MENU

30 de setembro de 2015 - 14:29Automobilismo Internacional

Aston Martin domina GT Asia em Xangai

GTAsia_Shanghai_R1_start_260915_BL_med

Largada da prova #1 da rodada dupla do GT Asia em Xangai: o Aston Martin amarelo de Darryl O’Young/Daniel Lloyd ganhou as duas corridas do fim de semana (Foto: GT Asia Series/Site oficial)

RIO DE JANEIRO – A 5ª rodada do GT Asia Series foi disputada no último fim de semana em Xangai, na China, como evento suporte do WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo. A Craft-Bamboo Racing, equipe oficial da Aston Martin no certame, dominou completamente o evento. Fez a dobradinha no grid de largada com seus V12 Vantage GT3 e levou as duas corridas, disputadas sábado e domingo com duração de 50 minutos.

Os dois triunfos foram do carro #99 de Darryl O’Young e Daniel Lloyd, o que eleva o piloto de Hong Kong à liderança do campeonato, faltando apenas a rodada dupla de Chang, na Tailândia, no circuito Buriram International, para a definição do título. O’Young abriu quatro pontos para a dupla da Bentley Absolute Racing, formada por Adderly Fong/Keita Sawa e 16 para Davide Rizzo/Anthony Liu Xu, que haviam faturado a prova de Endurance em Sepang.

Vinte carros apenas foram inscritos para a etapa, com 19 largando no sábado. Richard Lyons, parceiro de Frank Yu no Aston Martin #88 da Craft-Bambo, pulou na ponta e se manteve à frente do pelotão até os pit stops compulsórios em que o britânico entregou o carro a Frank Yu. Na altura da 17ª volta, houve o violento acidente do McLaren 650S GT3 do australiano Rod Salmon, que destruiu por completo a dianteira do carro. O Safety Car foi acionado e interveio na disputa por 10 minutos. Naquela altura, a Ferrari da Singha/TP12 conduzida por Piti Bhirom Bhakdi lierava a prova, após o tailandês assumir o carro #11 no lugar do holandês Carlo Van Dam.

Com Frank Yu fora de combate após um toque dado por outro adversário, restou a Daniel Lloyd lutar pela vitória para a Aston Martin Racing. O companheiro de O’Young, que conduzira na primeira parte, superou a Ferrari de Anthony Liu Xu e depois ganhou a liderança de Piti Bhirom para não mais perdê-la. Liu ainda ultrapassou o tailandês e chegou em segundo.

Na corrida do domingo, apenas 17 carros participaram, pois a FFF Racing retirou seus dois McLaren 650S GT3 do evento. Daniel Lloyd fez a parte que lhe cabia, largando da pole position para assumir a ponta e emplacar uma sequência de voltas rápidas que o fez abrir confortável margem para os rivais. Assim, Darryl O’Young teve pouco trabalho ao assumir o volante do #99 da Craft-Bamboo a não ser rumar para uma tranquila vitória após 26 voltas.

Anthony Liu Xu/Davide Rizzo conseguiram o 2º lugar com a Ferrari da BBT Racing e os até então líderes do campeonato Adderly Fong/Keita Sawa pelo menos salvaram um pódio com o Bentley Continental da Absolute Racing. Destaque para o quarto posto de Jiang Xin/Max Wiser na Ferrari da Spirit of Race (a.k.a. AF Corse), à frente de Piti Bhirom Bhakdi/Carlo Van Dam.

Na divisão GTM, as vitórias foram repartidas irmãmente: Dylan Derdaele/Hisashi Kunie, com um Porsche, faturaram o primeiro lugar no sábado, com Kenneth Lim/James Cai levando a melhor no domingo a bordo de uma Ferrari. Correndo sozinho no Audi R8 LMS da Absolute Racing, Jerry Wang se estabeleceu na liderança do campeonato com 130 pontos, contra 94 de Hisashi Kunie e 61 da dupla formada por Ken Urata/Takuma Aoki.

Classificação do GT Asia após cinco rodadas e nove etapas:

1. Darryl O’Young (Aston Martin) – 127 pontos
2. Adderly Fong/Keita Sawa (Bentley) – 123
3. Anthony Liu Xu/Davide Rizzo (Ferrari) – 111
4. Piti Bhirom Bhakdi (Ferrari) – 95
5. Carlo Van Dam (Ferrari) – 85
6. Mok Weng Sun (Ferrari) – 70
7. Duncan Tappy (Bentley) – 68
8. Daniel Lloyd (Aston Martin) – 64
9. Jonathan Venter (Aston Martin) – 63
10. Richard Wee (Ferrari) – 60
11. Richard Lyons/Frank Yu (Aston Martin) – 58
12. Hiroshi Hamaguchi (McLaren) – 54
13. Jeffrey Lee (Bentley) – 53
14. Jacky Yeung (Bentley) – 52
15. Matt Griffin (Ferrari) – 51
16. Jiang Xin/Max Wiser (Ferrari) – 45
17. Zen Low/Fairuz Fauzy (Lamborghini) – 44
18. Vitantonio Liuzzi (McLaren) – 38
19. James Calado (Ferrari) – 36
20. Toni Vilander (Ferrari) e Fu Songyang (McLaren) – 25
22. Andy Meyrick (Bentley) – 21
23. Dilantha Malangamuwa/Kota Sasaki (Lamborghini) – 19
24. Andrea Caldarelli (McLaren) – 17
25. Álvaro Parente (McLaren), Andy Soucek (Bentley), Jean-Karl Vernay (Bentley) e Andrew Kim (Bentley) – 16
29. Dominic Ang/Adrian D’Silva (Ferrari) – 14
30. Naoki Yokomizo (Ferrari) – 10
31. Jerry Wang (Audi), Craig Baird (Ferrari), Hisashi Kunie (Porsche) e Alessandro Pier Guidi (Ferrari) – 9
36. André Couto (McLaren) – 8
37. Nathan Antunes/Rod Salmon (McLaren) – 7
38. Dylan Derdaele (Porsche) – 5
39. Keiichi Mori (Porsche) e Warren Luff (Audi) – 4
41. Kimiro Yashiro (Porsche) e Ho-Pin Tung/Phillip Ma (Audi) – 3
43. Shota Hanaoka (Porsche) e Keong Wee Lim/Melvin Moh (Porsche) – 2
45. James Cai/Kenneth Lim (Ferrari) e Tetsuya Makino (Porsche) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *