Dobradinha, vitória da Porsche e liderança para Pilet no Tudor United SportsCar

2015 TUDOR United Sportscar Championship Virginia
Terceira vitória seguida ao lado do parceiro Nick Tandy: Patrick Pilet é o novo líder do TUSC na classe GTLM

RIO DE JANEIRO – A Porsche dominou de forma absoluta a antepenúltima etapa das classes GTLM e GTD no Virginia International Raceway (VIR), válida para o Tudor United SportsCar Championship. Largando da pole position, o carro #911 de Nick Tandy e Patrick Pilet dominou praticamente de ponta a ponta para chegar à terceira vitória consecutiva da equipe oficial de fábrica no ano e quarta do construtor – igualmente de forma seguida.

Resultado do OAK Tree Grand Prix

Com a performance dominante da dupla, Patrick Pilet assumiu de forma isolada a liderança da classificação do campeonato. Não obstante, a dupla Antonio Garcia/Jan Magnussen, com uma performance pouco competitiva do Corvette C7-R no exigente circuito da Virgínia, acabou em 6º lugar. A desvantagem de cinco pontos foi revertida e agora o francês comanda a tabela com 248 pontos contra 243 da dupla do Vette #3. A terceira posição do campeonato é de Dirk Werner/Bill Auberlen, com 240. Nada está decidido, restando as provas de Austin e de Road Atlanta, a Petit Le Mans.

A dupla Earl Bamber/Jörg Bergmeister teve trabalho para conquistar a segunda posição, principalmente com o excelente desempenho de Pierre Kaffer, que guiou a Ferrari #62 da Risi Competizione no primeiro e último turnos da disputa. O suíço-alemão fez inclusive a melhor volta da corrida – com novo recorde do VIR para o TUSC. A dupla somou mais 31 pontos no certame e igualou-se a John Edwards/Lucas Luhr, que chegaram em quarto numa tática diferenciada de três paradas contra duas do carro #25 de Bill Auberlen/Dirk Werner, 5º colocado.

2015_TUSC_VIR_Race_14
A Ferrari da Scuderia Corsa conquistou sua primeira vitória na GTD com Bill Sweedler/Townsend Bell (Foto: IMSA.com)

Na GTD, Bill Sweedler/Townsend Bell alcançaram uma vitória há muito tempo aguardada, a primeira da dupla da Scuderia Corsa em 2015. Sweedler andou muito rápido a bordo do #63 e teve possivelmente sua melhor apresentação da carreira. Bell só manteve o ritmo e partiu para o abraço. O Audi pole position de Dion Von Moltke/Christopher Haase acabou apenas em 6º na categoria, após uma rodada de Haase perto do fim da disputa que obrigou o piloto do #48 a fazer uma parada extra para a limpeza completa do sistema de refrigeração do motor.

Com isso, Christina Nielsen/Kuno Wittmer chegaram em 2º lugar, resultado que deixa a dinamarquesa firme na liderança do campeonato. A piloto da TRG-AMR fez o terceiro pódio consecutivo (quarto do ano) e agora soma 232 pontos na tabela. Bell/Sweedler subiram com o triunfo para a vice-liderança, a seis de Nielsen. Haase/Von Moltke estão em 3º agora com 223, a nove da dianteira.

2015_TUSC_VIR_Race_13
Pierre Kleinubing chegou em 8º na classe GTD em sua terceira aparição no TUSC (Foto: IMSA.com)

Pierre Kleinubing/Ray Mason fizeram uma corrida sem problemas e levaram mais uma vez o Audi R8 LMS da C360 Racing até o final. Chegaram em 16º na geral e oitavo na categoria. Com mais 24 pontos somados, subiram para 71 e estão agora em décimo-sétimo no campeonato.

A próxima prova, em paralelo com o FIA WEC, será no Circuito das Américas (COTA) em Austin, com todas as categorias na pista e duração de 2h40min no Texas.

Comentários