PWC em ritmo de decisão

phoca_thumb_l_d1508sonoma15793mks

RIO DE JANEIRO – Domingo tem decisão no Mazda Raceway, em Laguna Seca: o Pirelli World Challenge encerra sua temporada 2015 com 107 carros inscritos nas diferentes categorias que compõem o evento. Só as divisões GT/GTA/GT Cup reúnem 38 dos participantes para a prova final do campeonato.

Lista de inscritos do PWC em Laguna Seca

Atual campeão do PWC, o experiente Johnny O’Connell sai em vantagem na busca do quarto título consecutivo. O piloto do Cadillac ATS-V GT3 #3 soma 1625 pontos e quatro vitórias. Olivier Beretta, com a Ferrari #61 da R. Ferri Motorsport, ganhou três corridas na temporada e está com 1599 pontos, na vice-liderança do certame. JD Davison é o terceiro com 1490 pontos, seis à frente de Ryan Dalziel. O piloto da AE/Nissan tem uma vitória. O escocês da EFFORT Racing, duas.

Dalziel praticamente perdeu suas chances ao se ausentar na rodada dupla de Sonoma, por conta do conflito de datas com o FIA WEC. Mas não é impossível que o piloto conquiste o título: ele precisa de uma combinação monstro de resultados para poder quebrar a sequência de campeonatos conquistados por Johnny O’Connell.

Para a prova deste fim de semana, 19 carros compõem o plantel da GT. As novidades vêm da equipe Momo NGT Motorsport, que decidiu alinhar suas duas Ferrari para os experientes italianos Alessandro Balzan e Alessandro Pier Guidi, uma vez que Frankie Montecalvo já levou por antecipação o título na classe GTA e Henrique Cisneros, titular do carro #30, não pode mais alcançá-lo.

A divisão GTA terá onze inscritos e a volta de dois nomes ao certame: Tim Pappas, que começou o ano com um Mercedes-Benz SLS AMG GT3 e trocou para um Dodge Viper GT3-R, regressa para a última prova dele antes da passagem ao Weather Tech SportsCar Championship. Quem também retorna é Alex Welch, que só correu em dois eventos no resto do ano, em Austin e Road America.

Na classe GT Cup, cujo campeão antecipado é Colin Thompson, serão vistos oito Porsche GT3 Cup no circuito da Califórnia – basicamente os mesmos que competiram em Sonoma. Na briga pelo vice-campeonato, 87 pontos separam o 2º colocado Sloan Urry do seu principal rival, Lorenzo Trefethen.

As demais categorias que vão correr em Sonoma são a GTS (25 inscritos no total) e as divisões de Turismo – TC/TCA/TCB – totalizando 44 carros no plantel. Na GTS, Michael Cooper chega ao último evento do ano na liderança: o piloto do Chevrolet Camaro Z28 da Blackdog Speed Shop soma 107 pontos de frente para o rival Andrew Aquilante, que conduz um Ford Mustang Boss 302 da Phoenix American Motorsports.

Na TC, Corey Fergus (Porsche Cayman/Motorsports Promotions) vai para a decisão com 47 pontos de vantagem para Ernie Francis Jr. (Mazda RX-5/Breathless Racing). A classe TCA tem Jason Wolfe (Kia Forte/Kinetic Motorsports) chegando à última prova na liderança com 1571 pontos e Johan Schwartz (Chevy Sonic/Tech Sport Racing) está na frente da TCB com 1860.

Comentários