23 carros no teste do IWSC em Daytona

php
O DeltaWing será um dos 23 carros que participarão dos testes da próxima semana em Daytona, abrindo os trabalhos para a temporada 2016 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO (atualizado sexta-feira, 21h) – A participação de 23 carros está prevista para o teste da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, marcado para a próxima semana – terça e quarta – no Daytona International Speedway, na Flórida. Será a primeira oportunidade para vermos os novos carros que vão estrear para valer na próxima temporada da série estadunidense de Protótipos e Grã-Turismo, em especial os novos modelos enquadrados nos regulamentos GTLM e GTD.

F1X2l091w1z1D332K/2015%20IMSA%20WeatherTech%20SportsCar%20Championship%20November%20Test%20Pre-Event%20Entry%20List.pdf">Lista de inscritos para os testes do IWSC

Nove protótipos divididos nas classes Prototype e Prototype Challenge devem fazer parte do plantel de participantes. Bicampeã da categoria, a Action Express será a única das escuderias a inscrever dois Corvette DP. O carro #5 terá um brasileiro e dois portugueses: Christian Fittipaldi e João Barbosa ganham a companhia de Filipe Albuquerque, cedido pela Audi. No #31, Eric Curran e Dane Cameron serão acompanhados de Jonny Adam, piloto da Aston Martin no WEC. A VisitFlorida.com/Spirit of Daytona também vai comparecer, promovendo a estreia de sua nova dupla, formada por Marc Goossens e Ryan Dalziel.

Os demais carros confirmados para o teste aberto são o DeltaWing DWC13, cuja presença nas 24h de Daytona está confirmada (para o resto do ano, o carro é uma incógnita), um dos Mazda já com motor a gasolina, abandonando o propulsor Skyactiv-D movido a diesel e o Ligier JS P2 da Michael Shank Racing, provavelmente com o novo motor Honda 3,5 litros V6 biturbo e um novo chassi após os acidentes violentos da Petit Le Mans, em Road Atlanta, para Oswaldo Negri, John Pew e AJ Allmendinger.

Na Prototype Challenge, serão três e não cinco Oreca FLM09, anteriormente anunciados: a bicampeã CORE Autosport,a JDC/Miller Motorsports e a BAR1 Motorsports vão com um carro cada. A equipe de Brian Alder, que estará no carro #20 com Johnny Mowlem, Ryan Eversley e Adam Merzon deveria ter dois bólidos – mas só alinhará um nos treinos. A Starworks, que era aguardada, não comparecerá. Esta classe terá algumas novidades em 2016, como por exemplo a adoção de um sistema de controle de tração.

A GTLM está interessante por apresentar dois modelos totalmente novos e o Corvette C7-R, visto em treinos privados em Daytona, que fará sua estreia na versão remodelada de acordo com as novas regras técnicas e de segurança exigidas pelo ACO/FIA e pela IMSA. Dois carros da marca da gravatinha vão para a Flórida, assim como os Ford GT da Chip Ganassi Racing e uma das novas BMW M6 GTLM da equipe de Bobby Rahal – que terá Lucas Luhr, John Edwards, Bill Auberlen e Bruno Spengler – que deverá participar pelo menos das 24h de Daytona.

O plantel da GTD será o mais numeroso e vários novos carros farão sua primeira aparição: o Lamborghini Huracán será testado pela Change Racing (com os pilotos da O’Gara Racing e Paul Miller Racing, é bom lembrar), bem como a nova BMW M6 GTD terá seu primeiro treino para valer com a Turner Motorsport, que contará com Jens Klingmann, Maxime Martin e Marco Wittmann. Também é aguardada a nova versão da Mercedes GT3 desenvolvida pela AMG (Thomas Jäger e Yelmer Buurman estão escalados) e pela Geração II do Audi R8 LMS.

Mais cinco carros participarão dos treinos: o Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR, o Dodge Viper GT3-R #33 da Riley Technologies, duas Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da DragonSpeed e um Porsche 997 GT3-R da Autometrics Motorsports. Chegaram a ser cogitados o novo McLaren 650S GT3 e também o Cadillac ATS-V.R, mas foram logo descartados.

Comentários

  • Eu pensava que a Ford também participaria com seu novo carro ?
    Estou curioso para saber seu desempenho ,pois bonito ele é ,mas como dizia o Commendatore : ¬ Carro bonito é o que ganha corridas ! Então só resta esperar sua estréia para ver como anda (claro que não espero vitória ,mas pelo desempenho dá para antever se tem potencial ). Como eu gostaria de ver uma Alfa em algum destes certames ,pena que a 4 C é Troppo píccola para uma competição com adversários tão competentes , seria necessário uma maior e talvez alguém com a genialidade e liderança de um Carlo Chiti para comandar a Squadra . ( É só um pequeno devaneio , caro Rodrigo ,só isto ! Onde compete a casa di Maranello ,não pode competir nem Alfa e muito menos Maserati , herança do “cordero “vaidoso , bronzeado e muito “prima donna”., que talvez não quisesse a concorrência interna para não ficar evidente sua pouco afinidade com o mundo das competições automobilísticas no seu lado mais técnico ,pois politicamente ele era muito bom .