Joãozinho Sobreira (1983-2015)

sbk14113_wli_1304201475

RIO DE JANEIRO – A motovelocidade nacional está novamente de luto. Morreu hoje, aos 32 anos de idade, o piloto da Superbike Brasil João Carlos Sobreira, mais conhecido como Joãozinho Treze. Ele sofreu um grave acidente na primeira bateria da corrida disputada neste domingo em Goiânia e infelizmente não resistiu às lesões sofridas.

Joãozinho disputava a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro no Autódromo de Goiânia, quando perdeu o controle da Kawasaki Ninja ZX-10RR na entrada da curva 1 do circuito, no início da terceira volta. O grave acidente provocou o procedimento de Safety Car, adotado em ocasiões do gênero. E o socorro foi demorado: pouco mais de um minuto após a queda, Sobreira foi atendido. O piloto foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), não muito longe da pista. Ele entrou com um quadro de parada cardiorrespiratória e já em estado crítico.

O óbito foi anunciado pouco antes das 14h30, hora programada para a disputa da segunda bateria da Superbike Brasil, a principal categoria do evento. Em virtude da morte de Joãozinho Sobreira, os organizadores do certame cancelaram o restante da programação. Logo após, foi divulgada no site oficial da categoria uma nota curta, lamentando o incidente.

“É com pesar que anunciamos o falecimento (18/10) do piloto João Carlos Sobreira, 32 anos, ‘Joãozinho Treze’ (#113), Mobil Ituran Racing. Ele passou reto na curva 1 depois de completadas duas voltas, não teve reação e bateu forte. Foi atendido pela unidade móvel no local e removido para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), que fica ao lado do autódromo, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

A família SuperBike Brasil está em profundo luto, e segue prestando todo o suporte e enviando força à família e aos amigos.”

O Grande Prêmio traz nesta matéria um vídeo com uma imagem de um espectador presente ao circuito, que gravou o acidente. As imagens são fortes!

Comentários

  • Muito estranho o acidente, passou direto, numa área de escape até relativamente grande. O socorro demorou mesmo, na transmissão percebi duas coisas. Primeiro chegaram espectadores no local do acidente, pelo outro lado da cerca e segundo, a ambulância estacionada num local um tanto quanto perigoso antes de atravessar a pista para prestar atendimento. De toda forma, uma pena, isso precisa servir de lição para que os circuitos possam ser aprimorados para receber corridas de motos

  • Não vi o vídeo.
    Mas sabe onde você pode vê-lo?
    No globo.com.
    Não mostram corrida de superbike mas desgraça sabem exibir.

  • Muitos suspeitam que ele já estava morto quando bateu no guard-rail por ter tido antes um mal súbito em cima da moto. Só uma autopsia para dizer o que realmente aconteceu. Uma pergunta : será que esses atuais pilotos brasileiros de motociclismo passam por algum tipo de acompanhamento médico durante o período de atividades de suas carreiras?

  • Triste…assisti ontem à transmissão em VT pelo Fox Sports 2, pouco antes da Sprint Cup…mais ou menos no horário em que foi anunciado o falecimento do piloto no evento…uma coisa que noto é que, sempre que não se noticia rapidamente o estado de saúde do piloto já indica a gravidade da situação…esta corrida trouxe também uma semelhança com Pocono na Indy este ano…foi uma boa corrida com disputas eletrizantes, porém marcada por uma tragédia que ofuscou tudo.
    Que João Sobreira, “Joãozinho Treze”, descanse em paz!!

  • Lamentável, corrida de moto vai sempre ser perigosa, não existe como evitar algumas situações criticas de uma corrida de moto, piloto é solto e sem proteção, não existe outra forma, o piloto vai pro impacto m esmo em caso de acidente.

    Mas algumas coisas poderiam ser uteis, como uma barreira macia antes do quard rail ……….. e outra coisa me chamou atenção………o quardrail do local do acidente poderia ser bem mais recuado não???? existe um espaço incrível atras dele!