Campeonato amoral

20151181453682_CTTAq6SUkAAupfm_II
Apesar e depois de tudo, mesmo sem ter conquistado o décimo título da carreira, Valentino Rossi foi o grande herói do domingo de decisão da MotoGP em Valência

RIO DE JANEIRO – A decisão da MotoGP acabou definitivamente manchada pelas polêmicas das últimas duas semanas. Todo mundo pode mudar de opinião e eu mudei a minha. Marc Márquez foi tão culpado quanto Valentino Rossi por tudo o que aconteceu em Sepang, na Malásia. Se um foi punido, o outro também deveria ser. E aí, no fim das contas, com Rossi largando de último no GP da Comunidade Valenciana neste domingo, seria quase impossível que Jorge Lorenzo perdesse o título para o italiano, seu companheiro de equipe – e desafeto – na Yamaha.

A resposta foi dada na pista. Valentino, com uma corrida de garra e coração, fez uma recuperação digna do grande campeão que sempre foi. Ultrapassou vinte e um pilotos em 13 voltas – quem acompanhou a corrida certamente torceu por ele, para que fizesse muito mais e chegasse ao título  – o que, convenhamos, levaria mais de 100 mil torcedores que lotaram as dependências do Circuito Ricardo Tormo ao delírio e faria os donos da pista jogar a chave fora e deixar todo mundo ali, comemorando como se não houvesse amanhã. Mas ao largar do fim do grid, já estava com o destino selado. O quarto lugar que alcançou em menos da metade do percurso , já a 11 segundos de distância do líder, foi o máximo que ele pôde fazer.

Lorenzo fez a parte dele. Foi pole, largou muito bem e liderou a corrida de ponta a ponta. Tem seu mérito em ser o campeão da MotoGP pela terceira vez? Talvez. Mas sinceramente, não precisava disso. A FIM e a Dorna pisaram na bola, embora a organizadora do Mundial de Motovelocidade tenha usado de tudo o que aconteceu pós-Sepang para promover a corrida deste domingo como ninguém e atrair uma atenção há muito tempo distante de uma decisão de campeonato em duas rodas. Muito mais por Rossi do que por Lorenzo, convenhamos.

Por isso, o italiano tenha terminado o dia como o grande herói. Ovacionado nas arquibancadas e nos boxes, o Doutor foi responsável pela grande debandada de público nas arquibancadas após a disputa (notaram?) e teve seu nome gritado após a festa do pódio. Mesmo ausente dos três primeiros lugares, Vale sai por cima, mostrando porque é o maior nome da modalidade na história contemporânea e que em matéria de carisma, existe um abismo entre ele e todos os outros pilotos.

É claro que Rossi desabafou após a corrida. Sentiu-se vencido já desde quinta-feira, quando seu recurso no Tribunal Arbitral foi recusado e a punição mantida. Disparou sua metralhadora contra o seu mais novo desafeto, Marc Márquez. E o acusou de não ter se esforçado o bastante para vencer Lorenzo em Valência.

E alguém achou que o piloto da Honda faria realmente algo para beneficiar Valentino? Claro… que não. Márquez foi torpedeado nas redes sociais, acusado de bundão e de ter sido subserviente a Lorenzo. Podendo superá-lo, não o fez. E ficou feio, mas tão feio, que o piloto foi estrepitosamente vaiado quando ergueu seu troféu de 2º colocado. Vaiado na Espanha. Fiasco total.

Já Dani Pedrosa, a quem costumo chamar de ‘Medrosa’ por amarelar na hora H, mostrou ser muito mais digno do que Márquez. Pelo menos não meteu o galho dentro. Tentou fazer alguma coisa, mas quando os dois se estranharam, Lorenzo agradeceu penhoradamente – pois era muito pressionado e poderia ter sido ultrapassado. O piloto da #26 acabou ganhando alguns pontos não só com o escriba aqui, mas com o público fã da Motovelocidade em geral.

Resumo da ópera: este foi um título amoral para Lorenzo, embora o piloto de Barcelona tenha sido o maior vencedor do ano, com sete triunfos. Márquez, tão idolatrado por seu bicampeonato e outrora comemorado a maior revelação do esporte desde… Rossi, caiu em descrédito. E o Doutor, aos 36 anos, deu a volta por cima. Mesmo perdendo um título que foi seu em grande parte do campeonato, apesar de tudo o que aconteceu em Sepang, saiu como herói.

Que mundo é esse que dá tantas voltas…

Comentários

  • Só discordo de um detalhe, o Pedroza só precionou o Marquez no final para mascarar a escolha que ambos fizeram para o Lorenzo a corrida toda. Em nenhum momento Marquez tentou algo sobre o Lorenzo. Com relação a corrida do Rossi, notei que vários pilotos estavam apoiando a evolução dele, tanto que alguns chegaram a dar passagem para ele. E que venha 2016.

  • Concordo plenamente. Foi muito triste ver todo o teatro na prova de hoje. Absoluto anti-clímax em relação a toda temporada.

    Acrescentaria o papel ridículo da Honda nessa história, contribuindo na decisão com vingancinha besta contra Rossi. Vale lembrar que o italiano saiu da equipe brigado.

    • O episódio que você se referia Herik,foi no final de 2003,quando Rossi resolveu deixar a Honda e ir reerguer a Yamaha que estava em sua pior crise, com 12 anos de jejum se vencer um único campeonato desde Wayne Rainey.

      A Honda jamais aceitou isso. E desde então,elegeu Rossi como seu inimigo publico número 1,procurando desde sempre tentar arruinar sua imagem e reputação.

      • Pois é. Nunca soube da história toda, mas me lembro que tem até ressentimento besta por Valentino querer usar o numeral 46 ao invés do 1 de campeão. Uma babaquice imensa. Imagine se a própria Yamaha resolvesse fazer essa bobagem porque Rossi trocou a marca pelo sonho de ser campeão na italiana Ducati?

        De qualquer maneira, lamento muito o que aconteceu ontem e achei estranho ninguém relembrar essa birra da Honda como mais um ingrediente desse pastelão.

        Abs e boa semana.

    • Quanta educação…

      Gordo? Calvo? Cego? Nerd?

      Quanto elogio… e você, o que deve ser?

      Frustrado, ressentido, recalcado e brocha.

      Só pode.

      Gordo, calvo, cego e nerd. Mas tem quem goste, otário. Mais um clique para o blog. Mais um babaca na lista.

      • Quando tenho a infelicidade de deparar com comentários com este “nível ” de educação e inteligência demonstrada por este tal de Sérgio , entendo porque um país com o potencial do Brasil ,rico em extensão agrícola ,recursos minerais , clima e livre de catástrofes geodésicas esta na situação em que se encontra . Devem ser eleitores deste nível que elegem os (em minúsculo como merecem) ,cunhas, calheiros ,malufs ,collors e muitos outros ao invés de servirem a seu maravilhoso país e povo ,na verdade só se servem dele para seus benefícios pessoais mesmo que isto resulte em destruir o país financeiramente e condene a camada mais humilde da população a fome e suplícios e humilhações .

    • Boa… qq bom piloto teria feito o que o Rossi fez.

      Quero ver quem vai mencionar que depois que o Rossi alcançou a 4ª colocação perdeu mais 6 segundos em relação aos pontas até o fim da race.

      • E vocês mencionaram que os pneus do Rossi se desgastaram e, por isso, ele não pôde se aproximar das outras três motos que correram sem fazer força nenhuma??

        #apoinferno!!!

      • Q parada doida é essa?
        O Rossi passou de rodo as últimas motos, e as que ele passou em corrida os caras abriram ou erraram ou foram sucumbidos pela velocidade da Yamaha.
        Provavelmente o Rossi tinha pneus até melhores do que o Lorenzo e o MM pois apesar do MM não tentar ultrapassar, eles ficaram sempre muito perto e sempre esfregando muito os pneus nas entradas das curvas.
        Só não enxerga quem não quer.

  • Pra mim Rossi tinha tudo pra ser o campeão até chegar a etapa da Malásia, Marquez foi FDP mas a culpa de ter enfiado ele na história foi toda do Rossi, não creio que na Austrália houve ajuda do Marquez ao Lorenzo. Depois daquela coletiva, tudo que ocorreu foi consequência, claro que ia dar merda, até pela Honda estar melhor que a Yamaha nessa perna final do campeonato. Uma pena olhando para a regularidade que Rossi apresentou na temporada, 15 pódios em 18 etapas, sensacional.
    Curioso para como vai ser a MotoGP ano que vêm, duvido que a relação de forças mude, vai continuar sendo Yamaha x Honda, mas com eletrônica padronizada e principalmente os novos pneus, só quero ver quem vai conseguir se adaptar mais rapidamente

    • Houve Ajuda sim Claudio, é só prestar atenção tudo que o Rossi falou, aconteceu!! Os compatriotas se juntaram!! Mas o Mundo da voltas!! Muitas voltas e rápido!! Veremos amanhã o que acontece!!

      • Muito estanho esses comentários de que os compatriotas se juntaram.

        Todo ano é a mesma coisa no campeonato Brasileiro, as pessoas torcem pro time rival pra ver outro rival(maior ainda) cair de divisão.

        E aí vem aki dizer que é feio um Espanhol ajudar outro Espanhol a vencer. Espanhol ajudando Italiano. Vascaino ajudando o Flamengo.

        Brasileiros e suas mentalidades antagônicas.

      • E daí que os caras se ajudaram?!
        Isso ta na cara, não digo das últimas corridas, não vi a corrida toda da Austrália, mas vi as duas últimas e o MM só ajudou agora na última ao não tentar ultrapassar.
        E qtos times de futebol já empataram ou até perderam pra ver um rival se lascar?!
        Os próprios torcedores pedem isso nas arquibancadas qdo há a possibilidade.
        Vem de onda não… quem vaiou o JL e o MM no podium foi a torcida do VR.
        Espanhóis campeões do mundo, 3 pilotos espanhóis no podium eles vaiariam!?
        Ahhh pára ow

      • Só para pontuar o Cristiano, nos comentários mais abaixo, entendeu o que falávamos:

        “Cristiano
        10 de novembro de 2015 às 10:25

        MAY,

        vlw pelo esclarecimento, eu vi a corrida toda da Malásia, mas não reparei que o MM tava fazendo isso de ficar atrasando o VR, agora entendo a palhaçada de punir só VR.
        Só tenho a dizer uma coisa… “que buro dá zero pra ele”… kkkk… Afinal de contas ficar na frente seria mais inteligente do que ter o VR em 3º.
        VR tem toda a razão de ficar puto.
        VR não tem toda a razão de chutar.”

        E é bem isso, Rossi tinha que ficar puto mesmo em ser o único a ser punido. O que o Marquez fez em Sepang foi absurdo!!!

    • Ooooopa mas deve ter gostado do título da F1 em 90 hein… aquele acidente a mais de 250km/h hein… saída reta direto no guard rail… boa!

  • Fico triste com Fim e Dorna saíram enfraquecidas do episódio, mas feliz por VR46 o cara é gênio!!! Tive a honra e privilégio de ver correndo em Jacarepaguá quando foi campeão das 250cc, minha primeira e única corrida ao vivo!!! Forte abraço Mattar!

  • Concordo contigo Rodrigo Mattar….foi maravilhoso ver o MM ser vaiado dentro de “casa”….justamente ele que tanto fez por um título da Espanha na Espanha….algo aliás que ainda não foi dito ou falado…tem a questão da mídia espanhola….o cara fez o que fez pra ficar por cima em sua terra natal, de chamar para si todos ou quase todos os holofotes da imprensa espanhola….
    O domingo foi de VR46 sim….mostrou que tem garra, fôlego e coragem para enfrentar toda a armada espanhola. Repito: Alonso(F1)Lorenzo e Márquez consideram-se os únicos e mais deliciosos “biscoitos do pacote”….
    Parabéns Lorenzo….foi o que mais venceu em 2015….sempre rápido e competente, mas foi beneficiado sim por mais uma “balestrada” no esporte a motor.
    Salve Valentino Rossi…o piloto a ser batido mais uma vez na temporada de 2016!
    Ótimo texto Rodrigo Mattar!

  • Na minha opinião, essa foi uma briga em que ninguém tinha razão. Aliás, coisa comum nos esportes a motor, já vimos várias…

    Nenhum dos envolvidos é santo nem herói. Todos cometeram erros graves, em algum momento das últimas provas. Grandes pilotos, mas como pessoas…. Uns babacas. Todos eles.

    Sinceramente não torci para nenhum deles nessa final. Acho que quem saiu perdendo foi o esporte. E nessas duas últimas provas, de saco cheio das palhaçadas que via na tv, mudei de canal, nem vi o final.

  • Sempre que falarem no título do Lorenzo, sempre que falarem da MotoGP de 2015, o nome de Valentino será o protagonista. Os espanhóis prepararam a festa, mas quem cortou o bolo foi o italiano que agora dá várias voltas de vantagem no quesito carisma. Na elite da motovelocidade, Pedrosa, Marquez e Lorenzo nunca serão.

  • Texto bacana e pra mim descreveu muito bem o ocorrido.
    Mas também fiquei com a impressão que o ataque do Pedrosa, na verdade, só ajudou ainda mais o Lorenzo.
    Ouvi dizer que a Repsol ameaçou largar a categoria, caso a punição a Rossi fosse retirada.
    Ou seja: Um campeonato sensacional manchado em seu final por interesses maiores que o próprio esporte.

  • Rodrigo,

    Eu acompanhei a corrida e não torci pelo Valentino Rossi, para que fizesse muito mais e chegasse ao título.

    Apesar de tudo o que se disse e fez após o GP da Malásia, não mudo minha opinião. Se Márquez tivesse caído durante um “esfrega” dos dois na trajetória normal da corrida Malaia, tudo bem, azar do Márquez e palmas para Rossi – o que, aliás, foi o ocorreu na Argentina este ano.

    Um piloto com a experiência, talento e história de Valentino Rossi não poderia ter procurado deliberadamente Márquez, alterado a trajetória natural da curva, jogado ele para fora e derrubado.

    Enfim, não estou aqui defendendo este ou aquele piloto. Observei os fatos que se desenvolveram na pista, e lamento – profundamente – que um campeonato que vinha sendo o melhor do ano no esporte a motor, tenha tido o desfecho que teve. Nós, espectadores e fãs, não merecíamos isso.

    É engraçado que Valentino Rossi que nada fez para auxiliar Lorenzo, companheiro de equipe, em passado recente, queira que pilotos de equipes rivais façam algum esforço para que ele fosse campeão.

    Para finalizar, Lorenzo mereceu sim o título (embora um título obtido num campeonato manchado pelo ocorrido na Malásia). Fez a pole quebrando o recorde da pista, e manteve a dianteira de ponta a ponta. Ganhou 7 vezes no ano sendo quase sempre mais rápido que Rossi (este mais constante) ao longo das corridas na temporada.

  • Desde que começou essa polêmica eu tenho me perguntado, qual a regra desrespeitada pelo Marques? O Rossi foi punido porque infringiu a regra.

  • Rodrigo matéria maravilhosa!! Parabéns e foi exatamente isso mesmo! Apesar de, desde o começo eu concordar com Rossi pois já na corrida da Austrália, achei muito estranha a conduta do MM93!! O restante todos viram!! As imagens e Atitudes falam por si!! Grande Abraço Rodrigo Mattar

    • A seita de adeptos do VL46 deve contemplar só idiotas.
      Não consigo entender como, ultrapassando Lorenzo na última volta e vencendo a corrida MM93 estava ajudando o espanhol e prejudicando o italiano.

  • Aceita que dói menos. O Rossi como campeão que é só não teve a chance de disputar a última corrida com reais chances de vitória pq venceu menos e pq derrubou o MM.

    Texto de fã boy.

    • E qual o problema em ser “fã boy” do Valentino?

      E daí se ele venceu menos corridas? O Keke Rosberg foi campeão de F1 em 1982 ganhando UMA etapa apenas.

      Ganhar mais não significa ter chances reais de título se o seu adversário era constante. O Rossi foi. Perdeu o título por uma canetada da FIM. Se você acha que esporte tem que ser assim, então reveja seus conceitos.

      • O problema de ser fã boy é se cegar a ver a verdade.

        A única caneta que teve foi a perna do Rossi derrubando o Marquez.

      • Cegar a ver a verdade? Me poupe, rapaz. Os dois têm culpa. Márquez não é propriamente o bonzinho dessa história toda.

      • Eu acho engraçado, as pessoas enfiam o ferro no Nico Rosberg pq o cara não enfrenta o Hamilton, nas divididas de curva ele sempre abre pro Ham e quando o MM não larga do pé do Rossi na Malásia todo mundo acha que ele não deveria ter feito, ainda pq não disputava o campeonato.
        Pelo que eu me lembro o Lorenzo passou de passagem o MM, já o Rossi não conseguiu se desvencilhar do MM.
        Aí vem a turma do amigo VR e diz que o MM devia tê-lo deixado ir embora…
        Ahhh pára ooow.

      • Cristiano, acho que ninguém criticou o Marquez por disputar posição com o Rossi.
        O que o Rossi reclamou e as imagens mostraram ( e até onde sei a telemetria também) é que o Marquez tinha moto para passar e ir embora mas ao invés disso, passava e ficava segurando o Rossi.
        Na Malasia a agressividade dele foi absurda (vc viu todas as 7 voltas?) ele se jogou para cima do Rossi no mínimo umas 3 vezes, com a clara intenção de tudo ou nada, até que o Rossi perdeu a cabeça e deu o troco. Aí o Marquez foi chorar. (coisa de menino mesmo).
        Lorenzo merece o titulo (pelo que pilota), mas não precisava ganhar assim.

      • MAY,

        vlw pelo esclarecimento, eu vi a corrida toda da Malásia, mas não reparei que o MM tava fazendo isso de ficar atrasando o VR, agora entendo a palhaçada de punir só VR.
        Só tenho a dizer uma coisa… “que buro dá zero pra ele”… kkkk… Afinal de contas ficar na frente seria mais inteligente do que ter o VR em 3º.
        VR tem toda a razão de ficar puto.
        VR não tem toda a razão de chutar.

        Mas vamos aos fatos, o VR ia perder esse título, se o MM fosse punido de sair em último ele ia passar o VR, o VR era o mais lento dos 4.
        E mesmo que o MM fosse punido provavelmente não teria sido o mesmo peso que o VR, chutar é mais feio do que segurar.

    • Estamos todos falando mas quero lembrar de algo que o Rodrigo Mattar se esqueceu….além de todas essa porquice que o proprio Rossi quem arrumou desde o momento que abriu a boca em Sepang pra falar (dor de cotovelo??) que o MM teria prejudicado ele e ajudado o Lorenzo. em Phillip Island (como?? Se o cara deu um passão no Lorenzo na penultima curva da ultima volta??). O ponto é o seguinte:

      Quando o B.Senna segurou o Buemi para o Piquet Jr ser campeão na F-E ninguem aqui reclamou né?? Pois é, é isso quando se sao conterraneo há essa questão…todos se ajudam mesmo e fim de papo…se fossem italianos contra um espanhol seria do mesmo jeito…entao parem de chorar e encaremos que isso é uma competição, onde se ganha e se perde. Apenas isso.

    • A questão principal é que apenas o Rossi foi penalizado, quando Marquez (a “putinha do Lorenzo’!!!) também merecia sofrer uma penalização.

      • Em Sepang, por jogar o Rossi para fora do traçado, alongando curvas, fechando a porta de forma mais do que agressiva, segurando o Rossi, em clara demonstração de que estava ajudando o Lorenzo.

        Rossi só “chutou” a putinha do Lorenzo depois de muitas provocações…

        Vc assistiu toda a corrida em Sepang ou viu apenas o “chute” do Rossi???

  • Acho que o Rossi perdeu o campeonato(e isso tuitei ontem durante a prova),na etapa em que chovia e ele era líder absoluto,Marc era 3 e o lorenzo havia caído abandonando a prova.Ai achei o grande erro do Doutor,pois a chuva já havia cessado e a maioria dos pilotos já estavam trocando suas motos, inclusive o Marc,dando uma vantagem maior ao Rossi,naquele momento,o que o levou a acreditar que não precisaria trocar sua moto, e ele não o fez.E ae foi seu erro, pq sua moto já não rendia mais, e o Marc já estava tirando mais de 4 segundos por volta,e não demorou muito para que assumisse a liderança, e o Doutor chegando em 3 e perdendo a grande chance de abrir uma grande vantagem,que daria o titulo de 2015 a ele.

  • Tudo aconteceu dentro do previsto:

    1 – Rossi já havia perdido o título na Malásia, após uma manobra infeliz do italiano.
    Pergunta: Precisava fazer aquilo?
    Resposta: ABSOLUTAMENTE QUE NÃO.
    Por que: Faltavam 14 voltas e a moto do Márquez estava totalmente desequilibrada nas entradas das curvas e nas retomadas. Com isso, o Márquez estava desgastando os pneus e iria perder o rendimento.
    Ao contrário do Rossi, a sua moto estava funcionando muito bem, mas, o italiano entrou no jogo do Márquez e acabou colocando a perder o título que tinha tudo para se concretizar no GP de Valência.

    2 – O Márquez depois que ficou fora da luta pelo campeonato, DELIBERADAMENTE… repito…. D E L I B E R A D A M E N T E…. começou a investir contra o Rossi, numa postura clara de atrapalhar o Rossi na briga pelo título. Isso é fato.
    O motivo: Ninguém saberá e ele nunca… repito… N U N C A irá assumir.

    3 – A situação da Malásia é recorrente?
    Resposta: Sim.
    Por que: Por duas vezes o Márquez já se envolveu, somente com o Rossi, nesse tipo de situação.
    Pergunta: Será que é coincidência?
    Resposta: Fiquem à vontade para responder.

    4 – O Márquez comboiou o Lorenzo no GP de Valência?
    Resposta: Somente um cego e uma pessoa com total debilidade mental, para não afirmar que o Márquez não quis ultrapassar o Lorenzo.
    Prova disso: O Pedroza chegou nos dois, ultrapassou o Márquez e, foi ai o momento mais vergonhoso….. o Márquez, claramente atrapalhou o Pedroza (quem tiver a oportunidade de assistir novamente o momento em que o Pedroza ultrapassa o Márquez, vai poder comprovar), impedindo-o de investir contra o Lorenzo.
    Pergunta que não quer se calar: Por que o Márquez, ao ser ultrapassado pelo Pedroza, brigou pela posição e não fez a mesma coisa com o Lorenzo?

    5 – O Lorenzo tem culpa nessa história?
    Resposta: Absolutamente NÃO.

    6 – Ele merecia ser campeão dessa forma?
    Resposta: NÃO. O Lorenzo não merecia ser campeão recebendo uma ajuda tão vergonhosa e clara de um piloto concorrente.

    7 – As vaias para o Márquez foram merecidas?
    Resposta: Sim. Ser vaiado dentro da sua própria “casa” por seus compatriotas, que esperavam uma vitória clara como a situação mostrava, e ver o piloto simplesmente comboiando o líder, será que não merecia as vaias?

    8 – Afinal, quem é o culpado nessa história toda?
    Resposta: Valentino Rossi.
    Por que? Não deveria ter feito o que fez na Malásia. Ele não precisava fazer aquilo. Naquele infeliz momento, ele entregou o título ao Lorenzo.

    9 – Quem sai manchado dessa história toda?
    Resposta:
    1º – Marc Márquez = Mostrou ser uma profissional de baixo nível e com uma postura execrável, que não é digna de um piloto da categoria top do motociclismo.
    2º – Valentino Rossi = Pelo que fez na Malásia, pois, não é o que se espera de um piloto com o seu talento, sucesso e experiência.
    3º – A organização da Moto GP = Deveria já ter interferido quando o Márquez começou a demonstrar sua postura de atrapalhar o Rossi, quando ficou fora da disputa. Todo mundo já havia notado e comentado sobre isso, mas, a organização não fez absolutamente nada para evitar que o campeonato tivesse um desfecho tão vergonhoso e lamentável.

    10 – Quem perde com tudo isso?
    Resposta – A categoria, a Honda e o Márquez.

    • Lothar seus comentários são perfeitos, principalmente Marques, perdeu muito, o fãs do Valentino, estavam começando a gostar dele, Agora ele vai ser hostilizado.

  • Gostei da matéria, no entanto, como já dito por alguns colegas aqui, o VR46 é ídolo, carisma enorme mas perdeu a cabeça em Sepang e teve culpa sim. O MM93 também deveria ter sido punido mas com relação à tese de ajuda à JL99 não vejo muito sentido. Lonrenzo é um excelente piloto e, embora eu e talvez muitos, não simpatizemos muito com ele, temos que admitir que o cara manda bem.

  • Essas reportagens tendenciosas… aaaai ai.

    Não li na reportagem que depois que o Rossi alcançou a 4ª colocação perdeu 6 segundos em relação aos 3 primeiros, de 11 terminou a corrida com 17 segundos de desvantagem, e depois de ter não ultrapassado na pista, mas sim ter tido a porta aberta por vários competidores.

    Rossi é mágico, mas o mito está sendo mais enaltecido do que o mal caratismo em chutar um adversário. Apologia à maldade.

      • André,

        quem chutou na Malásia?

        Segurar não teria o mesmo peso de um chute.
        MM tbm deveria ter sido punido, mas não teria a mesma punição.

      • Como não teria o mesmo peso???

        Foram voltas e mais voltas com a putinha fazendo tudo para manter o Rossi atrás, deixando o Lorenzo abrir…

        Vc viu a corrida toda???

        Em caso negativo, procure na internet pois tem um resumo de tudo o que ocorreu entre o Rossi e a “putinha do Lorenzo”…

  • sou fã do Rossi mas até então estava achando ira demais por parte dele a tal teoria da conspiração mas, qdo comecei a ver o qto Marquez andava no ritmo do Lorenzo e nas voltas finais estavam tão lentos que o Pedrosa chegou mto fácil em ambos e, para meu espanto o Marquez acelerou para não deixá lo pressionar Lorenzo, aquilo foi demais. Lorenzo não precisava disto é um puta piloto e só serviu pra manchar seu título. Marquez, este sim queimou e muito sua imagem e por incrível que pareça, quem saiu mais ídolo do que nunca foi Rossi, até quem não curte MGP amanheceu falando nele…enfim, campeões são campeões, e lendas são lendas.

  • Infelizmente há uma cegueira geral com relação a Rossi.

    Para mim ele derrubou o Marquez na Argentina e na Malasia, e esse ultimo golpe sujo que o fez perder o titulo.

    Marquez realmente esteve jogando como escudeiro de Lorenzo nas ultimas corridas, mas o Rossi esteve longe de ser o piloto mais decente durante todo esse ano.

    • Nem me fale, são piores que eleitor do pt! Rossi não esta acima do bem e do mal gente, ele errou e feio em 2 etapas! Se tivesse sido punido já na argentina, nada disso teria acontecido! Mas os fãs do “dr” (metade nunca assistiu uma corrida de motogp) acharam o máximo ele derrubar o marquez e a dorna deixou barato, ai deu no que deu! Rossi sempre foi um piloto sujo e desleal, quem assiste mesmo sabe, e o que recebeu agora foi somente fruto do que plantou, tanto na carreira como agora na malasia! Se fosse ao contrario, pode ter certeza que a italianada ia segurar a corrida também ou vocês são tão ingênuos assim e acham que não? Já abriram passagem na corrida pra ele (engraçado que isso pode né? 2 pesos 2 medidas). E o pior é ele usar de sua popularidade pra chorar na mídia e ficar achando desculpa pra perda do titulo, que sentiu que ia perder la em phillip island. Repito, comeu do próprio veneno, os espanhóis estão errados sim, mas rossi não é santo e teve o que pediu! Pede pra ele explicar porque anda tomando meio segundo do pedrosa, mm e lorenzo? Quem é o culpado dai?
      O pior é aguentar esse povo do futebór que nunca viu uma corrida de motogp, vim dar palpite em algo que é tão complexo pra cabeça deles! Tomara que o “dr” se aposente ano que vem de uma vez, ai teremos paz no mundial.

  • Parabéns Mattar, por assumir sua mudança de opinião.
    Minha admiração por você, sempre em alta, ganha mais alguns degraus.
    Abrax !!!

  • Parabéns, Rodrigo Mattar. Eu havia discordado do seu posicionamento anterior publicado no GP, comentei sobre isso, mas sempre o respeitando.
    Eu penso que a Honda deve ter uma profunda magoa com VR46, pois só assim para acreditar no que vi – acusando o piloto italiano na Malásia e defendendo o seu, que prejudicou e interferiu no campeonato. Uma montadora que teve o grande Eddie Lawson e os australianos Eddie Gardner, Michael Doohan e Casey Stoner não pode compactuar com isso.

  • Boa tarde Rodrigo, tem gente que ainda acha que o Rossi chutou e derrubou uma moto de cento e poucos quilos sem contar o espanhol em cima dela! Se for assim, acho que ele deveria partir pro MMA, ia por no chinelo o chute do Belfort no Henderson!
    O Rossi errou ao tirar perder a cabeça na Malasia, ali perdeu o caneco, mas não chutou ninguém. Ontem vimos somente o teatro das Honda em captura ao Lorenzo. Falta uma terceira força para a briga, infelizmente Ducati e Suzuki não chegam junto. Abraço.

    • Não é preciso achar, a telemetria da honda diz isso! E o pior é ler ” tem gente que ainda acha que o Rossi chutou e derrubou uma moto de cento e poucos quilos sem contar o espanhol em cima dela!” – Parece piada ler isso, você acha mesmo que ele não derrubou? As imagens precisam ser um pouco mais claras? E o lula tb não sabia de nada? Volta pro futebór, por favor

  • Pois é, a perda de título do Rossi, mostrou que mesmo perdendo, pode ter coração, competitivo, competente e ter a hombridade de tentar, coisa que o Marquez deixou de ser, assim que não tinha mais chance ao título e por pirraça resolveu atrapalhar o Rossi e facilitar para o Lorenzo.

    Será difícil a Yamaha dar as mesmas condições para o Rossi e Lorenzo em 2016, mas torceremos para que o campeonato seja disputado, menos polêmico, mas com a mesma emoção.

  • Assisti apenas aos momentos finais e para mim bastou…ficou claro: A diferença entre o Doutor e a “dupla” espanhola Lorenzo/Marquez é que o Doutor é ídolo absoluto das arquibancadas…Marquez poderia vir a ser, mas depois deste episódio…e Lorenzo, mesmo que ganhe 20 títulos, jamais será!!!

  • Coisas que eu penso:
    Márquez pilota no extremo. Sempre. Isso, faz dele mais passageiro da agonia. Em outras etapas, acompanhei ele levando cutucadas do Rossi em disputas na pista. Roisi até venceu uma etapa assim. Acho que Rossi não deveria ter agido da maneira que agiu. Como verdadeiro campeão e mais experiente. Havia metralhado o moleque anteriormente. Falar daqui, friamente, é fácil. Mas ter culhão na hora de agir à mais de 300 por hora é outra. Atitudes impensadas. Palavras inflamadas. Campeonato acirrado. A melhor moto venceu. Vamos esperar por um 2016 ainda mais emocionante.

  • Caro Rodrigo, sou um fã de seu trabalho, mas n acho q Rossi saiu por cima. Estou com Fausto Macieira nesse ponto. Manchou a carreira botando MM93 pra fora da pista depois de fantasiar uma situação. Depois disso ainda queria q o prodígio o ajudasse? VR46 está velho e chorão. E com a moto q tinha e a ajuda q teve chegar em quarto n foi nada espetacular. VR46 se perdeu em sepang e arruinou sua última chance. Agora resta chorar como criança mimada.

    • Pra todos que estão descendo o pai no Doutor pela conduta dele, vale lembrar que a teoria da conspiração não foi fruto da imaginação dele não. Numa entrevista recente que ele deu à imprensa, ele citou que o Marc Márquez, que eu admirava muito até então, estaria irritado com ele sim e queria se vingar, pois achava que o Doutor tinha sido responsável pela sua queda na Argentina, e também por não aceitar a derrota em Assen, quando ele tentou a ultrapassagem na última curva e que o Rossi foi declarado vencedor (coisa que ele não tentou em momento alguma em Valência).
      Como Rossi chegou a essa conclusão?
      Simples: quem fez essa revelação ao Doutor, foi um tal de “Emílio Alzamora”. Alguém sabe de quem se trata?
      Se não sabem, é só o chefe de equipe do Márquez…. quer fonte mais segura que essa?

      • MM93 nunca foi bonzinho e nem será. Assim como VR46, que com seu marketing o transforma em santo. VR46 com raiva de Sete Gibernau acabou com sua carreira; em 2008, com medo do novato Lorenzo, vetou os pneus bridgestones para ele e dividiu os boxes da yamaha para o novato não ter acesso algum a dados de telemetria; em motegi 2010, Rossi não tinha chances de título e se envolveu em briga acirrada com Lorenzo com o intuito de prejudicá-lo na corrida; concordo com Márquez quanto ao GP de Assen, em que Rossi nem tentou fazer a chicane pra vencer a corrida. Enfim, Rossi nunca foi o anjo pintado pela imprensa, já prejudicou bastante a vida de seus concorrentes e até companheiros quando não tinha chances de título e de maneira ridícula alimentou uma situação que NÃO EXISTIU em Phillip Island. Quem viu a corrida sabe disso. E, se assim tivesse ocorrido, MM93 não teria passado Lorenzo na última volta. Agora, depois de falar um monte de asneiras em sepang e atirar pra todo lado, acusando todo mundo de complô contra o coitadinho, ele queria o que de Márquez? Qualquer um teria feito o mesmo. A questão é que desde que a geração de Casey Stoner e Lorenzo chegou na classe rainha, o reinado de Rossi acabou e ele não admite isso. Hoje ele não tem a velocidade para acompanhar a garotada e depende de artifícios e de sua experiência. Enfim, Rossi foi refém de sua própria estupidez. Se tivesse ficado calado e sido quarto colocado em Sepang, talvez tivesse tido chance.

  • Pô Rodrigo Mattar, discordo de vc. Assisti a prova e torci muito por Lorenzo. A atitude de Rossi em Sepang foi imoral. Ele é dado a este tipo de coisa, já fez coisas semelhantes, e essa foi o grande descontrole – ala Shumacher.
    Além disso, do que Rossi reclama?! Marquez passou Lorenzo a 3 curvas do fim da prova da Austrália. Também o nível de agressividade de Marquez e Rossi em Sepang, não é novidade na motogp, qualquer tentativa de medição se foi um pouco a mais, é ir nos “miligramas”, o que desculpe, soa infantil.
    E a atitude de Marquez na prova foi premeditada? Andar na rabeta do Lorenzo durante 30 voltas, exigindo 100% de concentração do cara que sabia que precisava está ali para ser campeão, não é uma forma muito perfeita de ajudar. Vlw.

  • Interessante, quando Rossi derrubou Gibernau em Jerez, o Gibernau foi considerado o chorão, quando Rossi foi extremamente agressivo com Stoner em Laguna Seca, o Stoner eh que foi um chorão, quando Marquez e Rossi se esbarraram este ano na Argentina e na Holanda, sempre o Marquez era o chorão por reclamar. Agora acontece o que vimos na Austrália, na Malasia e ontem e o chorão claramente é Rossi e os jornalistas bem isentos, inclusive o Sr. Rodrgio, culpam todo mundo menos o Rossi, o tratam como o maior injustiçado de todos os tempos, só pq ele eh carismático, vai entender…

  • Copiei isso do Blog Tacape do Titus e concordo 100%:
    Oito fatos que TODOS os fãs de Rossi fazem questão de esquecer:
    1- Lorenzo teve 7 vitórias, 3 a mais que Rossi. E teve todas LIMPAMENTE, sem jogar ninguém para fora da pista, nem cortando gincanas.
    2- Se o título foi “amoral” é por culpa do próprio Rossi, afinal se ele não tivesse jogado a moto para cima do Marquez, isso sim uma atitude Imoral, Rossi não teria sido punido.
    3- Caso Rossi não derrubasse o Marquez, poderia chegar em quarto, ter uma vantagem menor na última prova e perderia o título assim mesmo.
    4- Lorenzo, por conta de um acidente menos “intencional” que o do Rossi com Marquez, foi punido com bandeira preta e suspensão por uma corrida. E ninguém disse que aquele campeonato foi “amoral”. O Lorenzo pode ser punido em excesso, mas o Rossi sequer pode ser punido. É isso mesmo?
    5- Lorenzo pilota limpamente, se é “frio e arrogante” como querem alguns (e eu não acho), isso é problema dele e não da MotoGP, mas jogar a moto para cima de outro piloto, como Rossi fez, é sim problema da MotoGP.
    6- Se Marquez é um piloto “sujo” e para mim o é, Lorenzo nada tem a ver com isso,
    7- O fato de ser carismático, simpático, ou o que seja, não dá o direito ao Rossi de se portar de forma SUJA e ANTIDESPORTIVA (como foi na Malásia) arriscando a integridade física de oponentes.
    8- E por fim, ser fã tem uma distância muito grande de ser FANático e cegar-se diante de sujeiras que um eventual ídolo pode praticar.

  • Amoral??? Foi o Lorenzo que derrubou o Marquez no chute na Malásia?

    Além de que Rossi não fez 21 ultrapassagens em 13 voltas. Passeou entre tantas portas abertas que deixaram para ele. Até empacar no quarto lugar.

  • Rodrigo mattar, se o MM tivesse sido punido como você tanto queria, e o lorenzo vencesse, Rossi em 3 continuaria perdendo o titulo. Por favor você tem muitos anos de automobilismo e outros ismos, não deixe se levar por esse teatro do Rossi, ele não esta acima do bem e do mau, e errou sim e muito nessa temporada. O que ele fez pro marc marquez na argentina é de um mau caratismo sem tamanho, e apenas comeu do próprio veneno! Temporada terminada, venceu o mais rápido e não o mais “esperto”. Abraços

  • Rossi que nunca foi tão rápido (tanto que já foi superado em poles) achou que mais uma vez ia usar de joguinhos psicológicos e falcatruas (como jogar Stoner fora da linha rápida a corrida toda em laguna 2008) pra vencer! Pra mim, mesmo não sendo o maior fã de lorenzo, venceu o melhor e mais rápido. O resto é xoro de perdedor e mau perdedor! Usar a imprensa pra dizer que é campeão moral, que tiraram o titulo dele, usar de sua popularidade pra convencer vários “loucos” que não derrubou marquez na malasya (sendo que as imagens são claras) é de uma sem vergonhisse típica de valentino rossi que vai ter o final de carreira que merece. Piloto de verdade pensa em ser rápido, já valentino….

  • Engraçado… quando a McLaren de Hakkinen e Coulthard combinou com a Williams de Villeneuve um pacto para o canadense vencer Schumacher em Jerez 97, ninguém se escandalizou…
    Legal, mesmo, é um piloto dar pernada no outro pra ele cair, jogar o carro em cima do outro e bater, muito bom mesmo…

  • A bem da verdade, isso tudo foi uma bela promoção da motogp….muito similar a senna vs prost em 89…polemica, viloes e heroi…valentino nao ganhou, mas foi alçado de vez a mito do esporte…tem derrotas que valem mais que vitorias….todo o sal que falta na atual f1

  • Fica claro que a moral do escriba é similar àquela dos comissários torcedores da Malásia. Que deixaram de desclassificar Rossi numa decisão levemente favorável ao italiano.

    Tão difícil de aceitar que o melhor piloto dos últimos 20 anos já foi superado? Que o tempo passa e que já fazem 06 anos do último campeonato do Valentino?

  • Olha Rodrigo, com respeito a seu blog e espaço..faço o favor de responder ao Cristiano brocha aí de cima e outros babacas torcedores de Lorenzo e meus tb.. o Rossi me nocauteou duas vezes no ano..me deixou no chão.. não vou esquecer isso nunca…e nem vcs.. então até aqui o choro para vcs é livre!!!!. Lorenzo fez por merecer tanto quanto Valentino fez o ano todo. Se acham que não..lembrem de corridas onde o velho mais lento ganhou..tipo Catar?? Lorenzo where??? Marquez where???..ou então Argentina (1° nocaute..kkk) onde estava Lorenzo mesmo o fodástico super veloster..??? tá bom então vamos para Assen… nem lembro do Lorenzo na corrida..e o Márquez quis jogar duro,,,e se deu mal…Rossi na cabeça denovo.. vamos a Silverstone…e aí??? lembram de algum Lorenzo???? e do Marquez??..a também não… tudo bem vamos para Misano…Lorenzo novamente caiu sozinho.. sozinho..depois de jogar xadrez com rossi e sair da disputa dos pneus de chuva em pista seca.. boboca.. não teve decisão para trocar pneus e se ferrou então..lembrem..os dois Rossi e Lorenzo fizeram por merecer… Lorenzo foi mais veloz na parte final da temporada. levou fácil fácil cinco corridas seguidas por mérito total… fez por merecer…
    Marquez não esquece mais os dois nocautes.. nunca mais..nem ele e nem os “fans boys” deles… vão poder contar até para os netos..nem mesmo vão esquecer as vaias na Espanha… e pode ter certeza que se não mudar de comportamento..logo vai tomar do Pedrosa mesmo..
    Rossi…aquele com 9 títulos mundiais…. enquanto os “outros” não ganharem 10..deixem o “velho” se divertir.. e façam seus campeonatos..
    Lorenzo.. depois da prova estava agradecendo a esquadra espanhola pela conquista do “nosso” título… nada demais..visto que isso todos já sabiam..desde a Austrália….

  • Rodrigo,

    Concordo com absolutamente tudo que você disse. Por outro lado, foi legal sentir o gosto das rivalidades de outros tempos aflorarem para a corrida de Valência, uma pena que por causa disso a corrida foi uma marmelada só.

    Ouso afirmar que, se o Alex Barros estivesse na ativa, a nossa “Emissora Rainha” trocava a F1 pela MotoGP no ato!

    abraço!