Brinquedo extraordinário

201511221313392_Montoya_O
Montoya conversa com Neel Jani no paddock de Sakhir. O colombiano andou no Porsche 919 Hybrid pela primeira vez. E adorou. “É um brinquedo extraordinário” (Foto: Porsche/Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – O Mundial de Endurance acabou, mas pelo menos por mais alguns dias haverá atividade de pista do WEC no Bahrein. Primeiro com o Rookie Test, promovido para dar uma chance a novos pilotos experimentar algumas das maravilhosas máquinas da categoria. Depois, de amanhã até quarta-feira, a Dunlop terá a pista à disposição por três dias. O fabricante de pneus, que já fornece compostos para a classe LMP2 em sua grande maioria de escuderias, deve voltar à LMP1 com as equipes não-oficiais (Rebellion e ByKolles) e talvez com a Aston Martin Racing nas divisões LMGTE.

No Rookie Test, pelo menos um piloto saiu da primeira sessão de treinos completamente extasiado. O colombiano Juan Pablo Montoya andou pela primeira vez com o Porsche 919 Hybrid, dividindo os testes com o neozelandês Mitch Evans, da GP2 Series – e cria do australiano Mark Webber. “Montoyucho” não escondeu o entusiasmo ao fim de 177 voltas percorridas pelo carro durante o dia – do qual o sul-americano saiu com o melhor tempo em 1’40″861, com 1″273 de vantagem para Richie Stanaway, que travou seu primeiro contato com o Audi R18 e-tron quattro.

“A primeira impressão é que o carro é incrível”, disse Montoya. “É um brinquedo extraordinário. Acho que essa é a melhor maneira de descrevê-lo. Eu já pilotei todos os tipos de carros, e isso realmente é muito divertido”, completou.

“Tem muita potência, é muito, muito estável e realmente fácil de pilotar. É tão previsível também que te convida a andar cada vez mais rápido. É chocante porque é bom. Na verdade, é assim porque é fácil de alcançar e passar do limite”, acrescentou o piloto.

Pelo visto, não foi só Kevin Magnussen, que andou pela Porsche em Barcelona, que se apaixonou pelo carro. Uma pena que JPM não possa guiá-lo nas 24h de Le Mans no próximo ano.

Um total de 26 pilotos – incluindo alguns titulares do WEC – marcou tempos neste domingo no circuito barenita. Nicolas Minassian, Paul-Loup Chatin, Marco Sørensen e Jonathan Adam, embora relacionados entre os inscritos, não andaram. Entre os que andaram com protótipos LMP2, o sino-francês Matthew Rao foi o mais rápido no Alpine A450b Nissan da Signatech, seguido pelo colombiano Julián Leal Covelli e pelo mexicano Memo Rojas, ambos guiando o BR01 Nissan da AF Racing.

Entre os pilotos de LMGTE, Philipp Eng, campeão da Porsche Supercup, foi mais veloz que Nick Catsburg e David Heneimeier-Hänsson, que experimentou pela primeira vez o 991 RSR. Além de testar o Aston Martin Vantage V8 dentro do novo regulamento, o construtor britânico deu chance a diversos jovens pilotos e a britânica Jamie Chadwick destacou-se de forma mais positiva entre todos os novatos indicados para o Rookie Test no Bahrein.

Os tempos do Rookie Test no Bahrein foram estes:

1. Juan Pablo Montoya (Porsche) – 1’40″861
2. Richie Stanaway (Audi) -1’42″134
3. Mitch Evans (Porsche) – 1’42″946
4. Anthony Davidson (Toyota) – 1’43″779
5. Mike Conway (Toyota) – 1’43″815
6. Bénoit Tréluyer (Audi) – 1’44″311
7. Sam Bird (Toyota) – 1’45″318
8. Alex Lynn (Toyota) – 1’46″025
9. René Binder (ByKolles) – 1’50″262
10. Matthew Rao (Signatech-Alpine) – 1’52″026
11. Julián Leal Coveli (AF Racing) – 1’52″081
12. Simon Trummer (ByKolles) – 1’52″787
13. Memo Rojas (AF Racing) – 1’53″139
14. Lewis Williamson (Strakka Racing) – 1’54″048
15. Tio Ellinas (Strakka Racing) – 1’54″613
16. Philipp Eng (Porsche) – 2’00″349
17. Nicky Catsburg (Porsche) – 2’00″581
18. David Heinemeier-Hänsson (Porsche) – 2’01″085
19. Jamie Chadwick (Aston Martin) – 2’01″384
20. Darren Turner (Aston Martin) – 2’01″636
21. Matt Bell (Aston Martin) – 2’02″148
22. Daniel Lloyd (Aston Martin) – 2’03″085
23. Devon Modell (Aston Martin) – 2’03″221
24. Jody Fannin (Aston Martin) – 2’03″651
25. Ross Gunn (Aston Martin) – 2’05″610
26. Salman Rashid Al Khalifa (Aston Martin) – 2’05″617

Comentários