Em compasso de espera: o panorama da Prototype Class para 2016

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A Michael Shank Racing, do brasileiro Oswaldo Negri, é uma das equipes confirmadas no IMSA Weather Tech SportsCar Championship no próximo ano

RIO DE JANEIRO – A classe Prototype do IMSA Weather Tech SportsCar Championship está em compasso de espera na próxima temporada. É que em 2017 entra em vigor o novo regulamento técnico para os modelos LMP2 de acordo com o ACO/FIA. Os carros dessa divisão passam a ter motor único e quatro opções de chassis, a saber: Oreca, Ligier, Dallara e Riley/Multimatic.

Mas nos EUA, será diferente. A IMSA vai rebatizar sua divisão principal de DPi (Daytona Prototype International) e permitirá o uso de múltiplos fabricantes de motor, já que HPD (Honda), Chevrolet (Corvette) e Ford têm motores hoje equipando os carros da divisão principal da série estadunidense. Também serão autorizadas diferentes carrocerias ‘vestindo’ os chassis homologados, seguindo mais ou menos o conceito aplicado nos Daytona Prototypes – só que com uma roupagem mais moderna.

Então, 2016 será um ano de transição, com muito poucas ou quase nenhuma novidade. A saída da Chip Ganassi Racing é dada como certa, mas pelo menos para Daytona pode haver um carro inscrito – porque Scott Pruett quer (de qualquer forma) a 7ª vitória geral nas 24 Horas e superar Hurley Haywood, com quem divide o recorde de triunfos na pista da Flórida.

O panorama da Prototype é o seguinte:

Action Express Racing

João Barbosa e Christian Fittipaldi conquistaram o bicampeonato da categoria e seguem a bordo do Corvette DP #5 da equipe chefiada por Gary Nelson. Também não deve haver nenhuma mudança para o bólido #31, que deve seguir confiado a Dane Cameron e Eric Curran, que fizeram ótima campanha na última temporada.

Previsão: 2 carros

Wayne Taylor Racing

Embora houvessem conversações iniciadas no COTA com a Larbre Competition, para a inscrição de um Corvette C7-R no WEC na classe LMGTE-PRO, tudo indica que os irmãos Ricky e Jordan Taylor retornam para mais uma temporada na Prototype. Max Angelelli, velho de guerra, vai reforçar o time do #10 nas provas de Endurance do NAEC.

Previsão: 1 carro

Spirit of Daytona/VisitFlorida.com Racing

O time de Troy Flis deve ter um LMP2 em 2017 e, enquanto isso, segue com o Corvette DP para a próxima temporada. A provável novidade para o próximo campeonato é a perda de um importante integrante: Richard Westbrook tem sido muito cotado para assumir o cockpit do Ford GT da Chip Ganassi Racing. Assim, Michael Valiante poderá ter um novo parceiro em 2016.

Previsão: 1 carro

Mazda Motorsports/Speedsource

O construtor nipônico enfim encerrou o programa de desenvolvimento do problemático motor Skyactiv-D turbodiesel e assim a próxima temporada será a última do Lola Mazda, só que com motor a gasolina a partir de agora. Pode haver mudanças no lineup de pilotos para o próximo ano.

Previsão: 2 carros

Michael Shank Racing

A Michael Shank Racing terá provavelmente o retorno de Oswaldo Negri e John Pew com o mesmo modelo Ligier JS P2 com que disputou a última temporada – talvez não com o mesmo chassi, já que o mesmo foi bastante danificado em acidentes na Petit Le Mans. Quem está em negociações avançadas com o time, visando um ingresso pelo menos nas provas de Endurance ou mesmo uma inscrição extra de um segundo carro no NAEC é Memo Rojas. A HPD poderá oferecer ao time de Ohio uma versão com cilindrada aumentada para 3,5 litros do motor Honda V6 Biturbo.

Previsão: 1 carro full season ou 2 no NAEC

PR1/Mathiasen Motorsports

A boa notícia para o próximo ano na classe Prototype é o possível ingresso da PR1/Mathiasen Motorsports na turma de cima. Com a interferência da IMSA, a equipe de Bobby Oergel costura um acordo para que o protótipo HPD ARX-04B Coupé não vire peça de museu e possa disputar o campeonato de 2016. A parte financeira fica por conta de Mike Guasch e seus apoiadores.

Previsão: 1 carro

DeltaWing Racing

O futuro do projeto DeltaWing DWC13 está em total dúvida, por conta de vários fatores: primeiro, claro, o regulamento a vigorar a partir de 2017 que invalida a participação do estranho protótipo. Segundo, o interesse de Don Panoz em introduzir um projeto novo de Grã-Turismo para o próximo ano e terceiro, o oferecimento escancarado que Memo Rojas tem feito a diversos times. Na dúvida, melhor não crer no retorno do carro #0 em 2016.

Previsão: não vão participar ou 1 carro

Tequila Patrón ESM

Já confirmada para mais um ano no WEC, o Mundial de Endurance, a equipe de Scott Sharp financiada pela Tequila Patrón poderá dar as caras com pelo menos um carro. Possibilidade de inscrição para todas as provas do NAEC (certame paralelo patrocinado pela marca de bebida alcoólica) ou apenas e tão somente para as 24h de Daytona.

Previsão: 1 carro (24h de Daytona ou NAEC)

Krohn Racing

Após uma boa temporada no ELMS, a Krohn Racing não se decidiu ainda quanto à participações futuras na classe LMP2. Mas nada impediria que o protótipo Ligier JS P2 do time texano seja visto pelo menos nas provas do NAEC ou em outros eventos pré-selecionados.

Previsão: 1 carro (24h de Daytona, 12h de Sebring ou NAEC)

DragonSpeed

O time de Elton Julian fará uma aparição one-off no IWSC, apenas nas 12h de Sebring, para a estreia nos EUA com o protótipo Oreca 05 Nissan. O próprio Elton estará de volta ao volante, tendo como parceiros o gentleman driver Henrik Hedman e Frankie Montecalvo. A DragonSpeed correrá toda a temporada do ELMS em 2016.

Previsão: 1 carro (12h de Sebring)

Starworks Motorsport

Peter Baron disputou apenas as 24h de Daytona neste ano (com Rubens Barrichello a bordo, inclusive) e com um protótipo BMW Dinan Riley DP. Não há indícios de que o equipamento volte às pistas no próximo ano e a equipe considera outras opções no horizonte.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Chip Ganassi Racing

Engajada no programa de desenvolvimento do novo Ford GT, a CGR considera disputar apenas as 24h de Daytona, alinhando seu Ford EcoBoost Riley DP para que Scott Pruett tente sua 7ª vitória na prova da Flórida e também da própria escuderia.

Previsão: 1 carro (24h de Daytona)

AF Racing

Com novo nome, para evitar sanções face o embargo econômico dos EUA contra os russos, a AF Racing (ex-SMP Racing) planeja participar de pelo menos duas provas com seu protótipo BR01 com motor Nissan. O projeto de Paolo Catone deverá ser visto também nos outros certames – WEC, ELMS e AsLMS em 2016.

Previsão: 1 carro (24h de Daytona e 12h de Sebring)

Comentários

  • Mesmo com algumas incertezas, acho que o grid se manterá razoavelmente em 2016. Espero que ao menos sejam mantidos os que disputaram esta temporada, exceto , sabidamente o #01 da Chip Ganassi.