Rali da França, dia #2: Latvala acelera para a dianteira

Jari-Matti-Latvala-Agence-S-Presse-690x300
Latvala foi o mais rápido da SS5, tirou a diferença para Elfyn Evans e é o novo líder do Tour de Corse (Foto: Agence S Presse)

RIO DE JANEIRO – O Tour de Corse, válido como o Rali da França e antepenúltima etapa do World Rally Championship (WRC) em 2015 continuou atribulado neste sábado. A enchente cancelou definitivamente a passagem dos carros no trecho entre Casamozza e Ponte Leccia, que seria o único previsto dentro do roteiro após o ocorrido na véspera, quando os pilotos e navegadores foram impedidos de fazer o mesmo percurso. As etapas começaram com atraso e novamente foram disputadas apenas duas passagens cronometradas neste sábado.

Na segunda passagem entre Francardo e Sermano, o finlandês Jari-Matti Latvala acelerou o que podia e fez sua parte. Foi o mais rápido com o tempo de 26min50seg5/10, quatro segundos e meio melhor que Andreas Mikkelsen, liderando a trifeta Volkswagen – pois Sébastien Ogier, de volta à prova na regra do Rally 2, foi o terceiro.

Líder do Tour de Corse após o primeiro dia, Elfyn Evans não foi páreo para o nórdico: acabou em 7º lugar na SS5, com um tempo 21 segundos pior. Ainda manteve a liderança geral com pouco mais de dois segundos de frente para Latvala. E na mais longa especial do Rali da França, com 48,46 km entre Muraccibile e Col de Sorba, o galês da Ford foi melhor com o 3º tempo. Mas perdeu três segundos e sete décimos para Latvala – e o comando da classificação por apenas dois segundos. A vitória da etapa foi do tricampeão Ogier.

Nada está definido entre Evans e Latvala, pois a briga pela vitória ficará restrita – pelo visto – aos dois primeiros da classificação. Andreas Mikkelsen já foi deixado bem para trás e está em 3º na geral com mais de 30 segundos de desvantagem. O vice-líder ao fim do primeiro dia, Kevin Abbring, baixou para quinto, colocando-se entre os dois pilotos da Citroën: Kris Meeke é o quarto e Mads Østberg, o sexto.

Hayden Paddon também avançou na classificação com seu i20 e agora está em 7º lugar, quase 20 segundos atrás do norueguês da Citroën e melhor que os franceses – Bryan Bouffier ascendeu ao oitavo posto e o piloto do WEC Stéphane Sarrazin baixou para nono. O top 10 é completado pelo estoniano Ött Tanak.

Na divisão WRC2, Julien Maurin assumiu a liderança após um despiste de Craig Breen, que agora está a pouco mais de 3min do líder da subclasse. Maurin tem 19 segundos de vantagem para o vice-líder Esapekka Lappi, seguido por Armin Kremer, Teemo Suminen e Eric Camilli.

Classificação do Tour de Corse após o segundo dia:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 1.42’24”8
2. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 2”0
3. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 30”8
4. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 53”6
5. Abbring-Marshall (Hyundai i20 Wrc) – 1’00”1
6. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 1’05”7
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 1’25”5
8. Bouffier-De La Haye (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’37”2
9. Sarrazin-Renucci (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’51”6
10. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’53”9

Comentários