M-Sport muda tudo para 2016

13-mads-ostberg-ford-fiesta-rs-wrc
De volta: Mads Østberg volta à M-Sport após dois anos na Citroën para a próxima temporada do WRC – e com um surpreendente novo companheiro de equipe

RIO DE JANEIRO – Representante oficial da Ford no Mundial de Rali (WRC), a equipe M-Sport dirigida por Malcolm Wilson vem com tudo novo para a próxima temporada da categoria. Na largada da primeira etapa, o clássico Rali de Monte-Carlo, marcado para acontecer entre 22 e 24 de janeiro, nenhum dos titulares do time na última temporada estará a bordo: o galês Elfyn Evans e o estoniano Ött Tanak perderam seus lugares.

Os Ford Fiesta RS WRC do time britânico serão conduzidos por Mads Østberg, piloto norueguês que regressa à escuderia após duas temporadas na Citroën e pela grande surpresa: o francês Eric Camilli, visto neste ano no WRC2 pela equipe Oreca de Hughes de Chaunac, sobe para a turma de cima. Ele foi o 7º colocado na classificação da temporada recém-encerrada, com 67 pontos somados, três pódios e um 11º lugar como melhor resultado na geral – justamente no Rali de Monte-Carlo.

Se a saída de Evans da M-Sport pode ser considerada uma surpresa das mais desagradáveis – principalmente para o piloto – a debandada de Ött Tanak não é das maiores novidades da história. A temporada dele foi tremendamente irregular e cheia de percalços, mas mesmo assim ele volta ao WRC em 2016 junto a Jari Ketomäa na equipe Drive DMACK World Rally Team, com o apoio e o suporte da marca anglo-chinesa de pneus, bem como os carros construídos – ironicamente – pela própria M-Sport.

Até agora, 11 carros estão confirmados para competir “full time” no WRC. A Citroën terá um programa parcial para Kris Meeke e Stéphane Lefevbre, ainda com os DS3 WRC e em caráter não-oficial antes do retorno da montadora em 2017 com o modelo C4 WRC.

Comentários