6h de Fuji: Porsche trucida recorde no Japão

ah-wec-2015-fuji-pq-05
Mais uma pole dos “Fuscões”: Mark Webber e Timo Bernhard quebraram o recorde do circuito de Fuji para o WEC

RIO DE JANEIRO – O carro mais rápido do WEC mostra mais uma vez sua força: o Porsche 919 Hybrid conquistou nesta madrugada mais uma pole position, agora para a disputa das 6h de Fuji, sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. E novamente o #17, vencedor nas duas últimas corridas, brilhou com um desempenho excepcional de seus pilotos.

Mark Webber e Timo Bernhard conduziram o Fuscão à posição de honra do grid, trucidando o antigo recorde da pista de 4,563 km de extensão do Fuji Speedway. O australiano e o alemão ficaram com a média de 1’22″763, sendo que coube a Webber a honra do melhor tempo do fim de semana até agora – 1’22″639.

Resultado da qualificação para as 6h de Fuji

“Não foi uma qualificação das mais fáceis”, disse o canguru. “A Audi mostrou muita velocidade, o que faz crer que a competição será dura”, garante Webber.

De fato, a Audi deu muito trabalho aos coirmãos de Weissach. O carro #7 guiado por Bénoit Tréluyer e Andre Lotterer quase conseguiu um lugar na primeira fila do grid, mas o #18 – graças a um último esforço de Romain Dumas – garantiu a segunda posição porque o melhor tempo de Lotterer na qualificação foi cerca de dois décimos mais lento que o do francês da Porsche. Lucas Di Grassi e Loïc Duval garantiram a 4ª posição no grid para o segundo Audi R18 e-tron quattro, com a média de 1’23″245.

Totalmente fora do ritmo de Porsche e Audi, a Toyota faz papel de coadjuvante em sua própria casa: o #1 guiado por Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi foi o mais rápido entre os carros do construtor atual campeão do WEC – só que a 2″345 da pole. Mike Conway e Stéphane Sarrazin não fizeram muito melhor, colocando-se em sexto a mais de dois segundos e meio do Porsche de Webber e Bernhard. Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, o melhor tempo da qualificação foi do Rebellion R-One AER guiado por Alexandre Imperatori e Daniel Abt: a média deles foi melhor que a do #12 de Mathias Beche e Nicolas Prost. O CLM P1/01 da ByKolles, mesmo sendo um dos mais velozes protótipos em reta, não passou da 9ª posição no grid.

A seguir, vêm os LMP2 e a G-Drive Racing mostrou que está no bom caminho em Fuji: fez 1-2 no grid de sua divisão, com Julien Canal e Sam Bird arrematando o ponto extra da pole para a tripulação do Ligier JS P2 Nissan #26. A média deles foi de 1’31″529, contra 1’31″750 do #28 conduzido por Gustavo Yacamán e Ricardo Gonzalez. Embora não tenha participado da definição do grid, o brasileiro Pipo Derani ficou bastante contente com o resultado alcançado.

“Foi uma disputa bem apertada entre os dois carros da equipe. Perdemos a pole por dois décimos de segundo, mas temos um bom carro para a corrida e espero que o tempo não atrapalhe muito, porque deve chover amanhã. Mas estamos bem confiantes. Os dois carros da G-Drive estão rápidos e temos boas chances de brigar por um bom resultado”, confia Pipo.

Oliver Webb foi muito rápido no Morgan EVO da equipe SARD Morand e junto ao parceiro Pierre Ragues, desbancou o Oreca 05 Nissan da KCMG, líder da temporada na categoria. O #47 de Nick Tandy e Matt Howson, inclusive, teve alguns problemas que o impediram de brigar pela pole. O Alpine da Signatech fez o 5º tempo da LMP2, com Paul-Loup Chatin e Vincent Capillaire a bordo, batendo os dois Ligier JS P2 HPD da Tequila Patrón ESM e o Gibson da Strakka.

ah-wec-2015-fuji-pq-36
A AF Corse fez 1-2 no grid da LMGTE-PRO e a pole é da dupla James Calado/Davide Rigon

Na LMGTE-PRO, o equilíbrio de sempre: a média dos sete carros inscritos ficou exatamente dentro do mesmo segundo. E a pole position da categoria coube à Ferrari #71 da AF Corse, com ótima performance de James Calado e Davide Rigon, superando os atuais campeões Gimmi Bruni e Toni Vilander. O brasileiro Fernando Rees liderou o Aston Martin #99 na briga pela pole e fez um bom trabalho ao lado do britânico Alex MacDowall: a dupla obteve o 3º posto na classificação, superando os dois Porsche oficiais de fábrica e os outros dois carros preparados pela Prodrive.

E entre os LMGTE-AM, durou pouco a alegria da Larbre Competition pela primeira pole do ano com o Chevrolet Corvette C7-R conduzido por Gianluca Roda e Paolo Ruberti: na vistoria técnica, o carro foi excluído por um desacordo do tanque de combustível com relação ao regulamento técnico do FIA WEC. Assim, a pole foi transferida para a Ferrari dos líderes do campeonato: Aleksej Basov e Viktor Shaitar classificaram o carro #72 e conseguiram mais um ponto extra no campeonato, seguidos pelo Aston Martin conduzido por Pedro Lamy e Paul Dalla Lana e pela Ferrari de Emmanuel Collard e François Perrodo.

Apesar de marcar a melhor volta dentre todos os pilotos da categoria, Patrick Long e o astro de Hollywood Patrick Dempsey não foram além da 4ª colocação na classe, beneficiados pela desclassificação do #50. O outro Porsche da LMGTE-AM teve problemas técnicos durante a classificação e fez o pior tempo entre os 31 carros na pista.

A largada para as 6h de Fuji acontece às 23h de Brasília.

Comentários