PWC: Estre e Van der Zande vencem na Califórnia; O’Connell lidera

P
phoca_thumb_l_d1508sonoma15872mks
O francês Kévin Estre ganhou uma das duas provas em Sonoma e está em 5º no campeonato: a ausência em Utah custou caro ao piloto da K-PAX

RIO DE JANEIRO – Reviravolta no Pirelli World Challenge a uma etapa do término do campeonato: a rodada dupla disputada neste fim de semana em Sonoma, na Califórnia, mudou os rumos da classificação e um velho conhecido pode ganhar mais uma vez o caneco. Johnny O’Connell, com seu Cadillac, pode chegar ao quarto título consecutivo da categoria. Mesmo chegando apenas em 5º lugar no sábado e em oitavo no domingo, o veterano piloto de 53 anos assumiu a liderança com 1625 pontos.

O problema é que, com 151 pontos em jogo (140 pela vitória, mais pontos de bônus por pole position, volta liderada, maior número de voltas na liderança e volta mais rápida), O’Connell pode ser superado por qualquer um dos três pilotos que estão abaixo dele entre a 2ª e a quarta colocações no certame. Olivier Beretta, vice-líder com 26 pontos a menos; James Davison, 3º colocado a 135 pontos e Ryan Dalziel, quarto a 141 ainda têm chances. Mas as possibilidades destes dois últimos são retóricas e dependem única e exclusivamente de um abandono dos dois primeiros no campeonato.

As etapas de Sonoma foram ganhas por Kévin Estre no McLaren 650S GT3 da K-Pax Racing e por Renger Van der Zande, justamente a bordo do Porsche 911 GT3-R da EFFORT Racing que vinha sendo conduzido por Dalziel ao longo do ano. O escocês ausentou-se nesta rodada por conta do compromisso já assumido no WEC com a equipe Tequila Patrón ESM.

Na divisão GTA, Frankie Montecalvo conquistou dois pódios com um 2º lugar no sábado e uma vitória no domingo, que praticamente o faz campeão antecipado da temporada 2015 do Pirelli World Challenge. O piloto do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da DragonSpeed soma 1962 pontos e não deve mais ser alcançado por Henrique Cisneros, da NGT Motorsport. A dinamarquesa Christina Nielsen, que vive excelente fase na carreira, venceu no sábado pela primeira vez na temporada com o Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR.

A GT Cup também tem seu vencedor antecipado na tabela de pontos: é Colin Thompson, que ganhou a 17ª etapa da temporada em Sonoma, no domingo. Alec Udell vencera na véspera, o que não alterou em nada o panorama do campeonato. Thompson soma 2160 inalcançáveis pontos, já que o 2º colocado Sloan Urry soma 1534.

A última rodada é no Mazda Raceway, em Laguna Seca, no próximo dia 13. Também as divisões GTS, TC, TCA e TCB conhecerão todos os seus campeões no Pirelli World Challenge 2015.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames