PWC: Estre e Van der Zande vencem na Califórnia; O’Connell lidera

phoca_thumb_l_d1508sonoma15872mks
O francês Kévin Estre ganhou uma das duas provas em Sonoma e está em 5º no campeonato: a ausência em Utah custou caro ao piloto da K-PAX

RIO DE JANEIRO – Reviravolta no Pirelli World Challenge a uma etapa do término do campeonato: a rodada dupla disputada neste fim de semana em Sonoma, na Califórnia, mudou os rumos da classificação e um velho conhecido pode ganhar mais uma vez o caneco. Johnny O’Connell, com seu Cadillac, pode chegar ao quarto título consecutivo da categoria. Mesmo chegando apenas em 5º lugar no sábado e em oitavo no domingo, o veterano piloto de 53 anos assumiu a liderança com 1625 pontos.

O problema é que, com 151 pontos em jogo (140 pela vitória, mais pontos de bônus por pole position, volta liderada, maior número de voltas na liderança e volta mais rápida), O’Connell pode ser superado por qualquer um dos três pilotos que estão abaixo dele entre a 2ª e a quarta colocações no certame. Olivier Beretta, vice-líder com 26 pontos a menos; James Davison, 3º colocado a 135 pontos e Ryan Dalziel, quarto a 141 ainda têm chances. Mas as possibilidades destes dois últimos são retóricas e dependem única e exclusivamente de um abandono dos dois primeiros no campeonato.

As etapas de Sonoma foram ganhas por Kévin Estre no McLaren 650S GT3 da K-Pax Racing e por Renger Van der Zande, justamente a bordo do Porsche 911 GT3-R da EFFORT Racing que vinha sendo conduzido por Dalziel ao longo do ano. O escocês ausentou-se nesta rodada por conta do compromisso já assumido no WEC com a equipe Tequila Patrón ESM.

Na divisão GTA, Frankie Montecalvo conquistou dois pódios com um 2º lugar no sábado e uma vitória no domingo, que praticamente o faz campeão antecipado da temporada 2015 do Pirelli World Challenge. O piloto do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da DragonSpeed soma 1962 pontos e não deve mais ser alcançado por Henrique Cisneros, da NGT Motorsport. A dinamarquesa Christina Nielsen, que vive excelente fase na carreira, venceu no sábado pela primeira vez na temporada com o Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR.

A GT Cup também tem seu vencedor antecipado na tabela de pontos: é Colin Thompson, que ganhou a 17ª etapa da temporada em Sonoma, no domingo. Alec Udell vencera na véspera, o que não alterou em nada o panorama do campeonato. Thompson soma 2160 inalcançáveis pontos, já que o 2º colocado Sloan Urry soma 1534.

A última rodada é no Mazda Raceway, em Laguna Seca, no próximo dia 13. Também as divisões GTS, TC, TCA e TCB conhecerão todos os seus campeões no Pirelli World Challenge 2015.

Comentários