TUSC: 60 vezes Scott Pruett
RIO DE JANEIRO – Aos 55 anos de idade, Scott Pruett continua em forma e ainda é capaz de feitos como o do último sábado. O veterano piloto da Chip Ganassi Racing venceu com Joey Hand a Lone Star Le Mans, penúltima etapa do Tudor United SportsCar Championship, disputada no Circuito das Américas (COTA), em Austin. Pena para a dupla do Ford EcoBoost Riley DP #01 que o triunfo tenha sido tão tardio, pois as chances deles são diminutas quanto a título. Mas a vitória teve um significado especial: foi a 60ª conquista de Pruett nas provas de longa duração nos EUA.
Largando da pole position num grid de 36 carros, Pruett dominou no primeiro stint e fez sua parte até entregar o volante para Hand. A estratégia de três paradas funcionou a contento e, apesar da corrida ter tido uma grande variedade de líderes (sete ao todo, inclusive o insólito DeltaWing e até um dos Prototype Challenge), o protótipo azul e branco da CGR não foi contestado. A dupla recebeu a quadriculada com pouco menos de 17 segundos de vantagem para os irmãos Ricky e Jordan Taylor, que após uma péssima classificação fizeram uma excelente corrida e terminaram em segundo.
Resultado final da Lone Star Le Mans
Oswaldo Negri largou na segunda fila e fez mais uma ótima apresentação ao lado do parceiro John Pew, porém sem conquistar um lugarzinho no pódio: a dupla do #60 da Michael Shank Racing terminou em quarto lugar, superada pelo Corvette DP dos líderes do campeonato Michael Valiante/Richard Westbrook. A dupla da Spirit of Daytona tem grandes chances de conquistar o título e evitar o bicampeonato de Christian Fittipaldi/João Barbosa. Basta a eles completar uma distância mais do que suficiente na última etapa, a Petit Le Mans, em Road Atlanta, para chegar lá.
Por falar na dupla do Corvette DP #5 da Action Express Racing, embora tenham liderado a disputa por duas voltas, por conta da estratégia, Barbosa e Fittipaldi terminaram num modesto 10º lugar na geral e sexto na Prototype, por conta de uma penalização por infração ao regulamento nas paradas de box. O resultado no COTA deixa o luso e o brasileiro seis pontos atrás dos líderes, empatados com os companheiros de equipe Eric Curran/Dane Cameron, que terminaram em 5º lugar.
Na Prototype Challenge, Colin Braun/Jonathan Bennett deram o passo decisivo para conquistar o título da temporada – aliás, para o bicampeonato. A dupla do Oreca FLM09C da CORE Autosport chegou em 5º lugar na geral e se mostrou imbatível no Texas. A vantagem para o segundo da classe, o protótipo da RSR Racing guiado por Chris Cumming e pelo brasileiro Bruno Junqueira foi de cerca de 25 segundos. Mike Guasch/Tom Kimber-Smith completaram em 4º na categoria, resultado que dá a Bennett/Braun uma confortável vantagem de 12 pontos antes da última etapa da temporada.
A Porsche dominou nos treinos da GTLM, mas quem riu por último foi a rival germânica BMW, numa das últimas apresentações do modelo Z4 GTE. Numa corrida repleta de alternativas, o carro #25 de Dirk Werner/Bill Auberlen superou nos minutos finais a Ferrari de Pierre Kaffer/Giancarlo Fisichella para chegar à vitória em sua categoria. Líder do campeonato, Patrick Pilet salvou um pódio com o 3º posto, correndo em dupla com o britânico Nick Tandy. Em contrapartida, Antonio Garcia/Jan Magnussen terminaram num apagado 6º lugar e praticamente perderam suas chances de chegar à Road Atlanta para tentar o título de 2015. O triunfo na etapa do COTA agora deixou a dupla da BMW #25 em segundo lugar – com chance, portanto, de ainda superar o ponteiro Pilet. O francês soma 279 pontos contra 276 dos pilotos do time bávaro. Magnussen/Garcia têm agora 269 pontos e a dupla Kaffer/Fisichella está em quarto, com 266.
Na GTD, triunfo para o SRT Viper GT3-R de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen, naquela que é a segunda vitória do #33 da Riley Technologies nas últimas três corridas do campeonato. E não foi fácil, porque conseguiram recuperar depois de uma penalização stop & hold de 60 segundos por conta de uma infração, para derrotar o BMW Z4 GT3 de Michael Marsal/Markus Palttala, outro que veio em excelente performance após largar de 10º no grid da categoria.
Igualmente punido por infração no box, o Audi R8 LMS de Christopher Haase/Dion Von Moltke conquistou um importante resultado: chegaram em 3º lugar, o que mantém a dupla do #48 da Paul Miller Racing na batalha pelo campeonato. O melhor Porsche foi o de Ian James/Mario Farnbacher, que concluiu em quarto, à frente de Spencer Pumpelly/Patrick Lindsey.
Apesar de não ter tido um grande resultado no COTA, a dinamarquesa Christina Nielsen segue líder na GTD. A piloto da TRG-AMR chegou em 8º em dupla com o parceiro Kuno Wittmer, resultado que deixou a nórdica com 256 pontos, um à frente de Haase/Von Moltke. Townsend Bell/Bill Sweedler completaram a prova de sábado em sexto e seguem em 3º na tabela, com 252 pontos.
O brasileiro Pierre Kleinubing e seu parceiro Ray Mason terminaram mais uma vez entre os 10 primeiros em sua divisão. Acabaram justamente em décimo e em 31º na geral. Após quatro corridas, somam 93 pontos, ocupando a 14ª colocação na classificação.
Os relógios Tudor despedem-se como primary sponsor do United SportsCar Championship na última etapa do campeonato, marcada para 3 de outubro. A Petit Le Mans será disputada em sua 18ª edição – segunda da história com duração fixada em 10h de disputa.
Depois do BoP promovido pela IMSA nos últimos GPs, os Corvettes estão inferiores em questão de pista…. assim fica mais fácil para os europeus… a desculpa da IMSA foi a dita “missão verde”… quem perde e público… o campeonato ficou difícil, mas a possibilidade de vencer em Road Atlanta pode coroar o ano espetacular, vencendo as 4 endurance mais importantes do calendário.
Rodrigo, só uma pergunta a Chip Ganassi vai manter o carro dela na Prototype ou a tendencia e só correr com o ou os Ford GT.
Oficialmente a idéia é ter carros na Prototype e na GTLM. Vamos aguardar.
Ok
Caro Rodrigo?
A prova passou no FoxSports?? se não vai ter VT??
Não foi transmitida ao vivo. Deve haver VT mas não tenho essa informação ainda.