Tudo pronto para o Rali da Austrália

Ogier-Australia
Líder do campeonato, o bicampeão Sébastien Ogier persegue a sétima vitória no ano, no Rali da Austrália

RIO DE JANEIRO – O World Rally Championship (WRC) está no outro lado do mundo neste fim de semana. De sexta até domingo, tudo à noite e de madrugada pelo nosso horário, será disputado o 10º evento da temporada. O Rali da Austrália, por conta da distância para a Europa, acaba sendo também um dos menos atrativos em matéria de inscrições. Não foi surpresa notar que somente 27 duplas vão disputar o evento, que começa desfalcado de um dos principais pilotos do campeonato.

O norueguês Mads Østberg, da Citroën, sofreu um acidente no reconhecimento das estradas do percurso, efetuado sempre com carros de passeio e 48h antes do shakedown. Como efeito da pancada, o nórdico fraturou duas costelas e foi vetado da competição. O francês Stéphane Lefévbre, que não disputaria a prova, foi chamado às pressas e terá a responsabilidade de substitui-lo no Citroën DS3 WRC oficial de fábrica, tendo como navegador o experiente Stéphane Prevot.

Onze duplas foram inscritas na prioridade 1, para os carros que pertencem à classe principal do WRC. Líder do campeonato, Sébastien Ogier logicamente encabeça o plantel, que conta ainda com seus colegas de Volkswagen Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen. A Hyundai surpreendeu e fez uma alteração de status quo no time do construtor sul-coreano. Nesta prova, Dani Sordo guiará o carro #20 com seu navegador Marc Martí, enquanto Hayden Paddon alinha no #8 junto a John Kennard. Desta vez, entre os pilotos de equipes não-oficiais, não veremos nem Robert Kubica e muito menos Martin Prokop: o único privado inscrito é Lorenzo Bertelli, junto ao parceiro Lorenzo Granai.

No WRC2, apenas sete duplas vão concorrer pelos pontos no campeonato. Atual campeão, Nasser Al-Attiyah assumiu a liderança após o Rali da Alemanha e estará presente na prova australiana. A lista de inscritos que encontrei traz o catari a bordo de um Ford Fiesta, muito embora eu acredite que ele irá de Skoda Fabia. Já o finlandês Esapekka Lappi, assim como o time oficial do construtor tcheco, não fez a viagem para a Oceania.

Outros destaques da categoria são o saudita Yazeed Al-Rajhi, que fez ótima aparição este ano no Rali Dakar e os ídolos locais Nathan Quinn e Scott Pedder. Este último, por sinal, tem grandes chances de chegar a um top 10 na classificação geral.

O Rali da Austrália será disputado em 17 trechos cronometrados. Oito abrem o evento, que gravita em torno de Coffs Harbour. A etapa de Nambucca, no sábado, é a mais extensa – com 50 km em cada uma das duas passagens. O Power Stage, que contempla os três mais rápidos com pontos extras na classificação, será na última especial em Wedding Bells.

Comentários

  • Tudo pronto para o Rali da Austrália !!!!??????
    No Brasil “Quase” !!!!!!

    Rodrigo, parabéns pelo Site que diariamente visitamos…
    Qto ao WRC na Austrália que deve ser realmente mais um Show
    peço que você “ensine” seu colega de transmissões, o Sergio “Lag” digo Lago, a trabalhar antes das transmissões e aprender realmente o Nome dos Pilotos e Co-pilotos.
    É inadmissível um Profissional que se dispõem a transmitir um Rally do WRC numa Emissora que “pagamos” para acessar e escutar os “Erros mais Crassos” de um Repórter que por Profissionalismo, deve como você se interar, antecipadamente à transmissão, dos nomes das Equipes e Pilotos que vão participar.
    Espero que entenda como uma crítica positiva, já que talvez você seja uma das raras pessoas que divulga este Esporte em nosso País.
    Escutar o Sergio “Lag” a falar “Latvala” ou antes “Loeb” do jeito que ele fala, entre vários outros absurdos, realmente é demais para um cara que esta sendo pago para isso. Até mesmo um comentário dele “ao vivo” dizendo que o WRC não era um “EVENTO” interessante para o público ou mesmo a TV !!!!! Ele não sabe nem que é o Carlos Sainz !!!!!!!!!!
    Fica lá com os limitados na NASCAR que ele sabe o nome até dos Avós dos mecânicos. Tem que ser realmente Profissional para transmitir um Evento Internacional na TV.
    No mais, muio sucesso para você e mais transmissões do WRC
    aonde estão os “pocos” e melhores Pilotos do Mundo.
    Abs,