Definidos os participantes do Rookie Test do WEC

Mitch Evans
O neozelandês Mitch Evans é um dos pilotos confirmados para o Rookie Test do FIA WEC; ele vai guiar o Porsche 919 Hybrid junto ao colombiano Juan Pablo Montoya

RIO DE JANEIRO – O Rookie Test do Mundial de Endurance, programado para o domingo após o encerramento do FIA WEC no próximo sábado em Sakhir, no Bahrein, vai contar com um total de 28 pilotos distribuídos em onze carros – bem menos do que o esperado pelos organizadores do certame. Muitas escuderias mudaram os planos de última hora – principalmente alguns times de LMP2 e das divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Mas há diversas boas atrações e muitas caras novas a bordo dos carros confirmados para o teste.

A Porsche, como já se sabe, vai ter a presença do colombiano Juan Pablo Montoya a bordo de um dos 919 Hybrid da marca de Weissach, ao lado do neozelandês Mitch Evans. A Audi oferece uma chance ao neozelandês Richie Stanaway para conhecer o seu R18 e-tron quattro e a Toyota, por sua vez, escalou mais uma jovem promessa: Alex Lynn, que defende a Dams na GP2 Series, vai trabalhar ao lado do britânico Sam Bird, que defende a G-Drive Racing na divisão LMP2 e também a Virgin Racing na Fórmula E.

A única equipe da LMP1 sem pilotos escalados para o teste de novatos é a ByKolles Racing, que confirmou sua participação nos treinos barenitas. Já na LMP2, serão três equipes com três carros diferentes e cinco caras novas: Matt Rao vai andar no Alpine A450b Nissan da Signatech-Alpine, num teste que será observado pelo piloto titular Paul-Loup Chatin. A Strakka Racing convidou o cipriota Tio Ellinas, que defendeu a escuderia na World Series by Renault este ano e o britânico Lewis Williamson, vencedor do prestigioso prêmio McLaren Autosport Young Driver of The Year, em 2010.

Presente nas 6h do Bahrein com seu BR01 Nissan, a AF Racing também oferece chance para dois pilotos latinos: o mexicano Memo Rojas, vencedor das 24h de Daytona em três oportunidades, além do colombiano Julián Leal, assinando como Julián Leal Covelli, que estava até há pouco tempo atrás como uma espécie de móveis e utensílios da GP2 Series.

Porsche e Aston Martin serão os únicos construtores a oferecer oportunidade a novos talentos, com carros das classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Recém-coroado campeão da Porsche Supercup, o austríaco Phillip Eng contará com a valiosa ajuda do compatriota Richard Lietz a bordo do carro #91. Nicky Catsburg, recém-contratado para a disputa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship pela Black Swan Racing, vai treinar no #92 com a assessoria do francês Patrick Pilet.

Na Aston Martin Racing, nada menos que oito novos pilotos serão experimentados – quase todos, aliás, britânicos. Anotem os nomes: Ross Gunn (18 anos) e Jamie Chadwick (17 anos), ambos campeões britânicos na classe GT4; Matt Bell (26 anos); Jody Fannin (22 anos); Devon Modell, que disputou o Blancpain Endurance Series; Daniel Lloyd (23 anos) e Archie Hamilton, que foi visto em algumas corridas do FIA WEC pelo Team SARD Morand. A única exceção em meio a tantos súditos da Rainha Elizabeth é o alemão Fabian Hamprecht, de 20 anos.

Os treinos para os novatos serão abertos por cinco horas – duas de manhã (10h às 12h, hora local no Bahrein) e três na parte da tarde (13 às 16h).

Comentários

  • A Nova Zelândia costuma apresentar pilotos que marcam época nas categorias em que se apresentam ,tomara que surjam novos e promissores representantes como foram ; Bruce McLaren , Denny Hulme ,Chris Amon e outros .Toda sorte a eles e que façam um belo Test Day.