É tetra! O’Connell triunfa de novo no PWC

rsz_phoca_thumb_l_d1509mrls7773mks
Mesmo tocado por Beretta e terminando em 12º, O’Connell é tetracampeão do Pirelli World Challenge (Foto: WC Vision)

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez o troféu de campeão do Pirelli World Challenge vai para o veterano Johnny O’Connell. O piloto da Cadillac enfileira o quarto título consecutivo no certame estadunidense de Grã-Turismo, após uma corrida tensa no Mazda Raceway, em Laguna Seca, na Califórnia.

A 20ª e última etapa do campeonato trazia no grid os principais postulantes ao título um tanto quanto separados. Enquanto O’Connell largava da 5ª posição, na terceira fila, o monegasco Olivier Beretta partia do 12º posto com a Ferrari F458 #61 da R.Ferri Motorsports para uma corrida de recuperação que o levou ao quarto lugar, exatamente atrás de O’Connell no posicionamento de pista. À frente deles, as Ferrari da NGT Motorsports, que dominaram amplamente a prova com os italianos Alessandro Balzan e Alessandro Pier Guidi.

Na 25ª volta, Beretta jogou duro contra O’Connell na freada para a famosa curva do Saca-Rolha (Corkscrew) e os dois bateram. O piloto do Cadillac baixou para a 14ª colocação na disputa e Beretta, com a manobra de contato evitável, foi investigado e depois punido pela direção de prova, caindo para sétimo atrás de JD Davison. Mesmo em décimo-quarto, O’Connell levava o título por uma diferença de dois pontos apenas para o rival. Mas tudo se resolveu a quatro voltas do final, quando Beretta saiu da pista e da corrida. Com apenas 19 pontos somados, o ex-piloto da Fórmula 1 dava adeus às suas aspirações de título.

O’Connell ainda ganhou duas posições e chegou em 12º na quadriculada. Levou o caneco com um total de 1679 pontos, 61 a mais que Beretta, vice-campeão do PWC. Ryan Dalziel chegou em terceiro na corrida final e também no campeonato, superando o australiano JD Davison. Kévin Estre e Ryan Eversley fecharam os seis melhores da tabela final da temporada 2015.

Na divisão GTA, com Frankie Montecalvo já campeão antecipado, a vitória na última prova do ano foi de Eric Lux, que terminou em oitavo na classificação geral. Este resultado o deixou em 4º na temporada, atrás não só de Montecalvo, como também do vice-campeão Henrique Cisneros (que não correu em Laguna Seca) e do 3º colocado, o mexicano Martín Fuentes. Na GT Cup, Colin Thompson ratificou o domínio ao longo da temporada e venceu a última prova em sua categoria. Sloan Urry levou o vice e Lorenzo Trefethen foi o 3º colocado na tabela final do campeonato.

Nas outras subclasses do Pirelli World Challenge, o panorama foi definido em favor dos seguintes pilotos: Michael Cooper foi o campeão da GTS com o Chevrolet Camaro Z28 da Blackdog Speed Shop, mesmo chegando em 10º na corrida vencida por Kris Wilson; na TC, Ernie Francis venceu a última etapa mas o título foi de Corey Fergus, a bordo de seu Porsche Cayman; na TCA, taça de campeão para Jason Wolfe em seu Kia Forte e na TCB, mesmo com o 13º lugar em Laguna Seca, Johan Schwartz levou as honras e conquistou o título.

A temporada 2016 do PWC já tem um esboço de calendário. Serão onze eventos, mas dois deles estão em aberto. Um deles é em agosto, num circuito a definir – e que até pode ser o Miller Motorsports Park, em Utah, desde que os novos responsáveis pela pista mantenham o contrato com os organizadores do certame. Caso contrário, uma outra alternativa está em estudo. O campeonato se encerrará novamente em Laguna Seca, mas desta vez em outubro e em data ainda a ser definida. Como novidade, a categoria terá um evento no fim de semana do “Memorial Day”, importante feriado nos EUA, no circuito de Lime Rock Park, em Connecticut. O circuito urbano do Belle Isle Park, em Detroit, está descartado para o próximo ano.

Calendário do PWC 2016:

5/6 março – Circuito das Américas (COTA)
12/13 março – St. Petersburg
16/17 abril – Long Beach
23/24 abril – Barber Motorsport Park
21/22 maio – Canadian Tire Motorsport Park
27/28 maio – Lime Rock Park
25/26 junho – Road America
29/30 julho – Mid-Ohio Sports Car Course
Agosto – circuito a definir
17/18 setembro – Infineon Raceway
Outubro – Mazda Raceway

Comentários