WRC com mais de 70 duplas na Polônia

volkswagenandsebastienogierheadintolotos72ndrallypolandinastrongpositioninthewrc
Vencedor do Rali da Polônia ano passado, Sébastien Ogier quer mais uma vitória para seguir mais à frente na liderança do WRC em 2015

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Rali (WRC) chega à sua primeira metade neste fim de semana, com a 72ª edição do Rali da Polônia. O país da Europa Central faz parte do calendário pela segunda vez na história da competição. Ano passado, a Volkswagen venceu em dobradinha e agora o objetivo é fazer 1-2-3 na classificação ao fim do evento, com duração de três dias.

Gravitando na região de Mikolajki, em Warmia-Masuria, a prova será disputada em terreno de cascalho, com 74 duplas inscritas, incluindo a divisão principal, as subclasses WRC2/WRC3/JWRC e os demais, que completam o lote e não contam pontos para o campeonato, incluindo 12 Ford Fiesta do Drive DMACK Trophy. Serão 19 estágios a percorrer, mais de 300 km cronometrados, além de três Super Especiais e trechos totalmente novos, como a etapa mais extensa, com quase 40 km de percurso.

Segundo a meteorologia, o calor vai dar as caras neste fim de semana. A temperatura sobe bastante na sexta-feira, podendo chegar a 32ºC no domingo. Afinal, estamos no início do verão europeu e não se esperava outra coisa na 7ª etapa do campeonato.

Vencedor ano passado, Sébastien Ogier encabeça a lista de inscritos ao lado do navegador Julien Ingrassia, como o grande favorito. O plantel do WRC na turma de cima terá 14 inscritos e não poderia faltar o ídolo local Robert Kubica a bordo de seu Ford Fiesta. A novidade é a participação de um quarto Hyundai i20, para a dupla Kevin Abbring/Sebastian Marschal.

No WRC2, com duas vitórias nas seis provas anteriores, o catari Nasser Al-Attiyah participa do Rali da Polônia em defesa da liderança. Com 60 pontos, o piloto e seu fiel escudeiro Matthieu Baumel tem três de vantagem para Abdulaziz Al Kuwari (ausente neste fim de semana) e cinco para o antigo líder Jari Ketomaa. Olho, porém, nos Skoda Fabia, que andaram bem nas duas últimas provas: três deles vão correr na Polônia com Pontus Tidemand, Esapekka Lappi e o experiente alemão Armin Kremer. A divisão apresenta o maior número de carros, num total de 30 inscrições.

Já na classe WRC3/JWRC, a liderança do Mundial é dividida entre o norueguês Ole Christian Velby e o francês Quentin Gilbert, ambos com 50 pontos somados. Porém, o nórdico não entrará na pista neste evento. Caminho aberto para o piloto do Citroën DS3 #60 assumir a ponta da tabela de forma isolada.

A lista completa para o Rali da Polônia está aqui

Comentários