Todos contra a Volkswagen: vem aí o Rali da Alemanha

3638_SebOgier-Germany-2014_001_896x504
A Volkswagen nunca venceu o Rali da Alemanha e Sébastien Ogier pode dar um passo imenso rumo ao tricampeonato do WRC

RIO DE JANEIRO – Nona etapa do World Rally Championship (WRC), o Rali da Alemanha é decisivo para os rumos da temporada 2015. Líder disparado com cinco vitórias, o francês Sébastien Ogier persegue o tricampeonato de pilotos numa etapa que é um verdadeiro joanete para a Volkswagen, que perdeu a prova não só ano passado para a Hyundai, ofertando ao construtor sul-coreano sua primeira vitória no regresso à competição como em 2013, quando o espanhol Dani Sordo venceu para a Citroën. Então, nos dois anos de domínio do construtor de Wolfsburg, só fracassos da VW.

Com pouco mais de 1.227 km de percurso entre trechos cronometrados e de ligação, gravitando na região de Trier, na Renânia, o Rali da Alemanha é totalmente disputado em asfalto, o que fará a delícia dos especialistas neste tipo de piso. E Ogier, com 182 pontos somados contra 93 de Jari-Matti Latvala, recém-vencedor na Finlândia, não pode falhar como no ano passado. Nem o nórdico, que perdeu no último trecho cronometrado uma vitória que era cristalina – assim como Kris Meeke. Thierry Neuville, sem ter nada com isso, herdou o triunfo, que foi o primeiro do time chefiado por Michael Nandan.

Lista de inscritos do Rali da Alemanha

A Hyundai volta a ter quatro i20 no plantel de inscritos, que soma 76 inscrições nas diversas categorias em disputa. Além de Neuville, Sordo e Hayden Paddon, Kevin Abbring vai competir no carro #10 tendo a bordo o navegador Sebastian Marshall. As outras novidades entre os 16 carros inscritos na “Prioridade 1” são o terceiro Citroën de fábrica para Stéphane Lefevbre/Stéphane Prevot e um Ford Fiesta particular para Jaroslav e Erik Melichárek.

No WRC2, que conta com 15 duplas participantes, o catari Nasser Al-Attiyah, atual campeão da divisão, estreia um novo carro. Ele terá à disposição um quinto Skoda Fabia R5, somando aos outros quatro que já vem disputando as provas do campeonato, com destaque para Esapekka Lappi/Janne Ferm, vencedores do Rali da Finlândia. A equipe oficial do construtor tcheco terá desta vez Jan Kopecky/Pavel Dresler, dupla que disputa o European Rally Championship (ERC).

Os espectadores também terão o prazer de ver dois Porsche 911 GT3, como nos velhos tempos em que o construtor de Stuttgart disputava as corridas do Mundial de Rali, nas estradas germânicas. Um dos carros será conduzido pela fera do WEC e de Le Mans Romain Dumas, ao lado do compatriota Denis Giraudet. A lenda François Delecour e seu velho companheiro Dominique Savignoni estarão a bordo do segundo carro da marca.

Comentários