SRO anuncia 56 carros para a última prova do Blancpain Endurance Series

2-belgian-wrt-bes-monza
Com o Audi #2 do Belgian Audi Club Team WRT, Frank Stippler e Stéphane Ortelli chegam à última prova como favoritos ao título do Blancpain Endurance Series na divisão principal

RIO DE JANEIRO – Última etapa do Blancpain Endurance Series, a iRacing.com GT500 será disputada no próximo dia 20 no circuito alemão de Nürburgring. Organizadora do certame, a SRO (Stéphane Ratel Organisation) anunciou um total de 56 carros inscritos para o evento que fecha a temporada de 2015.

Lista de inscritos para a iRacing.com GT500

O plantel é bem diversificado. São 22 inscrições na Pro Cup, 21 na Pro-Am e as demais 13 na Am Cup. E apesar de reunirem chances matemáticas de título na classe principal, o finlandês Markus Palttala e o alemão Lucas Luhr não serão vistos na prova final do campeonato – assim como o time belga Marc VDS Racing, que cogitou se inscrever com sua BMW Z4 GT3. Em razão de compromissos já assumidos dos dois pilotos com o Tudor United SportsCar no COTA, em Austin, não seria possível contar com eles e o chefe de equipe Marc Van der Straeten abriu mão do sonho.

Com menos um concorrente de fora, as possibilidades estão abertas para os atuais líderes Frank Stippler e Stéphane Ortelli, que somam 56 pontos após as 24 Horas de Spa-Francorchamps. Stef Dusseldorp e Nico Bastian, com o Mercedes da Rowe Racing, estão oito pontos atrás e Katsumasa Chiyo/Alex Buncombe/Wolfgang Reip ocupam o 4º lugar com 47. A vitória confere 25 pontos, então dá pra dizer que até o trio Robin Frijns/Jean-Karl Vernay/Laurens Vanthoor, todos têm chances matemáticas de conquistar o título na Pro Cup.

A participação brasileira está garantida mais uma vez, com a BMW Z4 da agora rebatizada AH Competições Team Brasil, na despedida do modelo do construtor germânico, que não será mais utilizado a partir de 2016. O carro #0 terá a bordo Cacá Bueno/Felipe Fraga/Sérgio Jimenez e o #77 vai ser conduzido por Valdeno Brito/Átila Abreu/Matheus Stumpf. Bruno Senna vai de novo com a Von Ryan Racing e seu McLaren 650S GT3, partilhado com o britânico Adrian Quaife-Hobbs e o português Álvaro Parente.

51-AF-Corse-Ferrari
Já campeões da divisão Pro-Am, Duncan Cameron e Matt Griffin cumprem tabela na etapa final do campeonato

Na classe Pro-Am, a situação para a última corrida do ano é “pró-forma” uma vez que Duncan Cameron e Matt Griffin não podem mais ser alcançados por ninguém. A dupla da Ferrari #51 da AF Corse já conquistou o título. Com 30 pontos de vantagem para o português Francisco Guedes, os britânicos correm com a taça debaixo do braço. Como curiosidade, o luso não vai correr em Nürburgring, o que deve abrir a outras formações a possibilidade da conquista do vice. Como novidade nesta categoria, a participação da Sébastien Loeb Racing, com um Audi R8 LMS inscrito para David Hallyday/Tony Samon/Lonnie Martins.

Blancpain-2015-Cricuit-Paul-Ricard-Audi-R8-Ian-Loggie-Julian-Westwood-Photo-Antoine-Camblor.j-600x399
A dupla formada por Ian Loggie e Julian Westwood chega à última etapa na liderança da Am Cup

A divisão Am Cup chega à última etapa com Ian Loggie/Julian Westwood, do Team Parker Racing, na liderança do campeonato com cinco pontos de vantagem para Andrey Birzhin/Rino Mastronardi/Fabio Mancini (Glorax Racing) e seis para Jürgen Haring/Frank Schimckler/Dimitrius Konstantinou (Attempto Racing). Em Nürburging, os ponteiros da tabela terão o reforço de Benny Simonsen, irmão do falecido dinamarquês Allan Simonsen, para chegar ao título inédito no Blancpain Endurance Series.

O ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez, que vem em 7º lugar no campeonato ao lado do parceiro Anthony Pons, volta ao cockpit após não disputar as 24h de Spa-Francorchamps. O carequinha vai acelerar a Ferrari F458 GT3 #16 do Team AKKA-ASP, que terá mais uma inscrição nesta divisão e um carro bastante forte na Pro Cup, com Tristan Vautier/Alessandro Pier Guidi/Morgan Moulin-Traffort.

Comentários