O renascimento da Zakspeed

12138532_1016450441708767_2288301163685702158_o
Com esta Mercedes-Benz e o lendário símbolo da Zakspeed de volta às pistas, Luca Ludwig e Sebastian Asch são os novos campeões do ADAC GT Masters

RIO DE JANEIRO – Lembram da Zakspeed, que disputou em meados dos anos 80 a Fórmula 1 com um projeto próprio de carro e motor até 1988 e depois associou-se sem sucesso à Yamaha, numa empreitada que levou ao fim temporário da escuderia?

Pois é: entre idas e vindas, que passaram pelo DTM e FIA GT, antes do fechamento da equipe por problemas legais, a Zakspeed ressurgiu como fênix das cinzas e conquistou neste fim de semana um título que significa a legítima volta por cima de uma equipe icônica do automobilismo alemão.

A Zakspeed é a nova campeã do ADAC GT Masters, equivalente ao Campeonto Alemão de Grã-Turismo. Os pilotos, coincidentemente, são herdeiros de duas referências do esporte naquele país: Luca Ludwig, filho do excepcional Klaus Ludwig e Sebastian Asch, rebento de Roland Asch, outro que fez história em provas de Turismo e Grã-Turismo – e inclusive os dois correram pela Zakspeed nos áureos tempos do DTM.

A bordo de uma Mercedes SLS AMG GT3, a dupla somou 199 pontos no campeonato encerrado neste fim de semana em Hockenheim, contra 186 do vice-campeão, Dominik Baumann. Os garotos ganharam três provas, em Spa-Francorchamps, Lausitzring e Zandvoort, além de mais quatro pódios. Um 5º lugar na prova final deste domingo foi o bastante para os herdeiros de Klaus e Roland levarem a taça.

Onde quer que esteja (achei que ele estivesse morto, mas está vivinho da silva), o fundador da Zakspeed, Erich Zakowski, deve estar muito, mas muito feliz.

Comentários

  • Parabens à Zackspeed e à essa categoria que tem demonstrado um nivel técnico muito bom….acompanho as categorias GTs pelo mundo e é só alegria tanto de boas provas quanto de belos carros e leiautes.

  • Tinha visto várias fotos desse carro na coberturas das 24 Horas de Nurburgring com o nome Zakspeed e tinha ficado na dúvida se era ela mesma ou uma homenagem.

    Dando um rápida pesquisada no motorsport.com, temos registros da equipe correndo até o ano de 2009, na extinta Superleague Formula.

    Achei o carro lindo: http://www.motorsport.com/all/photo/main-gallery/paul-meijer-borussia-dortmund-1/?sz=9&q=zakspeed&s=-6&oft=95&id=753273

  • Sou meio bronqueado com o Erich Zakowsky… na minha opinião, e sem querer puxar a sardinha pra minha brasa e do Willy Ribbs, pois sou mulato-claro, ele devia ter contratado o afro Willy Ribbs os invés do batavo Huub Rothengather a partir do GP de San Marino de 1986, mesmo se o Ribbs fosse um De Cesaris ou um Katayama black, já que a partir daquele ano a Holanda não tinha mais corridas da categoria, e os Estados Unidos ainda tinham o circuito (fabuloso para nós, espectadores, mas horroroso para os pilotos) de rua de Detroit, justamente onde ficava (não sei se ainda fica) a Motown. E, também na minha opinião, a Fórmula 1 de 1985 a 1992 era 1000 vezes melhor do que a de 2007 pra cá, com o Lewis Hamilton…