Novidades no horizonte da GTLM em 2016

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Com média de apenas oito carros por prova, o plantel da GTLM ganha a Ford e pode ter mais inscritos em 2016

RIO DE JANEIRO – Após dissecarmos as possibilidades da divisão GTD do futuro Weather Tech SportsCar Championship, vamos analisar o horizonte da classe GTLM para a próxima temporada. Será um campeonato com diversas novidades, principalmente entre os carros: pelo menos três novos modelos vão fazer sua estreia e outros dois (ou três, talvez) passam por uma reformulação não só para atender às novas regras que dão mais potência aos GTLM – de acordo com o regulamento ACO/FIA – como também aos requisitos de segurança que incluem uma saída retrátil na capota dos bólidos.

A IMSA também aprovou para 2016 o uso de um combustível E20 – uma mistura de etanol e gasolina na razão de quatro para um: 20% de etanol e 80% de gasolina. Os combustíveis anteriormente homologados eram o E10, com 10% de álcool adicionado à gasolina e E85 com celulose. A classe GTLM vai usar combustível E20, sem nenhuma exceção.

Isto posto, vamos ao que cada construtor deve ter nas pistas em 2016.

Porsche

Campeã entre os construtores, com seis pontos de vantagem sobre a BMW, a Porsche fez também de Patrick Pilet o novo campeão da GTLM na série IMSA. O construtor de Weissach promete não deitar nos louros do belo trabalho feito neste ano – tanto que, para manter o título, vão com uma versão revisada do 991 RSR, naquela que tem tudo para ser uma das últimas temporadas deste carro derivado do histórico modelo 911.

Mais uma vez o running da Porsche North America ficará a cargo da CORE Autosport, pelo terceiro ano consecutivo. A escalação de pilotos será definida pela matriz e pode ser que haja, aqui e ali, uma ou outra mudança.

Já o Team Falken lamentavelmente cessou suas atividades – pelo menos no esquema que contava com o suporte do fabricante de pneus, que considerou seu trabalho ‘encerrado’ após sete temporadas nos EUA. Derrick Walker pretende manter a equipe viva, mas depende de suporte financeiro para atingir seu objetivo. Pouco provável até o momento.

Previsão: de 2 a 3 carros

BMW

A BMW mantém o envolvimento com a série de Endurance da IMSA e parte para a sétima temporada de parceria com a RLL do tricampeão de Fórmula Indy Bobby Rahal e seus sócios Mike Lanigan e David Letterman. Como novidade, os bávaros preparam para 2016 a versão GTLM da M6, com motor V8 4 litros e potência superior a 500 cavalos.

O carro participou dos testes de equalização da FIA em Ladoux e ainda não foi oficialmente apresentado. Tampouco falou-se em pilotos, mas a tendência é – salvo qualquer investimento pesado da Ford – a manutenção dos contratados. O brasileiro Augusto Farfus deve colaborar com a escuderia nas provas longas – Daytona, Sebring e Petit Le Mans. Um possível reforço, pelo menos para as provas longas, seria Kuno Wittmer. A ver.

Previsão: 2 carros

Corvette

Ícone entre os fãs estadunidenses, a Corvette segue com seu esquema de fábrica com apoio total da Chevrolet à Pratt & Miller, braço do motorsport da marca. O time chefiado pelo lendário Doug Fehan, a exemplo da Porsche, segue com uma versão remodelada do modelo C7-R, reconstruído de acordo com o novo regulamento, buscando o primeiro título após a fusão entre American Le Mans Series e Rolex SportsCar Series.

Entre os fabricantes, a Corvette foi a única até agora a confirmar seus pilotos. Para nenhuma surpresa, Antonio Garcia, Jan Magnussen, Oliver Gavin e Tommy Milner tiveram seus vínculos renovados para 2016. A equipe contará com um terceiro piloto em cada carro pelo menos em três dos quatro eventos da Tequila Patrón North American Endurance Cup.

Previsão: 2 carros

Ferrari

A Risi Competizione deve, mais uma vez, representar a Ferrari na série da IMSA. O time de Houston se prepara para receber a nova F488 GTB com motor 3,9 litros biturbo – que passou por uma série de problemas nos testes de equalização da FIA em Ladoux. Sanados os problemas, a nova Ferrari deve ser enviada para os EUA a fim de estrear em Daytona. Agora há rumores que indicam a passagem da Scuderia Corsa para a turma de cima, também com o carro do cavalinho empinado de Maranello.

A prova da Flórida poderá contar, a exemplo do que aconteceu este ano, com a presença da AF Corse. De resto, é um carro full season e só.

Previsão: 1 ou 2 carros full season ou 2 a 3 em Daytona

Aston Martin

A Aston Martin Racing não tem nada confirmado, mas existe sempre a possibilidade de participação do novo Vantage GTE com as novidades técnicas e de segurança, de acordo com o regulamento que entra em vigor na próxima temporada. Caso seja gorada a participação do construtor britânico na divisão GTD, a equipe TRG de Kevin Buckler pode considerar seriamente a passagem para a divisão superior da série IMSA. Mas também pode ser que não haja nenhum Aston Martin na pista em 2016. A ver.

Previsão: de 0 a 2 carros

Ford

Principal novidade para a temporada 2016 do Weather Tech SportsCar Championship, o Ford GT promete abalar as estruturas das divisões de Grã-Turismo, tanto nos EUA quanto no WEC. Construído para celebrar o 50º aniversário da lenda GT40, o novo carro tem sido exaustivamente testado antes da estreia oficial em Daytona, nos treinos coletivos “Roar Before The Rolex 24”, no mês de janeiro. A Chip Ganassi Racing mantém a parceria com o cubano Felix Sabates, alinhando dois carros para a primeira temporada da equipe na GTLM.

Joey Hand é o único piloto confirmado, até agora. Scott Pruett, embora tenha treinado com o carro em Daytona – e gostado muito da nova máquina – tenta persuadir Ganassi para alinhar (pelo menos nas 24h) um protótipo Ford EcoBoost Riley DP para que o piloto de 55 anos consiga quebrar o recorde de vitórias na prova, pertencente a ele e Hurley Haywood, com cinco triunfos. Se não conseguir, pode ser que o veterano californiano dê adeus à escuderia após décadas de ótimos serviços prestados.

As demais vagas na equipe, caso Pruett não participe do programa de GTLM e muito menos siga na CGR, vão ser disputadas a tapa. Bons nomes no mercado é o que não faltam: Richard Westbrook, Ryan Briscoe, Marino Franchitti, Dirk Muller, Kuno Wittmer, Colin Braun, Jonathan Bomarito, Billy Johnson, Spencer Pumpelly, Gunnar Jeannette e Jonathan Summerton são alguns dos nomes com chance.

Para integrar o programa de provas de Endurance, estão no páreo Sébastien Bourdais, que ajudou João Barbosa e Christian Fittipaldi a conquistar o bicampeonato da série de Endurance da IMSA pela Action Express Racing e Bryan Sellers.

Previsão: 2 carros

Comentários

  • Apesar de algumas incertezas, o saldo será altamente positivo para a GTLM ano que vem. Mas, cá entre nós…Scott Pruet fora da Ganassi será algo muito estranho de se ver, caso ocorra e, depois desta Petit LeMans, quem garante que a chuva não dê as caras em Daytona e o Ford GT repete o feito do Porsche #911 este ano vencendo na geral…

  • Rodrigo, como o antigo investidor da Michael Waltrip Racing entrando na Chip Ganassi, há alguma chance deste investimento vá também para a equipe da SportCar Championship da IMSA?