WEC com nova tabela de equalização na classe LMGTE

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Aston Martin (foto) e Corvette são os carros beneficiados pelo novo BoP do Mundial de Endurance, em vigor a partir deste fim de semana, em Fuji

RIO DE JANEIRO – Às vésperas das 6h de Fuji, a FIA divulgou mais um adendo ao regulamento técnico das classes LMGTE do World Endurance Championship (FIA WEC). Os ajustes atingem três dos construtores, com exceção à Ferrari.

Vencedora em dobradinha nas 6h do COTA em Austin, a Porsche terá um acréscimo de 5 kg ao peso mínimo do seu modelo 991 RSR. Após as 24h de Le Mans, o carro perdera 10 kg e se beneficiara enormemente desta mudança desde então.

A questão do peso também afeta o C7-R da Corvette: o carro da Larbre Competition disputará as etapas de Fuji e Xangai com um decréscimo de peso de 20 kg em relação ao que o bólido vinha carregando nas corridas anteriores – o que poderá ajudar o time de Jack Lecomte a conquistar seu primeiro pódio na LMGTE-AM.

Já a Aston Martin, que tem entre seus pilotos o brasileiro Fernando Rees, terá o restritor de ar do motor mais largo em 0,2 mm. Desde Nürburgring, o carro sofrera um decréscimo de 0,5 mm na abertura do restritor. A medida vale tanto para os carros da divisão LMGTE-PRO quanto para os dois da LMGTE-AM.

Comentários

  • Se for para dar a todos os modelos a possibilidade de vencer na categoria, sou a favor…mas a expectativa é quanto ao Ford GT…que tende a levar “vantagens aerodinâmicas” pelo seu desenho, embora o termo seja meio estranho para os GT’s, fora o motor, que já empurra o Riley DP nos USA e deverá cumprir bem seu papel. Vamos conferir ano que vem…

  • Olha, sou contra este esquema de equalizações.

    Isso extermina todo o trabalho e múfa queimada pelos fabricantes para projetar e fabricar um conjunto eficiente e com idéias inovadoras.

    Se um carro digamos V6 anda muito mais devido ser muito melhor em questões técnicas do que os outros de sua categoria, é só ele passar pra categoria de cima.

    É só ter 2 categorias disputando junto na pista.

    Grupo 1 e Grupo 2. Se precisar, faz um Grupo 3.

    Aí cada um anda com o que tem ao máximo, e as varíaveis vão continuar sendo o piloto ou a dupla de pilotos e os pneus, que após o PITSTOP podem manter o carro bom ou mudar a coisa.

    Imagina agora se tu pega um FORD GT que dá um arrombo nos caras por ser superior em AERO, CHASSÌS, FREIO e SUSPENSÂO e aí os cara botam um restritor no motor digamos de 50%…

    Isso pra mim não representa o carro em questão e é um alto risco para o fabricante pois sempre fica a quela coisa, que acontece com as BMW, que falta motor de Reta mas os outros tem…

    Aí tu fica levando calor nas retas por causa de um restritor e ninguém deixa aumentar pois aí o teu carro vai andar na frente…

    Isso sim é uma palhaçada…

    Dividam em 3 grupos, cada um com seu máximo, e enquadrem por desempenho.

    O piloto da FIA que faz as equalizações vira voltas com cada carro. Peguem os tempos, agrupem e formem os grupos.

    É muito simples…