Ogier é tricampeão!

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Mais um título de Ogier, dos franceses e dos Sébastien no WRC. Terceiro do piloto da VW e 12º consecutivo de pilotos Sébastien do país

RIO DE JANEIRO – Deu a lógica no World Rally Championship (WRC): com larga antecedência, faltando três eventos para o fim da temporada, o francês Sébastien Ogier conquistou o tricampeonato do Mundial de Rali, mantendo a hegemonia do país e dos “Sebastiões” na modalidade. São nada menos que doze títulos consecutivos dos Tiões – três de Ogier, nove de Loeb.

O Rali da Austrália, disputado neste fim de semana, foi um dos mais acirrados do ano. Durante os dois primeiros dias, Kris Meeke e Hayden Paddon, principalmente o irlandês da Citroën, deram muito trabalho à trinca Volkswagen. Mas Ogier resolveu as coisas à sua maneira. Nos cinco trechos cronometrados deste domingo, o agora tricampeão mundial foi o mais veloz em TODOS, inclusive no Power Stage disputado na segunda passagem em Wedding Bells. Com isso, fez a pontuação máxima, chegou a 235 pontos e tornou-se inatingível na classificação, assim como a Volkswagen entre as marcas. Com o resultado do Rali da Austrália, o construtor germânico chegou também a mais um título mundial na modalidade.

Um título mais do que merecido: Ogier foi soberano até aqui no WRC. Venceu sete provas (com esta de hoje) e foi nove vezes ao pódio. Só falhou na Argentina, mas mesmo assim não deixou de pontuar ao vencer o Power Stage na perna sul-americana do Mundial.

Ao finlandês Jari-Matti Latvala restou o 2º lugar na geral e no Power Stage, deixando o atual vice-campeão com 134 pontos, vinte e três a mais que Andreas Mikkelsen, terceiro na última etapa e quarto ao fim do Rali da Austrália. Kris Meeke salvou a honra da Citroën sem se render e ainda conseguiu um importante pódio com o 3º posto.

Hayden Paddon manteve-se firme como o melhor piloto Hyundai no fim de semana, aproveitando todo o seu conhecimento como natural da Oceania (embora seja neozelandês, é bom frisar). Ele chegou em 5º a menos de um minuto de Ogier, trazendo Ött Tanak em sexto como o melhor piloto Ford – o que não se constituiu em surpresa, haja visto o que Elfyn Evans enfrentou ao longo do evento.

Também o Rali da Austrália não foi dos mais positivos para Thierry Neuville (sétimo) e Dani Sordo (oitavo). Já o catari Nasser Al-Attiyah, que correu mesmo com um Ford Fiesta após andar de Skoda na prova anterior, ganhou a etapa na WRC2 e chegou em 10º na geral. Com a vitória na categoria suporte do Mundial de Rali, a terceira dele em 2015, Al-Attiyah dispara na liderança dos pilotos do WRC2, rumo ao bicampeonato mundial.

A classificação final do Rali da Austrália:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 2.59’16”4
2. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 12”3
3. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 32”6
4. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 38”5
5. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 55”0
6. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’38”0
7. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) – 2’08”3
8. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) – 2’15”2
9. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 4’33”7
10. Al Attiyah-Baumel (Ford Fiesta S2000) – 11’46”5

Classificação do campeonato:

1. Sébastien Ogier (campeão por antecipação) – 235 pontos
2. Jari-Matti Latvala – 134
3. Andreas Mikkelsen – 111
4. Mads Østberg – 90
5. Thierry Neuville – 86
6. Kris Meeke – 71
7. Elfyn Evans – 63
8. Ött Tanak – 62
9. Hayden Paddon e Dani Sordo – 56
11. Martin Prokop – 33
12. Khalid Al Qassimi – 9
13. Juho Hänninen e Yuriy Protasov – 8
15. Nasser Al-Attiyah – 7
16. Abdulaziz Al-Kuwari, Robert Kubica e Sébastien Loeb – 6
19. Esapekka Lappi, Diego Domínguez e Paolo Andreucci – 4
22. Nicolás Fuchs, Gustavo Saba, Jan Kopecky e Pontus Tidemand – 2
27. Jari Ketomäa, Lorenzo Bertelli e Stéphane Lefévbre – 1

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