Autobol

11950278_994384950602930_9122074720036362522_o

RIO DE JANEIRO – Foto e relíquia compartilhada pelo Dú Cardim no Facebook. Campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, anos 70: Fluminense x Botafogo, o mais antigo clássico do futebol brasileiro – tanto que é chamado de “Clássico Vovô” – disputado na modalidade Autobol, popularíssima naqueles tempos.

Sem autódromo (igualzinho a hoje, só que numa situação até mais privilegiada porque havia onde construir um) e em tempos de Maracanã quase sempre lotado, o carioca se divertia em prosaicas partidas do violento esporte bretão transformado em partidas com carros comprados no ferro-velho. As coqueluches eram os Renault Gordini e os VW Zé do Caixão, porque segundo se dizia na época, os carros com frente quadrada conduziam melhor a enorme bola de couro disputada a parachoque, como se vê pelo instantâneo.

O Fluminense e o Botafogo tinham como rivais, além do Vasco e do Flamengo, o América. Os jogos – disputadíssimos e cheios de gols, aliás – chegaram a ser transmitidos na televisão e a reunir bom público. Alguns escretes, como o do Flu, tinham o requinte de possuir em campo o lendário Willys Interlagos. O Campeonato Carioca de Autobol infelizmente durou pouco, mas o tricolor das Laranjeiras foi pioneiro até na modalidade em quatro rodas: ganhou o primeiro título em 1973 e só não repetiu a dose no ano seguinte – já que o Botafogo foi o campeão – porque a partir de 1975, por conta da crise do Petróleo, não houve mais campeonato.

Esse tal de Autobol… podia voltar, hein? Que fosse no interior, mas podia voltar.

 

Comentários