500 Milhas de Londrina: MRX #65 na pole position

VAND1125
Sem oposição: o MRX Duratec 2,4 litros fez a pole position com sobras para a 24ª edição das 500 Milhas de Londrina. (Foto: Vanderley Soares/Divulgação)

LONDRINA – O protótipo MRX #65 da NC Racing, equipe do Mato Grosso do Sul, é o pole position para a 24ª edição dos 500 km de Londrina. A dupla formada por Nílson Cintra e José Roberto Ribeiro conquistou a posição de honra num treino marcado pelo forte calor aqui no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Sem grande oposição, o protótipo inscrito na classe I cravou o tempo de 1’11″672, mais de um segundo abaixo do 2º colocado, o protótipo #37 da equipe gaúcha Auto Racing que terá (assim como no #65), uma tripulação formada com pai e filho – no caso, os paranaenses Paulo e Lorenzo Varassin, mais Eduardo Mehry Neto e Caco Almeida.

DSC06013
O intrépido Marc Arnoldi, que também faz a locução de arena das 24h de Le Mans, entrevistou o pole position José Roberto Ribeiro

Completando a trinca de carros mais velozes da sessão classificatória – desfalcada do MRX Nissan (problemas mecânicos) e do novo protótipo 1R (por acidente no quinto treino livre), vem o protótipo Predador Audi Turbo de Jair e Duda Bana – que mais cedo deu um susto ao bater e machucar a mão. Como não melhorasse, o piloto saiu das dependências do Autódromo para ser examinado – e as notícias não são muito boas: Duda fraturou o polegar da mão direita e foi imobilizado. O veterano Jair Bana cuidou de colocar o #35 na P3 do grid e agora corre o sério risco de não competir no sábado por falta de parceiro.

A quarta posição na sessão ficou com o MC Tubarão IX de Tiel Andrade, cravando 1’14″368, bem à frente do pole da divisão III – o Spyder VW 2 litros de Walter Pinheiro/Sergio Pistilli/Alberto Pezzetti. E na divisão II, o melhor tempo do grid é do protótipo Minipa com motor Opel, guiado por Carlos Ortolani/Joon Park/Sergio Ventura – e que deverá ter Carlos Antunes a bordo na prova. O carro #72 que ele dividiria com o filho Yuri Antunes foi retirado da competição.

DSC06016
Pole em sua categoria, o protótipo Minipa voltou para o pit rebocado após a sessão de classificação

Mas para desapontamento do time paulista, foi justamente o Minipa que provocou a única intervenção por bandeira vermelha na sessão classificatória dos grupos I, II e III. O carro saiu da pista e ficou danificado. Agora a equipe vai se debruçar para poder colocar o bólido em condições de alinhar na disputa.

DSC06027
O Aldee da Semage Racing mostrou porque ainda é confiável e fez o 2º melhor tempo de sua categoria

Na outra tomada de tempo disputada logo depois a dos principais carros, entraram os inscritos dos grupos IV a VII, a melhor marca da classificação foi da BMW #19 da Motorcar, equipe do Rio Grande do Sul. Rui Machado/Jorge Machado/Maninho Cardoso ficaram à frente da concorrência com o tempo de 1’23″254, que lhe deu a pole em sua categoria à frente do valente Aldee de Admir e Diego Pardo. Único inscrito na classe V, o Fiat Linea Turbo de Cláudio e Gustavo Kiryla virou em 1’26″538, já bem à frente do Renault Clio de José Cordova/Marcelo Karan.

E o Fusca com motor AP (isso mesmo) de João e Marcelo Miranda fez o melhor tempo entre os inscritos com pneus radiais, que compõem a categoria VII com carros do Regional Paranaense.  Alguns dos inscritos nessas classes não foram para a pista, caso do Celta com motor 2 litros e o Voyage #74. Espera-se que esses veículos estejam na pista à noite para marcar tempo e confirmar o grid definitivo, pois há um treino noturno como última chance para os inscritos que ainda não fizeram tomada. No total, 28 carros têm tempo cronometrado e o protótipo #18 acabou desclassificado por entrar na pista com a sinalização de box fechado.

A largada para a prova acontece às 16h de Brasília e – se tudo der certo – vocês poderão acompanhar a corrida ao vivo e a cores aqui no blog, num link que postarei horas antes da bandeira verde.

Por enquanto, este é o grid provisório para a 24ª edição das 500 Milhas de Londrina (top 10):

1º #65 José Roberto Ribeiro/Nilson Cintra Ribeiro
NC Racing – Protótipo MRX Duratec
1’11″672

2º #37 Lorenzo Varassin/Paulo Varassin/Eduardo Mehry Neto/Caco Almeida
Auto Racing – Protótipo MRX Audi Turbo 20V
1’12″925

3º #35 Jair Bana/Duda Bana
G-Stage/Bana Racing – Protótipo Predador Audi
1’13″391

4º #5 Tiel Andrade/Paulo Souza
Equipe MC Tubarão – Protótipo MC Tubarão IX Duratec
1’14″368

5º #151 Sérgio Pistilli/Alberto Pezzetti/Walter Pinheiro
AT AutoSport – Protótipo Spyder VW 2 litros
1’17″151

6º #38 Aloysio Moreira/Luiz Bley Jr.
Tumiate Competições – Protótipo Spyder VW 2 litros
1’17″974

7º #25 Ney Faustini/Edras Soares/Ricardo Gravina
Absoluta Racing – Vectra Stock V8
1’18″446

8º #77 Carlos Ortolani/Joon Park/Sergio Ventura
Minipa Racing – Protótipo Minipa Opel
1’18″501

9º #99 Cesinha Bonilha/André Luiz Jacob/Marcelo Tripa
Cesinha Competições – Protótipo Spyder VW 2 litros
1’18″559

10º #78 Franco Pasquale/Júlio Martini/Rodrigo Bacher
Equipe MC Tubarão – Protótipo MC Tubarão VIII VW 2 litros
1’19″558

Comentários