Dobradinha Ford em Sandown Park

Race 24
A Ford caminha a passos largos para a conquista do título do International V8 Supercars, com Mark Winterbottom ou Chaz Mostert

RIO DE JANEIRO – Cada vez mais existe a certeza de que a Ford vai derrubar o predomínio da Holden no International V8 Supercars Series neste ano e essa certeza foi aumentada no último fim de semana, durante a primeira prova da Pirtek Enduro Cup, competição paralela de provas longas que conta também com os 1000 km de Bathurst e a Gold Coast 600, nas ruas de Surfers Paradise.

A 9ª etapa do campeonato, disputada em 500 km de duração, teve dobradinha dos dois Falcon FG X alinhados pela Prodrive Racing Australia. A vitória foi de Mark “Frosty” Winterbottom, que correu em dupla com Steve Owen. Chaz Mostert, que dividiu o outro carro do time oficial de fábrica com Cameron Waters, chegou em 2º lugar ao fim de 161 voltas e pouco mais de 3h19min de disputa.

Shane Van Gisbergen/Jonathon Webb chegaram na 3ª colocação com o Holden da Tekno Autosport, seguidos por Garth Tander/Warren Luff (HRT/Holden) e David Reynolds/Dean Canto (Rod Nash Racing/Ford). A única marca além de Ford e Holden a conquistar um lugar na linha de frente foi a Nissan – Rick Kelly e David Russell completaram em décimo.

Pole position, a dupla campeã do Pirtek Enduro Cup formada por Jamie Whincup/Paul Dumbrell começou muito bem, com Dumbrell liderando no início da disputa. Mas um furo de pneu pôs por água abaixo as chances da Red Bull Racing Australia na prova. Eles acabaram em 15º lugar, duas posições atrás de Craig Lowndes/Steven Richards.

Na próxima etapa, os 1000 km de Bathurst, além dos 25 carros regulares, o grid terá duas inscrições extras: um Ford só com mulheres, guiado por Renee Gracie e Simona de Silvestro, além de um Holden da Novocastrian Motorsport para os irmãos Aaron e Drew Russell.

A situação do campeonato após a 9ª etapa é esta:

1. Mark Winterbottom – 2215 pontos
2. Chaz Mostert – 2017
3. David Reynolds – 1855
4. Craig Lowndes – 1792
5. Fabian Coulthard – 1694
6. Garth Tander – 1634
7. Shane Van Gisbergen – 1620
8. Jamie Whincup – 1586
9. James Courtney – 1373
10. Rick Kelly – 1301

Comentários

  • Também acredito que nesse ano a Ford é que vai festejar… e muito provavelmente com Winterbottom… se já não basta-se toda a competência aliada a regularidade, agora a “sorte” tem sorrido também… nessa corrida Whincup pôde confirmar isso… já estava pensando que a vitória seria dele quando tudo conspirou a favor de Winterbottom, e este precisou trabalhar para colocar as mãos na vitória ele o fez com maestria…

    Ainda acho que Chaz mostert vai incomoda-lo até o fim do campeonato… mas acredito que esse já tem dono e com méritos!

    Agora que eu queria entender o que anda ocorrendo com as outras marcas, no ano passado Nissan, Erebus e Volvo (principalmente) deram muito trabalho, mas nesse ano, tirando uma vitória da Erebus-Mercedez, ninguém mais tem feito boas corridas e sendo competitivo…

    Comentando sobre os co-pilotos…
    Dumbrell e Webb correram muitoooo, Webb pra mim foi até melhor que o titular Shane van gisberg.
    Agora o time de Winterbottom e Mostert tem que ficar de olho… seus co-pilotos foram péssimos….
    Os da Volvo até que foram bem… Premat se não fosse pela bagunça do mecânico no pit (o que foi aquela lambança com o macaco pneumático!?) teria se saído melhor… Chris Pither deveria ser promovido a titular… correu muito melhor que o David Wall…. (apesar que qualquer um deve correr melhor que ele…)

    na Erebus foi legal ver irmão correndo juntos, e os da Nissan não fizeram nada de mais, então deixa pra lá…

    Agora e o vovô Ingall? Correu muito!!! Corridaça dele!!!! o mais legal foram as piadas durante e depois da transmissão envolvendo ele… até a bengala levaram pra ele…

    Foi uma corrida boa, onde tivemos bons momentos apesar do traçado não ser dos melhores do campeonato, pelo menos foi melhor que a do ano passado.

    Agora que venha Bathurst!!!!

    • Fernado,

      Sei não se isso se mantém… quando a Ford resolveu sair do WRC (e agora da V8) a impressão era de que saia para deixar de tomar “patada” da Citroen (aqui na V8 seria da Holden), mas que se consegui-se um título ficaria, no WRC não veio, mas na V8 parece que virá… então não sei se essa decisão não deve ser revista… ainda mais pelo domínio que “Frost” vem exercendo…

      Acho que a Ford assim como qualquer outra montadora de renome vive de propaganda… e ser sempre vice pega mal… ainda mais num país como a Austrália onde o povo ama carros e corridas… ser tachado de segundona não pega bem…

      Torço para que a Ford fique e que ano que vêm todas melhorem para o campeonato pegar fogo como sempre!