Audi R18 em nova versão

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A Audi pretende recuperar sua supremacia em Le Mans e no WEC com a nova versão do R18. Mas pela primeira vez em anos, o construtor germânico terá apenas dois carros em Sarthe.

LONDRINA – Com novas cores e nova identidade visual na dianteira, aí está o novo Audi R18 com que os quartargólicos de Ingolstadt pretendem retomar a supremacia no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e nas 24h de Le Mans, perdida para a Porsche, coirmã pertencente ao Volkswagen Auto Group (VAG).

O bólido foi oficialmente apresentado no evento oficial de fim de ano da montadora, fruto de um ano e meio de trabalho. O projeto sofreu um reestudo amplo da aerodinâmica – especialmente na seção dianteira – e o sistema híbrido flywheel, usado até este ano, que conferia tração total ao bólido, foi substituido por um ERS de baterias, o que eleva o R18 à categoria 6 MJ em economia de energia dentro do regulamento de carros híbridos do WEC. A mecânica segue a mesma: 3,7 litros com seis cilindros em V, turbodiesel. E o primeiro teste de pista já está marcado: acontece em dezembro no circuito de Sebring, na Flórida.

Também foram confirmados os pilotos para 2016 – os mesmos deste ano, o que significa que Lucas Di Grassi vai disputar a sua terceira temporada na categoria pela casa germânica. E apesar do investimento maciço neste novo projeto, a Audi (e também a Porsche, aliás) anunciou que não disputará – pela primeira vez em muitos anos – as 24h de Le Mans com mais do que dois carros.

Corte de custos, foi o que se disse quando confirmada a notícia.

Sinal dos tempos…

Comentários

  • Imitação tosca e barata dos bicos da F1/2012.. Chupa!
    Ué, não era essa a categoriazinha que é só sucesso??/ a mais importante do mundo??!! me explica pq estão cortando os custos, carecão??

    • Conhece uma palavra chamada crise, babacão?

      Sabe do Volkswagengate? Então não fode, otário.

      Aliás, e a propósito: adoro quando merdas como você, que mostram ZERO de conhecimento de automobilismo, além de argumentos idem, vêm aqui me dar clique. Beijinho no ombro, bundão.

      • Kkkkk…..mandou bem Rodrigo! Po, o cara tem mil formas de dizer alguma coisa e diz da forma mais desrespeitosa possivel…me explica: pra que?

        Ps: desculpe a falta de pontuacao..teclado americano.

      • Rodrigo, sou se fã, mas na boa o cara tem uma certa razão… Os caras copiaram o conceito da F1 em relaçao à asa dianteira.,,, Abraço!

      • Daí a você dizer que é cópia, Davi, respeito, mas não concordo. O conceito pode até ser parecido, mas existe uma diferença abissal do estudo de aerodinâmica dos F1 hoje em relação a qualquer projeto do WEC, meu caro.

      • A moribunda F1 quer ser igual ao WEC. Precisam até marcar datas de GP no “c” do mundo no mesmo dia das 24 Horas de Le Mans para evitar evasão em massa dos pilotos.
        Rodrigo, não queima neurônio com as viúvas dos f1..
        Bom domingo meu grande amigo.
        Abraço

        Ricardo Bifulco

      • Por favor ,avisa a estes acéfalo que quem criou o efeito solo, asa para força descendente , uso de materiais compostos , freios a disco ,cambio sequencial estudos aerodinâmicos mais criteriosos foram os engenheiros : Jim Hall da “CHAPARRAl (Será que ele já viu algum Chaparral de F 1) e Malcon Sayer da Jaguar , criador dos C , D e E Type ,sendo este ultimo considerado por ninguém menos que Enzo Ferrari ,o carro mais bonito do mundo .E o cambio sequencial é criação do competentíssimo departamento de competições da Porsche para os 956 e 962 dos anos 80 (nesta época a F1 ainda usava o sistema de trambulador com 6 marchas) e avisa a este energúmeno que o primeiro carro a usar uma unidade motriz hibrida não foi um F1 e sim Um AUDI R 18 eTron Quattro do W E C ,coisa copiadas da categoria pela F 1 (assim como o freio a disco ,uso de materiais compostos ,asa para “força descendente e efeito solo) , Como tem néscios escrevendo coisa que desconhecem ,protegidos pelo anonimato (físico) que os teclados proporcionam .
        Por isso eu digo , falar com conhecedor é sempre um prazer e uma fonte de aprendizado ,más com torcedor é só uma lástima e perda de tempo ,pois além de tudo muitos não tem a inteligência suficiente para analisar e rever conceitos e simplesmente ‘aprender” . Principalmente para não parecer ridículo e ignorante ,

      • Hahahahahaha… esses trolhas que vêm aqui só pra falar mal devem ser de uma certa comunidade do Facebook, oriunda de outra no Orkut, onde era proibido falar mal da “categoria-rainha”.

        Só rindo desses panacões, mesmo!!

        Em tempo: que péssima notícia essa da redução de carros da Porsche e da Audi em Le Mans…

  • Lógico que a turma da AUDI não iria ficar apanhando….na boa…a humilhação foi total em 2015. Em termos técnicos, o avanço ou retrocesso só poderemos conferir na primeira prova do ano que vem….vai incomodar?…vai….
    Os caras sabem que no começo, em ritmo de prova, a coisa é muito diferente, mas depois que acertar, hummmm…..segura….
    Mas para quem tem história….tem DNA no esporte-protótipo, sabe que a concorrência não iria ficar moscando, portanto, esperem o 919/2016….FORÇA PORSCHE!

  • Sobre o cidadão ai que diz que o WEC copia a F1 deve ser da mesma turma que acha que somente no Brasil existe crise, e que é tudo culpa da atual presidente (que é fraca sim, diga-se…), e de seu partido…porque antes, o Brasil era um poço de honestidade e progresso (#SQN).
    Sobre a Audi, nunca devemos menosprezá-los, então pode-se esperar a turma dos aneis sempre forte para a disputa do título e das 24h de Le Mans. Ainda assim, mais do que nunca neste próximo ano, os GT’s atrairão um pouco mais de atenção do que os Protótipos, cortesia da F488 GTB e do sucessor do lendário…o Ford GT.

    • Fernando ,eu também estou mais atento a esta categoria que tem mais a ver com a “Historia de Le Mans ” onde fabricantes punham a provas carros que eram vendidos a quem pudesse pagar .Diz a lenda que os “Bentley Boys “vinham dirigindo seus carros após desembarcarem em Calais .
      E esta disputa entre a F 488 e a Ford ,promete muito ,só falta a Porsche criar um carro que acabe com a festa dos dois nesta categoria (coisa que não é impossível ,conhecendo a capacidade dos engenheiros da casa de Stuttgart ) e ainda tem Corvettes (vejam que insólito ; o carro sonho de consumo de muitos americanos , desde a guerra fria até os dias de hoje foi criação de um russo chamado ZORA DUNTOV) e Aston Martins que usam arquitetura mais comuns aos carros de competições até o inicio dos anos 60 , mas não deixam de ser competitivos , até mesmo o Porsche 911 RSR com seu motor de popa descendente direto do 356 de 1949 também merece muito respeito .

  • Mais uma coisa…referente ao corte de custos das marcas pertencentes ao VAG…Mattar, você acha que desta vez a Toyota terá grandes chances nas 24h de Le Mans, caso o TS050 mostre ritmo de corrida à altura dos rivais? Ao menos terão igualdade em número de carros…

    • Eu vejo isso como algo positivo para a Toyota, mas se o Sarrazin também sair, terão que investir num piloto que o substitua à altura. No lugar do Wurz, deve ser confirmado mesmo o Kobayashi, o que vai tornar as coisas bem mais divertidas…

  • Mas a Porsche também vai manter os dois trios inalterados? Se isso realmente acontecer, nenhum dos 3 vencedores de Le Mans neste ano vai disputar a corrida com o 919 no ano que vem. Triste.

    Eu sacaria sem dó Romain Dumas e Marc Lieb e colocaria Earl Bamber e Nick Tandy para dividir o carro com o Neel Jani.

    Além de todo o escândalo da VW também deve ter entrado na conta os gastos com o desenvolvimento dos carros para 2017.