WEC 2016 – Silly Season, classe LMGTE-PRO

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Nova estrela: o Ford GT estreia no WEC em 2016 para desafiar Aston Martin, Ferrari e, quem sabe, Porsche e Corvette

RIO DE JANEIRO – Continuamos analisando as possibilidades de participantes da temporada 2016 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Agora, vamos para a divisão LMGTE-PRO, a principal categoria para os modelos grã-turismo.

Neste ano, os modelos sofrem alterações substanciais de aerodinâmica e mecânica que devem torná-los mais rápidos do que os atuais e aumentar assim o fosso para a categoria LMGTE-AM, com seus modelos de um ou mais anos de uso, que nas últimas temporadas – de acordo com o BoP da FIA – foram constantemente vistos à frente dos carros da principal categoria em ritmo de classificação.

Mais do que novidades técnicas e a prometida estreia da Ford, a bandeirada final da temporada 2015 no Bahrein marcou o fim do envolvimento da equipe de Olaf Manthey no WEC após três temporadas. A Porsche deve fazer uma parceria pontual com a Proton Competition e assim assegurar sua permanência na divisão, para um envolvimento em 2017 com a nova versão do 911 RSR prometida para aquela temporada – com equipe a ser definida.

Vamos ao panorama de momento:

Aston Martin Racing

A versão do Vantage V8 dentro do novo regulamento já fez seus primeiros testes de pista na Inglaterra e no Bahrein, onde andou com os pneus Dunlop – que deverão ser a grande novidade do construtor britânico para a próxima temporada. O envolvimento da marca deve ser menor em 2016, com a previsão de inscrição de dois carros na divisão principal. Com a provável saída de Stefan Mücke para o programa da Ford no WEC, John Gaw deve promover um remanejamento entre seus pilotos. O brasileiro Fernando Rees deve ficar para sua terceira temporada na AMR.

Previsão: 2 carros

AF Corse

Representante oficiosa da Ferrari no FIA WEC, a equipe de Amato Ferrari vai para a próxima temporada com a novíssima F488 GTB, o primeiro carro grã-turismo de competição construído para representar Maranello em muito tempo a ser dotado de um motor V8 turbo com 3,9 litros de capacidade cúbica. A equipe italiana deve manter os mesmos pilotos da última temporada e alinhar dois carros, como tem sido hábito.

Previsão: 2 carros

Ford Performance Chip Ganassi Racing

Uma das grandes atrações do WEC em 2016 será a estreia do novo Ford GT, carro que será visto não só nos EUA como nas provas do Mundial – e em Le Mans, serão quatro carros, incluindo os dois bólidos inscritos por Chip Ganassi no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. O carro desenvolvido pela Multimatic Motorsports deve ter um belíssimo time de pilotos titulares. Três deles estão praticamente confirmados: Olivier Pla (que deixou a Nissan), Stefan Mücke (ao que tudo indica, deixando também a Aston Martin) e Nicki Thiim. O veterano Andy Priaulx, mais um com larga experiência na BMW, também pode estar a caminho.  Sébastien Bourdais deve reforçar o time em Sarthe, por toda sua grande experiência nas 24h de Le Mans.

Previsão: 2 carros

Porsche/Proton Competition

Com o fim do vínculo do time de Olaf Manthey com a Porsche, a marca de Stuttgart pode correr um sério risco de ficar fora do WEC em 2016, após ser campeã de Construtores e fazer de Richard Lietz o campeão de pilotos na LMGTE-PRO. Mas ao que tudo indica, estão sendo feito tratativas para que a Proton Competition salve os germânicos de se ausentar do campeonato – já que aumentou a pressão dentro do departamento de competições da montadora pela participação da Porsche ao invés de um ano sabático, antes da estreia da nova versão do 911 RSR para 2017, uma vez que a Ford entra metendo o pé na porta no Mundial.

Enquanto o big boss, Dr. Frank-Stefan Walliser, desconversa, cabe lembrar que a Proton Competition não é nenhuma estranha nas relações com Weissach, tendo inclusive representado a Porsche no primeiro WEC em 2012, com Marc Lieb e Richard Lietz, com o status de time oficial de fábrica – e não só isso: a parceria entre a equipe e o construtor germânico já atravessa anos, com o envolvimento na Intercontinental Le Mans Cup e no European Le Mans Series. Uma escolha, a princípio, natural. Mas nada – ainda – está decidido.

Caso a Porsche decida por não disputar a temporada completa, pelo menos haverá a participação nas 24h de Le Mans, com provavelmente dois carros inscritos.

Previsão: 1 carro

SMP Racing

Campeã mundial da classe LMGTE-AM com inteira justiça, a equipe russa SMP Racing pretende inscrever, com o apoio técnico da AF Corse, uma terceira Ferrari F488 GTB para ascender à LMGTE-PRO com Andrea Bertolini e, provavelmente, mais um piloto russo com graduação ouro ou platina. Como a divisão principal da categoria admite de forma eventual pelo menos um piloto com graduação prata, até não será surpresa se Aleksej Basov e Viktor Shaitar subirem também com o time em 2016. Mas se os planos gorarem, sempre existe a possibilidade de permanência na divisão inferior dos Grã-Turismo, com uma Ferrari F458 GTE que andou neste ano.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Corvette Racing/Larbre Competition

Não é segredo que Jack Leconte tem vontade de inscrever dois Corvette C7-R no WEC e receber para 2016 o carro com as atualizações do regulamento técnico que entram em vigor no FIA WEC. Mas o chefão da marca nos EUA, Doug Fehan, sempre vê as atitudes do francês com alguma desconfiança – o chamado pé atrás. Em todo caso, se falharem os planos para a LMGTE-PRO, onde a Larbre Competition representaria a Corvette de forma oficial, o time de Val de Vienne deverá ter dois carros à sua disposição na LMGTE-AM.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Comentários

  • Em minha opinião esta será a classe mais “assediada” em 2016, ao contrário de outros anos onde os protótipos sempre roubavam a maioria das atenções…
    Que venha logo 2016.