a mais rápida. Gimmi Bruni e Toni Vilander não descansaram: partiram da maratona de 24h em Spa-Francorchamps, na Bélgica, para a vizinha Alemanha. Ao fim do dia, colocaram o carro do construtor italiano em primeiro nos treinos, com 1’55″755, pouco menos de um décimo à frente do Porsche #92 guiado por Michael Christensen. O único Aston Martin presente, o #95, ficou em terceiro.

Já a LMGTE-AM teve domínio do Aston #98 de Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Jonny Adam. O carro britânico marcou 1’57″572 em sua melhor volta, quase um segundo inteiro à frente da Ferrari de Rui Águas/Manu Collard/François Perrodo. O Porsche #88 da Abu Dhabi Racing-Proton estabeleceu a terceira marca, seguido pela Ferrari da SMP Racing e pelo Porsche da Dempsey Racing-Proton.

Como curiosidade, a Michelotto, responsável pelo desenvolvimento das Ferrari de competição, pôs uma 458 Italia na pista, sem número e sem qualquer outra identificação, para testes de desenvolvimento dos pneus Dunlop, dos quais o brasileiro Daniel Serra fez parte no início do ano. O pessoal do Dailysportscar.com garante que foi o britânico Rob Bell quem esteve a bordo da máquina italiana nestes treinos.

As atividades do Open Test prosseguem nesta terça-feira.

Comentários

  • Meu DEUS…como está demorando esta próxima etapa do FIA WEC…não vejo a hora de ver novamente os 919 em ação….FORÇA PORSCHE….FORÇA…”….1’39″129, um segundo e meio abaixo do Audi #9 partilhado por Loïc Duval e Bénoit Tréluyer…” é algo para deixar os PORSCHistas entusiasmados para a prova. Atenção para a TOYOTA…

  • Caramba…estamos no final de Julho e eu já quero o final de Agosto…
    Sobre os testes, Porsches são absolutos no quesito velocidade…mas algo me diz que devemos “abrir os olhos” com os Toyota…fazendo uma pequena análise histórica, exceto 2014 (ano em que foram campeões…), os japas costumam crescer justamente depois de Le Mans, na segunda metade do campeonato. Então, é bom os alemães de Audi e Porsche ficarem espertos…
    Então, ai vão dois pedidos: Chega logo, fim de Agosto e transmissão no Fox Sports (esse ja fiz após Le Mans…).